Com o advento dos grandes bancos de dados e inteligências artificiais, podemos afirmar que uma boa análise de dados é imprescindível para conquistar novos clientes e fidelizá-los. Isso torna quase obrigatória a análise de dados nos restaurantes. Tem dúvidas sobre esse assunto? Convido você a ler este artigo até o final e desvendar este mistério!
Sabendo da importância dessa prática, portanto, o grande desafio é entender de que forma realizar a análise de dados nos restaurantes. Se você o fizer, portanto, com certeza irá ter mais resultados positivos, especialmente no impulsionamento das vendas.
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Rapidamente, entenda a importância de realizar a análise de dados nos restaurantes. Você aprenderá a:
- Entender seu público;
- Analisar a concorrência;
- Checar números importantes para seu planejamento;
Análise de dados nos restaurantes: o que analisar?
Todo dado é importante e você deve guardá-los de forma organizada, seja, contudo, em uma planilha ou qualquer outro arquivo que você possa compreendê-los. Nossa equipe separou alguns pontos que irão ajudar você. Veja:
Dados do mercado
O primeiro passo da análise de dados nos restaurantes, se você quer entender o seu cliente, é buscar informações a respeito do mercado de alimentação. É muito importante entender, por exemplo, que o delivery online é uma tendência que está crescendo bastante e que a alimentação saudável está super em alta.
Pode parecer até algo simples, mas ter esse tipo de informação é importante para lançar um novo produto ou adotar um novo canal de venda, por exemplo. Neste caso você não precisa “colocar a mão na massa” em si, pois diversas associações e órgãos fazem isso por você. Basta você ficar informado.
Veja três sites importantes para acompanhar e ter uma visão ampla do mercado:
- Associação Brasileira de Bares e Restaurantes;
- ANR – Associação Nacional de Restaurantes;
- Blog da KCMS.
Dados da concorrência
Você sabe quem são os seus concorrentes diretos e indiretos? Se você sabe, já é um bom começo. Se ainda não sabe, já passou da hora de fazer essa pesquisa, por exemplo. Isso também é uma forma de análise de dados nos restaurantes.
É muito importante, contudo, entender também que, se você tem uma pizzaria, não são apenas os outros estabelecimentos que vendem pizza que se enquadram nessa categoria. Qualquer outro restaurante que possa tirar os seus clientes pode ser considerado dessa forma.
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Depois de entender e mapear seus concorrentes, portanto, é hora de fazer uma boa análise de dados para entender melhor o que eles estão fazendo, seja para usar de inspiração seja para evitar de ficar parecido. Analise os itens abaixo:
- Promoções;
- Gestão de estoque;
- Preços;
- Campanhas de marketing;
- Atendimento;
- Matérias-primas;
- Qualidade dos produtos;
- Embalagem;
- Quaisquer outros aspectos que possam influenciar na decisão do público que vocês disputam.
Pode dar um certo trabalho, mas valerá a pena!
Dados da localização
O local no qual o seu estabelecimento está diz muito sobre a sua forma de comunicar e conduzir o negócio. Um restaurante localizado em um bairro residencial terá um público muito diferente de outro que se localiza em um bairro empresarial, por exemplo. Portanto, saber as principais características desse local é fundamental e ajuda a entender os seus clientes.
Outra informação importante para se ter acesso é sobre o perfil econômico do bairro. É um local mais rico ou mais pobre, por exemplo? Quanto, portanto, os seus clientes podem pagar para comer? Quanto podem gastar com alimentação por mês? Faça uma boa pesquisa e, de posse desses dados, faça uma boa análise para construir um planejamento ainda mais assertivo para o seu restaurante.
Dados do público
Para descobrir quem é o seu público-alvo, a melhor maneira é fazer pesquisas com os clientes que já frequentam o seu restaurante. Afinal, as pessoas que você precisa impactar possivelmente têm um perfil semelhante.
Você deve saber, por exemplo, o seu gênero, idade média, padrão de comportamento e até mesmo informações mais específicas, como os veículos e canais de comunicação que essas pessoas utilizam no seu dia a dia. Assim, fica mais fácil ser assertivo no momento de impactá-los com as suas ações de marketing.
Portanto, elabore pesquisas focadas na descoberta de todas essas informações. Depois, portanto, faça a análise de dados nos restaurantes e crie o planejamento estratégico do seu negócio a partir das respostas que você conseguiu. Com certeza os seus resultados se tornarão muito melhores.
Dados de vendas e outros números internos
Por último e nunca menos importante, chegamos aos dados de vendas. É extremamente importante, portanto, que você tenha na ponta do lápis alguns dados para saber o que realmente está compensando comercializar no seu restaurante e o que está apenas “dando trabalho e lucrando pouco”.
Analise os dados abaixo;
- Quais produtos dão mais lucros ao meu restaurante?
- Confira quais são os mais caros de se produzir levando em conta valor x tempo?
- Analise quais são os produtos “porta de entrada” para o meu restaurante?
- Qual dia é o menos movimentado? E o mais movimentado?
- Qual é o meu ticket médio? Como posso fazer para aumentá-lo?
Analisando cuidadosamente estes dados, tudo ficará mais fácil.
Você tem dificuldade em construir metas? Veja, portanto, este episódio do quadro “Gestão na Veia”, com o CEO da KCMS, Kerler Chaves:
Análise de dados nos restaurantes: como a inteligência artificial pode te ajudar nisso?
Os softwares da KCMS vão auxiliar você em todos os itens acima e, com certeza, são as melhores opções para o seu restaurante. Por isso nossos sistemas contam com uma inteligência artificial que aprende com os dados e prevê os resultados futuros. Já imaginou, contudo, visualizar a previsão das vendas nos próximos dias e entender o comportamento de compra do seu consumidor.
O sistema em nuvem da KCMS apresenta, contudo, todos os dados do seu food service, desde vendas, estoque, ticket médio e até o fechamento do caixa.
Quer saber outras formas que a KCMS pode ajudar na gestão do seu negócio? Portanto, fale com um especialista!
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