Aumentar as vendas no salão é um sonho para você? Leia até o fim! Pedir comida pelo aplicativo de delivery se tornou tão comum no Brasil e no mundo que levar o cliente até o espaço físico se tornou um desafio para os food services. Afinal, como fazer pessoas saírem de suas casas e você fazer as suas vendas no salão? E mais: como aumentar a taxa de venda e o ticket médio quando este cliente chega ao espaço físico?
Ambiente agradável e equipe motivada é diferencial?
Ter um ambiente minimamente agradável, uma equipe motivada e, claro, pratos deliciosos são necessidades básicas de um restaurante para sobreviver perante à concorrência.
O gestor de um food service precisa pensar fora da caixa, criar novas oportunidades e caminhos para que o cliente se sinta mais à vontade e, assim, gastando mais. O básico, contudo, já é feito pela maioria, certo? Portanto, veja as dicas que separamos:
Aumente suas vendas no salão com estas 7 dicas de ouro
1. Em tempos de pandemia, aposte na segurança
A higiene é a principal aliada contra o novo coronavírus e você sabe disso, por exemplo. Porém, além de lavar as mãos e evitar aglomerações, o seu cliente também espera que o restaurante tome as devidas providências.
Para surpreendê-lo ainda mais e fazê-lo se sentir seguro, disponibilize, em todas as mesas e balcões, álcool em gel, papéis descartáveis e, claro, aposte no distanciamento das mesas. Caso possa investir, vá além. Inclua aferidor de temperatura, propés e divisórias de acrílico.
2. Entenda o que o seu cliente quer
Um restaurante – e qualquer negócio – precisa entender o que o cliente/público alvo espera. Mais opções no cardápio? Um espaço mais aconchegante? Mais tecnologia? Menor preço? Tudo isso, portanto, deve ser levado em conta quando se trata de aumentar o valor do ticket médio de um restaurante.
Pode parecer algo extremamente básico, mas acredite: pouquíssimos lugares se preocupam em ouvir o que os clientes realmente querem. E o mais impressionante: na maioria das vezes eles dão dicas de graça e que fazem você lucrar muito investindo pouco.
Que tal fazer uma pesquisa de satisfação com os seus clientes perguntando o que eles esperam do seu espaço?
3. Cardápio
O cardápio é o “momento da verdade” de um restaurante, portanto chega de cardápios simplistas, fotos de internet e descrições vagas. Aposte em um catálogo amigável, com fontes e cores que correspondam ao seu público alvo, por exemplo.
Contrate um designer e um fotógrafo para a produção deste material e você verá que vai valer a pena o investimento. Opte por fotos reais dos seus produtos e pratos, assim o cliente verá exatamente o que vai receber. Aposte em descrições apaixonadas e completas sobre o seu prato, por exemplo. Seus clientes vão amar!
4. O que o seu concorrente está fazendo nas vendas no salão?
Trabalhar olhando “apenas o próprio umbigo” não leva a lugar nenhum, você sabe. Então eu te faço uma pergunta: o que o seu restaurante favorito oferece aos clientes que você ama? E por que não fazer algo parecido no seu?
5. Números
Você sabia que especialistas em comportamento do consumidor afirmam que preços terminados em “,99” passam uma imagem de qualidade inferior, ligado a promoção e barganha? Pois é… Enquanto isso, números redondos, como R$ 20,00 ou terminados em “,95” apresentam uma taxa de compra maior.
6. Divulgue as vendas no salão
Divulgar o seu salão nas redes sociais, mostrar o conforto e os benefícios de ir até o local vão, com certeza, ajudar você a alavancar as vendas no salão.
Contudo, uma maneira muito inteligente de fazer isso é criar combos e descontos para quem opta por ir presencialmente ao salão! Já pensou nisso? A ideia é criar uma promoção apenas para quem estiver no espaço físico.
7. Restaurante inteligente
Em tempos de coronavírus e tanta tecnologia, quem não gostaria de ir a um restaurante inteligente, com menos contato com outras pessoas e ainda valorizando a privacidade, por exemplo? Isso também pode ajudar a aumentar as suas vendas no salão.
Um restaurante inteligente oferece aos clientes cardápios virtuais, QR Codes e pagamentos simplificados. Pensando em tudo isso, por exemplo, a KCMS criou diversos sistemas que ajudam o seu restaurante a ser inteligente, além de automatizar diversos processos, fazendo você economizar dinheiro e tempo.
Dica de ouro: otimize processos!
Completo, intuitivo, fácil de operar, ótimo custo-benefício e com suporte: assim são os softwares da KCMS. Se você está buscando soluções de softwares para o seu negócio, vem com a gente!
Nosso time de especialistas entrega, por exemplo, tudo que um empresário precisa para manter o food service em funcionamento com lucratividade. Com a ajuda de uma moderna inteligência artificial, contudo, você recebe dados complexos de forma simplificada, facilitando a tomada de decisão em momentos importantes.
Clique aqui e saiba mais sobre os planos do sistema da KCMS.
Quer saber como a KCMS pode ajudar na gestão do seu negócio? Fale com um especialista!
Siga a KCMS nas redes sociais e fique por dentro de todo o nosso conteúdo: Facebook, Instagram e no Youtube.