Calcular margem de lucro é essencial para a saúde financeira do seu restaurante.
Entretanto, muitos empresários fazem isso do jeito errado.
Mesmo que a conta esteja certa, é preciso que os valores de custos e receitas estejam corretos para ter uma noção real do seu lucro.
Quer aprender como calcular a margem de lucro do seu restaurante do jeito certo? Então vem com a gente!
Conheça o sistema para lanchonete da KCMS!
O que é a margem de lucro de um restaurante?
A margem de lucro é um cálculo utilizado para avaliar a saúde financeira do seu restaurante.
Basicamente, calcular a margem de lucro é importante para saber o quanto seu restaurante está efetivamente lucrando com o serviço.
Ela é a porcentagem que o seu restaurante ganha sempre que alguém faz um pedido.
Perceba que a margem de lucro é diferente do lucro em si.
A margem é medida em porcentagem e é capaz de mostrar mais a fundo a realidade do negócio.
Enquanto o lucro bruto é mais superficial e não considera alguns custos da operação, a margem de lucro líquida é mais completa e oferece uma visão melhor da saúde financeira da empresa.
Como funciona a margem de lucro?
Calcular a margem de lucro de um restaurante, funciona como um indicador do negócio e ajuda a identificar se o valor que sobra de lucro está gerando uma boa renda ou não.
Ou seja, é importante que você consiga pagar todos os custos e também que sobre um valor extra, que será a sua renda.
Afinal, este é o objetivo no final das contas, não é mesmo?
Para entender mais a fundo, é importante sabermos que existe a margem de lucro bruto e a margem de lucro líquida.
O lucro bruto é o que sobra quando você desconta os custos de produção. Quando você vende um prato, o lucro é o dinheiro que o cliente pagou por ele menos os custos diretos de produção.
Já a porcentagem de lucro líquido considera as despesas indiretas envolvidas, como o aluguel, luz, água, etc.
Importância de calcular a margem de lucro de seu restaurante
Conhecer a margem de lucro do seu restaurante te permite planejar melhores metas, fazer investimentos, fazer planos de crescimento e aumentar a sua renda pessoal.
Não se deixe iludir com o dinheiro que entra no caixa. É preciso saber quanto deste dinheiro será usado para os custos.
Se você vê dinheiro entrando e acha que está lucrando, mas na hora de pagar as contas falta dinheiro, a conta não bate, não é mesmo?
Ou ainda, se sobra dinheiro para pagar as contas, mas não sobra lucratividade, também não é o cenário ideal.
Conhecer a porcentagem de lucro do seu restaurante ajuda a evitar que isso aconteça.
Você sabe que a cada R$200 reais que entram no caixa, R$150 vão para as despesas, por exemplo, e R$50 será seu lucro.
É mais fácil ter controle da saúde financeira do seu negócio conhecendo a sua margem de lucro.
Como calcular a margem de lucro de um restaurante?
Primeiramente vamos aprender como calcular lucro bruto e lucro líquido.
Estes valores serão usados no cálculo da margem de lucro.
- Lucro bruto = receita total – custos
- Lucro líquido = receita total – custos – despesas
Considere como receita total o preço de venda, como os preços dos ingredientes utilizados e as despesas de todos os outros custos como aluguel, internet, água, etc.
Agora vamos aprender como calcular margem de lucro em porcentagem:
- Receita de Lucro bruto (lucro bruto / receita total) x 100
- Receita de Lucro líquido (lucro líquido / receita total) x 100
Afinal, qual é a margem de lucro ideal?
Não existe um valor padrão para margem de lucro. Mas se o seu restaurante tiver uma margem de lucro entre 10% e 20% são valores considerados bons.
Basicamente este valor vai mudar de acordo com o tipo de negócio, com o público que frequenta o restaurante, entre outros fatores.
Um restaurante de luxo, por exemplo, tende a ter uma taxa de lucro mais alta que um fast-food.
Mas não adianta a sua taxa de lucro ser super alta se o número de vendas é muito baixo e não torna o negócio sustentável.
A margem de lucro não é um valor aleatório, mas um equilíbrio entre o seu tipo de negócio e o que é cobrado no mercado.
Pesquisar os valores da concorrência é muito importante na definição da sua margem de lucro ideal.
Como melhorar a margem de lucro de seu restaurante?
A margem de lucro de um restaurante pode ser baseada em aumentar os lucros e reduzir os custos.
Em ambas as situações é preciso ter um bom controle de custos e conhecer bem o mercado que você atua.
Para controlar os custos do seu negócio, mapeie todos os gastos e tente identificar quais situações você consegue economizar.
Seja trocando fornecedores, mudando ingredientes, alterando o cardápio ou reduzindo os desperdícios.
Já para aumentar a sua margem de lucro, você precisa identificar novas formas de atuação que estão fazendo sucesso no seu mercado e até incrementar o seu cardápio com algo que você já sabe que o seu público gosta.
Por exemplo, se você sabe que os combos fazem sucesso e ainda não oferece isso em sua hamburgueria, vale uma análise sobre essa opção.
Outras formas de aumentar as vendas é investindo mais em marketing, inserindo opções que chamem a atenção no cardápio, oferecendo promoções, investindo em um sistema drive thru, etc.
A oportunidade varia analisando a viabilidade de cada opção.
Como a KCMS pode te ajudar?
A KCMS ajuda a sua lanchonete a entender melhor suas despesas, custos e lucratividade.
Com o nosso sistema você tem acesso a relatórios com apenas alguns cliques, facilitando seu processo de decisão.
Quer aumentar seus lucros? Para isso, um conhecimento aprofundado do seu negócio é essencial.
E a KCMS oferece todas as informações que você precisa na sua mão.
Facilitar a gestão da sua lanchonete é uma tarefa para a KCMS.
Conclusão
Vimos que aprender como calcular margem de lucro é essencial para o seu negócio e sua saúde financeira agradece.
A margem de lucro líquida é medida em porcentagem e considera a diferença entre os custos e receitas do seu negócio.
Sabendo como calcular margem de lucro, a partir deste valor é possível planejar como aumentar a lucratividade e fazer o seu restaurante crescer.
Contar com um sistema de gestão é essencial para uma melhor organização.
Gostou deste texto? Confira o blog da KCMS para aprender mais sobre gestão de restaurantes.