Pare de perder clientes! Saiba como fazer promoção em seu restaurante

pare de perder clientes

Donos de restaurante estão acostumados a ouvir um monte de ideias conflitantes e confusas sobre como fazer promoção. O que todos os palpiteiros de plantão não dizem , no entanto, é que o crescimento de um negócio é fruto de um processo orgânico que envolve muita dedicação e empenho.

A seguir, oferecemos algumas ideias que funcionam para auxiliá-lo a atrair mais clientes e consolidar os que já existem. Confira!

Defina seus objetivos

Decidir quem você está tentando alcançar é fundamental. Para não depender de métodos publicitários caros e ineficazes (sem saber para onde apontar, a tendência é que se atire para todos os lados), o ideal é que você defina qual é o seu público-alvo.

Depois de identificar seus clientes ideais, você pode, então, planejar como atingi-los da maneira mais eficiente possível. As redes sociais, por exemplo, permitem que você alcance seus clientes com precisão — especialmente pelo Facebook.

Comunique, interaja e engaje

Responda às preocupações, queixas e elogios dos clientes para mostrar que você está envolvido. Incentive-os a escrever comentários, publicar fotos e compartilhar suas experiências online.

Mostre o seu processo de preparação de alimentos — da escolha de ingredientes até o momento em que a refeição é servida. Esse tipo de comunicação envolve e atrai o interesse dos clientes.

Use incentivos marcantes

Se você anunciar um incentivo, tente agregar valor a seu restaurante mas cuidado para não desvalorizar seu produto! Por exemplo: é uma boa ideia oferecer aperitivo ou sobremesa grátis, mas arriscado dar 50% de desconto por todo o prato.

O cliente não vai gostar de, após o fim da promoção, pagar o preço total por uma refeição que obteve pela metade do preço na última vez em que foi a seu estabelecimento.

No entanto, as promoções do tipo “compre X e leve Y” são subutilizadas nos restaurantes e oferecem uma boa maneira de incentivar os clientes — especialmente aqueles que normalmente comem sozinhos.

Diferencie seu restaurante

Se você der uma olhada nas entregas que uma pizzaria recebe, por exemplo, encontrará ingredientes que são comuns a todas: farinha, ovos, açúcar, sal, especiarias, queijos, enlatados, sucos, refrigerantes. Porém, como você transformará esses ingredientes em uma culinária autêntica e que garanta incríveis experiências a seus clientes, é parte ciência, parte arte e 100% marketing!

Você deve contar uma história para diferenciar seu restaurante dos concorrentes. Isso não significa que a história não seja real, mas o que importa mesmo é que reflita o seu estilo pessoal e o tema do restaurante.

Promova a sua marca

A marca consiste em seu conceito, missão, padrões de serviço, menus sazonais, envolvimento social e quase tudo o que acontece em seu restaurante. E como fazer promoção da marca?

Use cada plataforma tradicional e online que puder para promover sua marca, mas certifique-se de que entrega uma mensagem consistente — ou seja, que sua identidade está presente no logotipo do seu restaurante e nas cores e se as palavras utilizadas são apropriadas ao público.

Agora que já sabe como fazer promoção de modo eficaz no seu restaurante, que tal deixar um comentário e nos dizer o que achou das dicas?

Inscreva-se em nosso blog

E saiba o que acontece no nosso mercado

Deixe seu comentário

Você tem alguma dúvida ou sugestão? Então deixe seu comentário!