Quem não deseja aumentar a margem de lucro de um restaurante e, de lambuja, inovar nos serviços? O sonho de todo empreendedor pode se tornar realidade caso ele coloque em prática algumas das sugestões abaixo sugeridas pelos experts da KCMS.
Com mais de 20 anos no mercado de software para restaurantes, a KCMS conta com milhares de clientes em todos os estados do Brasil. Contudo, podemos dizer que somos especialistas em entender as necessidades dos clientes do ramo de alimentação.
Para que você pare de pular de “galho em galho” na internet buscando artigos com dicas, nossa equipe uniu em um único espaço as melhores dicas para você aumentar a margem de lucro do seu restaurante.
Leia atentamente até o final e analise junto a sua equipe quais são as mais importantes e interessantes para o seu espaço. Vamos lá?
Antes de entender como melhorar a margem de lucro de um restaurante…
… Precisamos entender o que é uma margem de lucro. Muitos empreendedores, principalmente os que são novos no ramo, nunca pararam para fazer esta conta, por exemplo.
Portanto, antes de falarmos as ações necessárias para aumentar a margem de lucro, vamos rapidamente falar sobre este assunto.
A margem de lucro, contudo, é um indício de quanto o seu restaurante, lanchonete ou estabelecimento está sendo rentável, em valores percentuais. Portanto, esta margem serve para determinar também o valor de um produto que pode ser vendido.
A principal função? Gerar lucros e otimizar as vendas.
Especialistas do ramo dizem que a margem de lucro de um restaurante precisa ser de, pelo menos, 20%. Ou seja, o valor de todo o lucro do seu estabelecimento precisa ser 20% maior do valor que você irá separar para pagar todas as despesas, como:
- Salários de funcionários;
- Aluguel (se necessário);
- Mensalidade do sistema de gestão;
- Divulgação;
- Escritório de contabilidade.
Agora que você entendeu a porcentagem ideal de lucro (claro que se for maior, melhor!), vamos, portanto, ver como você pode aumentar a margem de lucro do seu restaurante. Separamos 5 dicas.
Diminua custos irrelevantes para aumentar a margem de lucro do seu restaurante
Vou te contar uma breve história que pode te inspirar! Sabe aquela pizzaria que coloca azeitonas na pizza, mas a maioria dos clientes deixam de lado no prato? Pois então… Em 1987, por exemplo, a companhia aérea American Airlines economizou cerca de US$ 40 mil quando retirou as azeitonas dos pratos e bebidas da primeira classe. Nem parece, mas uma pequena mudança pode trazer um resultado impressionante a curto e médio prazo!
É claro que todas as ações de cortes precisam ser feitas de forma cautelosa para que o seu produto não tenha queda na qualidade. É claro que uma hamburgueria que seja conhecida por colocar muito cheddar em seu lanche não poderá cortá-lo pela metade, por exemplo.
No caso de retirar algum ingrediente do cardápio que não seja tão popular, você pode, portanto, dar a opção do seu cliente solicitá-lo no prato ‘sem valor adicional’. Além de inverter a ordem, por exemplo, ainda parecerá que você estará oferecendo algo adicional gratuito.
Os cortes precisam ser feitos gradualmente e com intervalos de semanas para analisar se as reações dos clientes serão positivas, negativas ou irrelevantes aos cortes. Faça um corte por vez.
Veja alguns pontos em que você pode diminuir os gastos e aumentar a margem de lucro do seu restaurante:
- Retirar ingredientes impopulares no preparo de pratos muito vendidos;
- Diminuir os gastos com eletricidade e água;
- Mudar a marca de sabonetes e papéis no banheiro;
- Mudar a marca de produtos de limpeza (desde que não influenciam na higienização do local);
- Negociar com fornecedores valores x quantidades de produtos;
- Checar se há, na parte operacional, algum sistema com um melhor custo-benefício.
Enfim, cada empreendedor precisará usar a criatividade!
Procure vender mais pratos rentáveis do cardápio
Em um cardápio de restaurante, sabemos que temos produtos que têm uma margem de lucro alta e alguns que estão lá mais para ter mais opções aos clientes e que acabam não sendo tão rentáveis assim, mesmo que tenham um preço acessível.
Portanto, uma dica de ouro da KCMS é que o barato pode sair caro. Se você promover de uma forma muito massiva os produtos que não tenham uma margem de lucro tão alta, você pode acabar saindo no prejuízo e perdendo a oportunidade de lucrar.
O que você pode fazer? Veja:
- Faça a conta de lucratividade/rentabilidade de todos os produtos do seu cardápio;
- Descubra qual é o mais rentável;
- Observe nos últimos meses se este produto mais rentável foi, realmente, o que teve mais saída;
- Se sim, parabéns! Caso não, uma dica é adaptá-lo para que ele se torne rentável ou você e sua equipe podem criar um novo produto com todas as características e ingredientes de um produto rentável.
Agendamento de mesas ajuda a aumentar os lucros do restaurantes
Nada pior do que abrir o salão e, mesmo após horas, nenhum cliente entrar. Uma alternativa que tem feito a cabeça dos empreendedores do ramo de food service é o agendamento de mesas para os primeiros horários.
Isso, inclusive, gerou inspiração para a criação de um aplicativo muito conhecido, o Primeira Mesa. Caso você não queira se envolver diretamente com o agendamento de mesas, pode disponibilizar os assentos diretamente no app.
Caso você escolha fazer o agendamento por conta própria, pode oferecer algum benefício extra para quem der certeza de que vai prestigiar o seu estabelecimento, por exemplo. Além disso, você pode frisar ao divulgar esta possibilidade que o cliente terá mais comodidade ao chegar, evitando as temidas filas.
Que tal oferecer uma bebida ou um desconto? Vale lembrar que os clientes estão sempre sedentos por benefícios. Por menor que seja, por exemplo, já parecerá uma vantagem que ele está ganhando.
Portanto, se optar por esta ação, faça as contas e veja o que você oferece de uma forma que não influencie negativamente os lucros.
Aumentar a margem de lucro do restaurante com delivery?
Sim, empreendedor. Esta pode ser uma opção muito interessante para você. Portanto, é necessário que você tenha alguns cuidados para não cair em aplicativos que cobrem uma porcentagem muito alta da sua lucratividade.
Aplicativos que estão em alta no mercado, por exemplo, costumam beneficiar estabelecimentos já muito conhecidos no app. Contudo, o algoritmo pode acabar desprestigiando restaurantes menores e com menos acessos.
Foi pensando nisso que a KCMS criou o PedeMais, por exemplo. Mais de 8 mil negócios em mais de 700 cidades brasileiras, por exemplo, já estão sendo beneficiados pelo PedeMais, o app de delivery gratuito criado pelos desenvolvedores da KCMS. Conheça, abaixo, o app.
Quando mais rápido você atender, mais você consegue aumentar a margem de lucro
A famosa frase “tempo é dinheiro” nunca fez tanto sentido quando se aplicada ao food service. Lembrando, contudo, que rapidez não é sinônimo de um serviço rápido, sem personalização e mal feito… Se o seu software para restaurantes for da KCMS, você conseguirá automatizar muitas etapas do seu atendimento.
Por exemplo: já imaginou quanto tempo e dinheiro você poderia economizar se o seu cliente fizesse o pedido direto da mesa e este mesmo pedido já fosse disponibilizado na ordem de serviço dentro da cozinha?
Você ainda não usa os softwares para restaurantes da KCMS e precisa conhecer o sistema? Aposte, portanto, no plano gratuito do nosso software para restaurantes. São diversas funções para você modernizar e melhorar o seu atendimento. Clique aqui e descubra.
Com o plano Start você terá acesso a:
- Gestão para Restaurantes,
- PedeMais (app de delivery grátis);
- Pedemais Menu (Cardápio virtual grátis);
- Ponto de Venda com controle de caixa;
- Nota Fiscal Eletrônica;
- Gestão Contábil;
- Painel com indicadores de venda
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