Quando os últimos meses do ano chegam, todos os clientes só querem saber de uma coisa: promoções para o fim de ano! O mercado – não só o do food service – criou uma expectativa muito grande nos consumidores. Isso, portanto, faz com que fique feio caso você e seu estabelecimento não realizem nenhuma ação especial.
Em 2020, por exemplo, o Mercado e Consumo divulgou que as vendas no e-commerce, durante a Black Friday daquele ano, cresceram 31%. Isso mostra que o brasileiro espera uma ação da sua marca favorita. Isso é quase como se fosse um “presente” do estabelecimento ao cliente.
Mas fique calmo: nem toda ação precisa, por exemplo, ter descontos exagerados ou grandes investimentos. A equipe da KCMS separou abaixo três ações que envolvem descontos, relacionamento do seu público-alvo com a sua marca e divulgação dos seus pratos típicos.
- A “Ideia 1” busca fazer você vender mais por meio de promoção;
- Já a “Ideia 2” busca fazer você vender mais por meio de um produto específico;
- Por último, a “Ideia 3” instiga você a vender mais e ainda ter um lugar especial no coração do seu cliente!
1) Antecipe a sua Black Friday: menos concorrência e mais vendas
Por que esperar até a última sexta-feira de novembro para fazer a sua grande promoção do ano? Já sabemos que o mercado, durante a Black Friday, fica saturado e cheio de promoções. Isso faz com que o cliente, por exemplo, fique sem saber para onde ir. Além disso, no Brasil, muitos têm se zangado com as falsas promoções.
Uma ideia muito bacana é que você antecipe a sua Black Friday e crie uma promoção exclusiva para os seus clientes antes de todos. Isso trará vários benefícios, como por exemplo:
- Os clientes estarão com dinheiro reservado para grandes promoções das suas marcas e/ou restaurantes favoritos;
- Se o seu desconto for realmente muito bom, eles não pensarão duas vezes antes de comprar com você do que esperar ofertas potencialmente enganosas e a alta a concorrência de outras pessoas;
- Seu estabelecimento terá um lugar especial na mente de quem comprou e até mesmo de quem deixou de comprar. Pois, por exemplo, quem comprou saberá que foi bom e vai querer no próximo ano; já quem deixou de comprar verá que quem participou da sua ação ficou muito satisfeito e vai esperar sua próxima oferta no próximo ano;
Você não precisa, portanto, usar o nome “Black Friday”. Você pode criar um novo nome que remeta ao seu estabelecimento, a uma cor ou até mesmo a um prato muito tradicional do seu restaurante, bar ou lanchonete. Não se esqueça de caprichar no desconto, porém algo que continue trazendo lucro. Tenha isso como um investimento, pois com certeza você conseguirá trazer e fidelizar muitos clientes com esta ação!
2) Semana do [seu prato especial aqui]!
Qual é o prato mais vendido do seu estabelecimento? Qual é o prato mais desejado? Que tal usar a popularidade de um produto para atrair mais clientes e vender mais para quem já o conhece? Essa é uma ideia que alguns estabelecimentos do Brasil usam há algum tempo e costuma dar muito certo.
Por exemplo, em Sorocaba, interior de São Paulo, há uma padaria que é conhecida regionalmente por ter a “melhor coxinha do Brasil”. Coxinha é um produto relativamente barato e que não precisa ser consumido, necessariamente, como uma refeição. Esta padaria, portanto, realiza quase que anualmente a “Semana da Coxinha”, em que cada semana do mês escolhido ela cria um novo sabor. Isso é amplamente divulgado em redes sociais e por toda a cidade em mídias offline.
A coxinha tradicional de frango e catupiry dá espaço, durante as semanas do mês escolhido, para novos sabores, como carne seca, brócolis, costela, carne, milho, escarola e calabresa. Isso faz com que quem ame aquela coxinha tradicional possa experimentar os novos sabores. Já quem não conhece ou nunca havia experimentado, pode consumir os novos sabores. Lembrando que o sabor tradicional não sai de cena durante a promoção.
Você pode fazer essa ação com pizzas, hambúrgueres, esfihas, pratos prontos, enfim… Basta usar a criatividade e caprichar na divulgação da sua ação especial. Além de atrair mais clientes, é um processo muito divertido de criação e definição dos sabores junto à sua equipe. Que tal tentar?
3) Crie uma atmosfera especial e… dê desconto!
Esta última ideia não se encaixa, necessariamente, em todos os estabelecimentos e é, digamos assim, um pouco mais ousada (porém muito divertida para sua equipe e seus clientes). Que tal aproveitar a retomada pós-pandemia e investir em levar clientes ao seu salão? Mas não só isso. Faça, contudo, de uma maneira divertida.
Se o seu restaurante for temático, por exemplo, escolha um dia e faça como se fosse uma ‘festa’ ou ‘mini-recepção’ aos clientes. Quem for vestido a caráter, ganha um percentual de desconto nos pratos do cardápio.
Por exemplo: se você é o gestor de uma hamburgueria com a temática dos anos 80, por que não realizar um pequeno evento com esta temática? Seus clientes não precisarão gastar dinheiro com roupas ou fantasias. É algo simples, ainda mais para quem curte esta temática. Além da comida, isso vai mexer com o sentimento do cliente e fazer com que ele tenha um carinho ainda mais especial pelo seu estabelecimento.
Para influenciar ainda mais a presença de pessoas, você pode apostar, além dos descontos, em uma banda temática, decoração e até mesmo um concurso de quem está mais bem vestido, além de outras ações.
Como todos ficaram muitos meses sem eventos presenciais, é uma ótima forma de incentivar que seus clientes voltem a frequentar o salão, por exemplo. Lembre-se de tomar todos os cuidados necessários!
As ideias de promoções para o fim de ano podem também ser vendidas pelo delivery!
Claro que se o seu objetivo é vender, você não pode deixar o delivery de fora. Certo? Portanto, mesmo dentro de casa as pessoas poderão (e, com certeza, vão querer) participar dos descontos. Portanto, não se esqueça de configurar seu app para os preços e promoções especiais.
Por conta do alto fluxo de pedidos durante a ação promocional é importante que você tenha um potente software para restaurantes. Isso vai ajudar você a administrar os pedidos e não perder tempo na produção dos pratos.
Os softwares da KCMS vão auxiliar você em todos os itens acima e, com certeza, são as melhores opções para o seu restaurante. Por isso, nossos sistemas contam com uma inteligência artificial que aprende com os dados e prevê os resultados futuros. Já imaginou, contudo, visualizar a previsão das vendas nos próximos dias e entender o comportamento de compra do seu consumidor.
O sistema em nuvem da KCMS apresenta, contudo, todos os dados do seu food service, desde vendas, estoque, ticket médio e até o fechamento do caixa.
Quer saber outras formas que a KCMS pode ajudar na gestão do seu negócio? Portanto, fale com um especialista!
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