Você já aderiu ao cardápio digital no seu restaurante?
De fato, atualmente, praticamente o mundo todo está extremamente conectado à internet. Por isso, os estabelecimentos que entendem e atendem às demandas saem na frente dos concorrentes.
Inclusive, 47% das pessoas preferem usar o cardápio digital, enquanto 21% ainda gostam do físico. Já os demais 32% são indiferentes ao tipo de menu. É o que disse a pesquisa “O Futuro do Food Service”, realizada pela Fispal Food Service e FGV Jr.
No entanto, muitos gestores implementaram a tecnologia, mas não a usam corretamente ou não aproveitam todos os recursos que um sistema de cardápio digital oferece.
Então, quer descobrir os erros que você não pode cometer no seu cardápio digital?
Em seguida, continue a leitura para descobrir.
Você vai aprender neste artigo:
- 3 motivos para ter um cardápio digital;
- Os 5 erros que você não pode cometer no seu cardápio digital;
- Teste grátis o cardápio digital que é integrado com as outras áreas do seu restaurante.
3 motivos para ter um cardápio digital
Integração das vendas por delivery e no salão
Dependendo do porte do estabelecimento, não é preciso manter as operações separadas. Isto é, gera confusão e erros nos pedidos, além de retrabalho na gestão financeira e de vendas.
Sendo assim, há sistemas que oferecem a integração dos pedidos realizados pelos consumidores, seja no delivery ou no salão, e enviam tudo diretamente para a produção.
Redução de erros nos pedidos e desperdício de insumos
Independentemente da quantidade de pedidos, é difícil manter a ordem nos pedidos feitos manualmente. Certamente, podem haver erros e reclamações dos clientes.
Contudo, quando você usa o cardápio digital, os pedidos são automaticamente enviados para a cozinha. Assim, a possibilidade de erros e desperdício é pequena.
Como resultado, você não gasta tempo e dinheiro com retrabalho e evita a insatisfação do cliente.
Facilidade e agilidade no atendimento
Para usar um cardápio digital, não é necessário baixar nenhum aplicativo. Basta ter um smartphone.
Como resultado, o mesmo cardápio digital pode ser acessado:
- Através do link compartilhado para o cliente que deseja pedir um delivery;
- Por meio de um QR Code na mesa do estabelecimento para o cliente que deseja consumir no salão;
- Através de um smartphone utilizado pelo garçom para anotar os pedidos.
Além disso, o cardápio digital dá a comodidade para o cliente navegar e conhecer os produtos sem pressa.
Similarmente, acabar com filas e agilizar o atendimento também são benefícios dessa tecnologia. Do mesmo modo, há opções em que o cliente pode fechar o pedido e pagar sozinho, sem precisar passar pelo caixa.
Não cometa estes 5 erros no seu cardápio digital
Agora que você já sabe a importância desse recurso para o sucesso do seu restaurante, veja os erros comuns que você deve evitar.
1- Não criar categorias
Você já viu um cardápio que lista todos os produtos na vertical, sem nenhuma organização ou distinção? Aliás, esse tipo de layout incomoda as pessoas, porque é cansativo de ler.
Portanto, as categorias são importantes, porque facilitam a busca do cliente para encontrar os produtos que deseja.
Assim, você pode destacar os itens mais vendidos ou com maior margem de lucro. Para saber quais são os produtos que merecem destaque, é interessante ter um sistema integrado que consegue te entregar os indicadores facilmente.
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2- Excesso de produtos
Cardápios bem desenvolvidos trabalham com dados. Ou seja, colocam apenas os produtos que dão lucro e que vendem em boa quantidade. Nesse sentido, utilizam-se cinco categorias com cerca de sete pratos cada.
Isso é importante para não acontecer do cliente desistir de pedir algo, simplesmente porque ficou cansado de tanto procurar. Faz sentido para você?
3- Fotos ruins dos pratos
Invista em fotos boas e reais dos seus produtos. Isso porque os clientes preferem imagens fiéis ao que é entregue na prática.
Então, nada de usar fotos de banco de imagens. Aliás, se você não pode contratar um fotógrafo, utilize um pouco mais de tempo para tirar fotos de qualidade e em ângulos bonitos com o seu próprio smartphone.
4- Falta de descrição dos produtos
Esta etapa é importante para tirar todas as possíveis dúvidas do cliente sobre o produto. Então, descreva os ingredientes de maneira objetiva para que a interpretação seja fácil.
Inclusive, você pode até investir um pouco mais de tempo para criar descrições persuasivas, que instiguem o cliente a comprar. Por exemplo: “suculento hambúrguer de 180 gramas”.
5- Preços errados
Por último, nenhum cliente gosta de se sentir enganado. Então, mantenha o preço atualizado no cardápio digital e cite a quantidade do produto correspondente ao valor.
Desta forma, não adianta nada ter uma categoria “pratos a partir de R$ 20,00” se, ao clicar na aba, o cliente encontra o preço mínimo de R$ 28. Existem outras formas de atrair a atenção do seu público, mentir nunca vale a pena.
No entanto, se você vende produtos com valor mais elevado que a concorrência, se dedique para garantir que a qualidade e a experiência de compra seja equivalente.
Em resumo…
Um cardápio digital traz vantagens como:
- Agilidade na escolha dos produtos;
- Integração com outras áreas do restaurante, como cozinha e comanda;
- Menores chances de erros nos pedidos;
- E muitas vantagens que só a tecnologia proporciona.
Por outro lado, de nada adianta ter um cardápio digital se você não segue as boas práticas:
- Crie categorias para organizar o menu;
- Ofereça a quantidade suficiente de itens;
- Tire boas fotos dos produtos;
- Capriche na descrição dos pratos;
- Mantenha os preços atualizados.
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