Os tempos estão difíceis e os indicadores não negam: a crise está entre nós. Antes, tínhamos de lidar “apenas” com a concorrência do mercado em si; porém, agora, a escassez de vendas é notável no cenário. Quem não se diferenciar e adotar novas estratégias corre o risco de ver seu negócio afundar. Então, fique atento às 4 dicas a seguir para entender como vender mais, mesmo em tempos de crise!
Conheça seu público
Tenha em mente o seguinte: no jogo do mercado, quem ganha não é quem tem mais clientes, mas quem possui os melhores clientes. Você deve aumentar sua prospecção, claro, mas deve fazer isso de uma maneira mais criteriosa e assertiva, procurando entender o perfil do seu público para vender mais. Pertencem a qual classe econômica? Estão dispostos a pagar quanto? Como buscam por produtos que desejam? Procure responder perguntas como essas para optar pelas ações de marketing mais adequadas.
Considere softwares de gestão
Já perdeu vendas com o cliente procurando a mercadoria “x” e seu vendedor respondendo o famoso “tem, mas está faltando”? Então, você está passando por sérios problemas de gestão de estoque. Manter essa parte da sua empresa impecável, realmente, não é tarefa fácil, mas saiba que essa situação será bem menos complicada se você contar com um software que controle a movimentação dos produtos dentro da sua empresa. Existem programas gerenciadores para empresas de diversos portes. Considere essa opção e, a partir daí, seu estoque estará sempre pronto para a demanda de seus clientes.
Aposte no senso de urgência
Entre você e seus concorrentes, ganha quem fechar a venda mais rápido. Para vencer nessa estratégia e vender mais, promova ações que provoquem seu cliente a comprar naquele exato momento para não perder o melhor negócio da vida dele. Você pode deslocar uma parte das suas mercadorias para um quiosque em um evento que tenha a ver com sua empresa e seu público-alvo, ou pode chamar os clientes para adquirirem as últimas unidades no estoque de um determinado produto, por exemplo. Só não vale ludibriar o consumidor com ofertas falsas. Acredite, seu cliente sabe identificar quando está sendo enganado.
Transforme a clientela em “vendedores virtuais”
A internet já provou ser uma forte aliada para as vendas, estreitando os laços entre cliente e empresa. Não perca essa oportunidade e considere divulgar seu negócio em mídias sociais ou através de marketing de conteúdo via blog. Esse nível de relacionamento gerado com o cliente ajuda a divulgar sua marca exponencialmente, já que você estará presente em um ambiente no qual todos estão conectados e compartilham o que acham interessante.
O período pelo qual estamos passando é instável e tenebroso para as vendas. Se antes já era difícil, vender mais dentro desse contexto se tornou um desafio exaustivo, mas, vale lembrar, não impossível. Não fique parado amargurando as dificuldades recentes, aplique as dicas que passamos aqui, ou sua empresa vai perder na corrida pelos melhores clientes.
Ajudar as empresas do varejo é o nosso negócio, então, se precisar de algo, não deixe de entrar em contato conosco, combinado?