Comfort food é o termo em inglês para comida afetiva.
Sabe aquela sensação que só a comida da sua avó traz? Sobretudo bem-estar, acolhimento e momentos em família.
Isso é Comfort Food! Também chamada de comida afetiva.
Não apenas uma comida saborosa, como também algo que afeta as suas memórias. Isso através do olfato e da experiência de consumo como um todo.
Inclusive, a comfort food é uma tendência que mostra que veio para ficar, dado o interesse cada vez maior das pessoas em alimentação saudável e apetitosa.
Nesse sentido, um empresário da área do Food Service precisa estar atento às novidades do setor, visto que está cada vez mais competitivo.
Quer um sistema gratuito para restaurante? Clique aqui para conhecer a KCMS
E aí, quer aprender sobre comfort food? Hoje você vai aprender:
- O que as pesquisas dizem;
- Por que a comfort food é importante atualmente;
- É sobre causar sensações boas na alimentação;
- Como proporcionar a experiência gastronômica da comfort food;
- Ajuda gratuita para o seu restaurante bombar.
O que as pesquisas dizem sobre comfort food
Primeiramente, os clientes ficaram mais exigentes com a qualidade dos pratos que compram.
Por causa disso, 41,6% das pessoas passaram a consumir mais marmitas na pandemia, segundo a pesquisa “O Futuro do Food Service”, de 2021.
Como resultado, veja o que motivou os consumidores a consumirem mais marmitas:
- Preço, rapidez na preparação, falta de tempo, evitar desperdício, alimentação saudável, facilidade de transporte, entre outros motivos.
Então, notou uma oportunidade de negócio? Vamos falar mais sobre isso a seguir!
Por que a comfort food é importante atualmente?
Com toda certeza, grande parte da população vive uma correria no dia a dia.
- Só para exemplificar: trabalhar, cuidar dos filhos, organizar a casa, se atualizar e estudar, ter momentos de lazer em família…
Dentre tantas tarefas, onde entra o cuidado com a alimentação saudável e prazerosa? De fato, para muitas pessoas, esse ponto nem merece atenção.
Então, opta-se por refeições pré-preparadas e lanches rápidos que não são necessariamente bons para a saúde física e mental.
A comfort food como solução
Porém, na contramão de todo esse descuido com a alimentação, as comidas afetivas se apresentam como uma solução.
Afinal de contas: arroz, feijão, uma proteína bem temperada (como frango, omelete, bife acebolado) e salada fresca compõem o prato ideal para o brasileiro.
Isso porque nos faz lembrar da comida de casa e desperta memórias boas!
Contudo, comfort food não é somente a comida caseira, mas também são aqueles pratos regionais que levam um tempero especial e marcante.
Sensações boas na comfort food
Só para ilustrar, imagine que você cresceu imerso na culinária brasileira básica: pão caseiro, canja de galinha, bolinho de chuva, macarronada… E aí, deu vontade de consumir algum desses exemplos citados?
Provavelmente, você gostará desses alimentos a sua vida toda, mesmo que não os consuma com frequência.
Sob o mesmo ponto de vista, os alimentos que comemos representam o grupo social que pertencemos. Ou seja, fazem parte da nossa identidade.
- Leia mais: Aprenda como montar um Gastrobar
Por outro lado, isso depende da cultura a qual cada um pertence.
Por exemplo, para um descendente de árabe, o húmus tradicional pode ser uma comfort food. Enquanto para um mineiro, um café coado com um pão de queijo compõem o combo perfeito para o conforto culinário.
Logo, perceba que o propósito da comfort food é remeter o consumidor a momentos felizes.
É fato que você pode melhorar a experiência do seu cliente com o cardápio digital gratuito da KCMS. Saiba mais aqui!
Como proporcionar a experiência gastronômica da comfort food
Em princípio, um restaurante que aposta em comfort food deve fazer o cliente sentir como se estivesse em casa.
A propósito, na sua comunicação, alguns termos são comuns:
- Comida caseira; feita com carinho; comida de vó; espaço aconchegante; cantina da vó; comida no fogão a lenha; entre outros.
Todavia, você também pode apostar em um restaurante com gastronomia de outras culturas para atrair turistas e imigrantes que sentem saudades de sua terra natal.
De qualquer forma, independente da temática da comida afetiva que você for oferecer, a estrutura deve ser adequada para fazer as pessoas se sentirem confortáveis.
Por isso, dê uma atenção especial para os fatores que trazem consigo uma impressão intimista:
- Móveis, decoração, cores, cheiros, iluminação, pratos e talheres, música, toalhas de mesa, etc.
E o delivery?
Já está mais que provado que o delivery pode entregar uma boa experiência de consumo – inclusive na comfort food!
Assim, o segredo está nos detalhes:
- Embalagem, apresentação da comida, brinde, folder contando a história do prato, orientações para esquentar e outras estratégias de fidelização.
Aliás, você pode apostar nas marmitas que estão cada vez mais setorizadas: fitness, vegetariana, caseira, massas, gourmet, etc.
Portanto, em resumo, existem ótimas ideias para quem deseja investir nessa tendência de comfort food.
A ajuda que você precisa para fazer seu restaurante bombar
Em conclusão, pensando na lucratividade do seu negócio, o que mais importa é o sentimento do consumidor durante a experiência do consumo.
Isso acontece desde o primeiro contato com o seu restaurante até o consumo do prato escolhido.
Há mais de 24 anos, a KCMS é especialista em soluções que otimizam e automatizam os processos do dia a dia.
Tenha um sistema gratuito para fazer a gestão do seu restaurante de comfort food
Os melhores recursos gratuitos para potencializar o seu negócio:
- Ponto de venda fácil de usar;
- Cardápio por QR Code;
- Aplicativo de delivery;
- Sistema de gestão em nuvem;
- Emissão de Notas Fiscais.
Veja alguns links que poderão ajudar você:
Blog | Universidade KCMS | Central de Ajuda
Também siga a KCMS nas redes sociais e fique por dentro de todo o nosso conteúdo: Facebook, Instagram e Youtube.