Comanda eletrônica: como funciona e os benefícios

Automatizar processos é uma maneira de melhorar os serviços a experiência do cliente. A comanda eletrônica surge exatamente para isso. Veja!
comanda eletrônica como utilizar

Automatizar processos, sem dúvidas é a melhor maneira de agilizar serviços e melhorar a experiência do cliente com seu restaurante ou bar. 

A comanda eletrônica surge exatamente nesse cenário, e é uma ferramenta extremamente útil.

Para negócios onde se torna inviável anotar o tempo todo os pedidos realizados e, em alguns casos, perder a comanda tradicional do cliente. 

A adoção de bons sistemas, como o de uma comanda, simplesmente melhora o serviço de atendimento e financeiro que o negócio já possui. 

Pensando nisso, por que não dar uma chance a essa tecnologia? Será que qualquer restaurante pode aproveitar seus benefícios? Bem, você irá entender isso e muito mais neste artigo, acompanhe!

O que é a comanda eletrônica?

sistema para fechamento de caixa

A comanda é um comprovante eletrônico, geralmente em formato de código de barras que enumera pedidos, facilitando sua identificação. 

Como o sistema é completamente digitalizado, as informações circulam sem a necessidade de serem movimentadas pelo garçom, por exemplo.

A ferramenta também é fundamental para que o pedido chegue à cozinha, por exemplo, de forma instantânea. Por fim, no momento de ir ao caixa, o cliente terá seu pedido já registrado e só precisará escolher a forma de pagamento.

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Como funciona a comanda eletrônica?

Um sistema de comanda eletrônica realiza algumas operações relacionadas à gestão de pedidos do restaurante. Dessa maneira, com um tablet ou celular é possível enviar informações para o caixa e outros dispositivos. 

Tudo isso torna o fluxo de informações muito mais rápido dentro do negócio. Na prática, os próprios clientes poderão usufruir de um ambiente mais organizado e silencioso, já que os funcionários terão acesso direto às informações que precisam.

A utilização dessa tecnologia também faz com que o negócio se destaque dos concorrentes que não o utilizam, já que a praticidade é sentida pelos consumidores.

Principais vantagens da comanda eletrônica

comanda eletrônica e atendimento cliente

Ter um sistema automatizado é uma excelente forma de demonstrar seriedade e inovação no negócio. Além da praticidade, que já mencionamos, você irá notar na implementação da comanda eletrônica os seguintes benefícios:

  1. Agilidade de atendimento;
  2. Informações rápidas;
  3. Redução e otimização de tempo;
  4. Facilidade no fechamento do caixa;
  5. Controle mais amplo nos pedidos.

A seguir, explicamos cada um desses tópicos, bem como seu impacto nos restaurantes, confira:

Atendimento rápido

O atendimento é sempre um dos fatores determinantes quando o assunto é fidelização de clientes. 

Para se ter uma ideia, um estudo da New Voice concluiu que cerca de 58% dos consumidores não retorna aos estabelecimentos depois de uma experiência negativa.

O mesmo estudo ainda indica que 49% são capazes de recomendar que os amigos e conhecidos não visitem o local. 

Agora, como você pode imaginar, o cenário é revertido quando existe um bom atendimento. 

Se o negócio está de prontidão no momento em que é preciso, o cliente pode ter sua necessidade atendida e, sem dúvidas, um nível maior de satisfação com o restaurante ou bar.

Informações mais rápidas

As informações detalhadas e ágeis sobre cada pedido circulam no estabelecimento quase como mensagens em redes sociais. 

Isso acelera o início do preparo dos pedidos, diminuindo a espera dos clientes pelos pratos e bebidas. 

O processo também potencializa a organização de restaurantes com um alto movimento, diminuindo confusões por falhas na comunicação. 

Reduz e otimiza o tempo

Sem dúvidas, a correria de um lado para outro consome um enorme tempo dos profissionais que precisam lidar com o atendimento. 

Até mesmo as tarefas mais simples, como realizar anotações sobre o pedido, podem acabar ocupando os funcionários responsáveis. 

Sem essa etapa, é mais simples dedicar tempo ao cliente e atendê-lo com atenção. Por isso, pode-se dizer que a comanda eletrônica é responsável até mesmo por melhorias no aproveitamento dos profissionais, além de diminuir índices de sobrecarga.

Dessa maneira, com o melhor aproveitamento, as tarefas podem ser feitas com maior atenção, evitando também falhas que desagradem os clientes.

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Auxilia no fechamento do caixa

Cada comanda fechada é automaticamente registrada no caixa do estabelecimento. Por isso, ao fim do expediente, o processo de fechamento é extremamente simplificado, já que os registros são feitos automaticamente. 

A vantagem é ainda mais significativa para a regulação fiscal: o sistema de comandas pode ser incorporado a um emissor. 

Dessa maneira, o negócio fica em dia com suas obrigações e garante confiabilidade nas vendas. Em outras palavras, essa tecnologia pode transformar a área contábil do negócio. 

Por fim, revisar e avaliar se os documentos e informações estão batendo é um processo fácil com a comanda eletrônica. Não há a necessidade de reaver papéis ou preocupar-se com documentos perdidos: tudo está registrado no sistema!

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Maior controle dos pedidos

O risco de perder pedidos de clientes ou não saber se foram entregues de fato é muito grande sem a centralização dessas informações. 

Por outro lado, o sistema de comandas digitais permite que você acompanhe as comandas em aberto, bem como o progresso dos pedidos. 

Consequentemente, é mais simples organizar as solicitações conforme o tempo de espera, sem se perder mesmo com um fluxo aumentado de clientes. 

E, todos os restaurantes podem utilizar a comanda eletrônica?

Embora seja um sistema facilitador e tecnológico, a implementação de comanda eletrônica pode ser feita em qualquer estabelecimento. 

Trata-se de um investimento essencial principalmente nos negócios mais movimentados, que precisam de uma gestão centralizada e harmônica dos pedidos.

Por outro lado, negócios pequenos também podem implementar o modelo para garantir seu crescimento dentro do esperado. Sempre vale investir na tecnologia para melhorar seu serviço e fidelizar os clientes!

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Conclusão

Em um restaurante de qualidade, os clientes buscam rapidez e um atendimento extremamente diferenciado. Isso se torna possível com o auxílio de ferramentas como a comanda eletrônica. 

De modo a proporcionar diversas vantagens, a utilização também evita erros pela perda do papel ou falhas humanas de comunicação. Vale utilizá-la tanto em negócios consolidados quanto em iniciantes, para melhorar seu crescimento!

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