4 dicas matadoras para otimizar sua gestão de pedidos

Gestão de pedidos

Somente o bom atendimento não sustenta a demora na entrega dos pratos, assim como, um bom prato dificilmente agradará um cliente que passou horas na fila ou teve seu pedido entregue errado. Veja 4 dicas matadoras para otimizar a sua gestão de pedidos.

O sonho de todo dono de restaurante é ver a casa cheia, com lugares concorridos e a porta com fila de espera. O fato das pessoas concordarem em esperar algum tempo pela liberação de uma mesa é sinônimo de que o tão almejado reconhecimento foi alcançado.  Porém, tudo tem um limite, principalmente a paciência do cliente, e em um pequeno descuido o sonho da casa cheia pode ser tornar um pesadelo caótico.

Para que não aconteçam imprevistos, tudo deve caminhar na mais perfeita ordem: pedidos feitos corretamente, agilidade na entrega dos pratos, entrega da conta assim que solicitada pelo cliente, tudo com a mínima possibilidade de erro. E o fator principal para que este cenário não se torne caótico é tentar manter, ao máximo, todas as áreas do restaurante alinhadas.

Somente o bom atendimento não sustenta a demora na entrega dos pratos, assim como, um bom prato dificilmente agradará um cliente que passou horas na fila ou teve seu pedido entregue errado. O segredo está no equilíbrio e na boa gestão.

Veja 4 dicas matadoras para otimizar a sua gestão de pedidos no post de hoje.

1 – Conhecer o cliente

Conhecer bem o seu consumidor — e estabelecer uma relação estável e duradoura com ele — é estar sempre um passo à frente da concorrência. Mas para entender o seu cliente é preciso distingui-lo dos demais.

Cada vez que você obtiver uma nova informação sobre o seu cliente, a resposta não deverá ser incorporada para os demais, cada qual com seus desejos. Portanto, foque em abordagens diferentes para cada cliente e lembre-se, não há mágica: para descobrir essas informações você terá que perguntar. Fique atento ao perfil de cada um e saiba tratá-los de forma diferenciada.

2 – Agilidade nos pedidos

Um garçom bem treinado ajuda muito na otimização da gestão dos pedidos. O cliente pode demorar horas para decidir o que comer, mas depois da decisão, ele tem pressa. Um bom garçom entende a urgência de cada cliente, de acordo com o seu perfil.

Ele deve estar atento as anotações, e também com a demora dos pratos vindos da cozinha, sem que o cliente perceba essa intervenção.

Uma opção para otimizar o atendimento são os softwares de gestão, que interligam os pedidos com a cozinha, e o fechamento da conta. Isso significa agilidade no atendimento para o cliente e a otimização do tempo do garçom, que terá mais tempo livre para dar atenção aos clientes.

3 – Cozinha e estoques impecáveis

O estoque é um setor fundamental em uma organização que trabalha com produção e/ou comercialização de produtos. Quando ele não é bem gerenciado, os impactos negativos advindos desta negligência refletem na performance dos demais departamentos. O setor diretamente afetado será a cozinha, e consequentemente ocorrerá atraso nos pedidos. Ainda podemos citar outras consequências de um estoque mal administrado, entre eles, prejuízos financeiros.

4 – O poder da informatização na gestão de pedidos

A tecnologia pode ser uma grande aliada para melhorar a experiência dos seus clientes e até mesmo reduzir custos do seu estabelecimento. Investir em equipamentos tecnológicos, como, por exemplo, cardápios eletrônicos, podem diminuir consideravelmente os gastos com equipe e melhorar o processo de pedidos: tornando-o mais rápido e eficaz e deixando o cliente mais satisfeito com a experiência.

Atualmente há no mercado softwares que possibilitam um maior controle na gestão de pedidos. São sistemas que interligam os pedidos feitos pelo garçom diretamente com a cozinha, e posteriormente, com o fechamento da conta. Ou seja, permite mais agilidade no atendimento, menos tempo de espera por parte do cliente, e também, a possibilidade de se trabalhar com uma equipe mais enxuta, o que nos tempos de crise, conta muito nos resultados.

Além disso, da ao empreendedor a possibilidade de reunir dados importantes sobre o dia a dia do negócio, como fluxo de caixa, controle de estoque e cadastro de fornecedores e clientes. Portanto, informatizar a empresa não é mais um diferencial: tornou-se uma necessidade.

A tecnologia desenvolve-se cada vez mais, proporcionado soluções que ajudam a otimizar a rotina de pessoas e empresas. Nesse sentido, vale a pena investir nessas soluções que ajudem a aprimorar os processos e proporcionar uma experiência diferenciada para os clientes.

Dentre as opções que podem ser utilizadas, podemos citar a automação de pedidos no restaurante. Nela, o cardápio, os pedidos e os pagamentos são todos acessados e feitos pelo celular do cliente. Além de aplicativos que permitem pesquisar por restaurantes e fazer reservas.

Fazer uma boa gestão de restaurantes é essencial para melhorar o relacionamento com os clientes. Assim é possível fidelizá-los, atrair um público maior e alcançar resultados financeiros mais satisfatórios. O ideal é sempre buscar soluções como as citadas acima para aprimorar os processos e otimizar a mão de obra.

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