Ticket médio: muito possivelmente, nesta jornada de empreendedor no ramo da alimentação, você já ouviu muito esta palavra. Ou, para ser mais certeiro, a pergunta “como aumentar o ticket médio do meu restaurante?”. É comum que este termo esteja tão presente no dia a dia de quem empreende, isso porque este termo representa uma métrica extremamente importante para todos os estabelecimentos comerciais.
O ticket médio do seu restaurante é determinante para detalhar e melhorar as estratégias de atendimento, vendas e promoções que vão ajudar na sustentabilidade do negócio.
Visando te ensinar TUDO sobre o assunto e economizar o seu tempo, para que você não precise pular de site em site, a KCMS separou e detalhou tudo o que você precisa saber sobre ticket médio para o seu restaurante neste artigo. Para facilitar e que você encontre o que procura de forma fácil, veja o índice deste artigo:
- Entenda o ticket médio
- Como fazer a conta e descobrir o ticket médio do meu restaurante?
- Como aumentar o ticket médio do seu restaurante: veja dicas!
- Analisando o ticket médio
- Dica de ouro!
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Mas como entender exatamente o que é o ticket médio?
Pense que você recebeu, por exemplo, 20 clientes na sua lanchonete em um determinado dia da semana. 13 clientes consumiram R$ 45,00, 2 consumiram R$ 55 e outros 5 foram acima da média e gastaram R$ 235,00. Os valores parecem um pouco desuniformes para que você entenda qual é a média geral de gastos no seu food service, né?
Por exemplo: não posso dizer que meus clientes gastam pouco, sendo que alguns gastaram mais do que R$ 200,00.
Pois é aí que entra a métrica do ticket médio, para “remover” excessos e valores muito baixos. Ele vai mostrar para você e sua equipe qual foi a “média” de gasto geral naquela noite no seu estabelecimento. Com isso, você consegue ter vários insights.
Como fazer a conta e descobrir o ticket médio do meu restaurante
O calculo é muito simples. Basta você somar o número total gasto + o número total de clientes e dividi-lo. Usando o exemplo dado acima, veja como fica:
13 x R$ 45,00 = R$ 585,00
2 x R$ 55,00 = R$ 110,00
5 x R$ 235,00 = R$ 1.175,00
Portanto, R$ 1.870,00 (valor total gasto na noite) ÷ 20 (clientes) = R$ 98,50.
O valor de R$ 98,50 é o seu ticket médio (ao menos, naquela noite analisada). De maneira geral, o ticket médio apresenta o valor médio que cada cliente consome durante um período.
Você, empreendedor, pode fazer a conta levando em consideração diversas análises, como:
- Um período (dia, semana ou mês);
- Quantos clientes foram atendidos dentro desse período;
- Qual o valor registrado em vendas dentro desse período.
Assim que tiver essas informações, divida o valor registrado em vendas pelo número de clientes atendidos. Desta forma, recomenda-se que o cálculo seja feito mensalmente, para conseguir comparar os valores e determinar o que precisa de reajuste.
Como aumentar o ticket médio do seu restaurante: veja dicas!
Apresente acompanhamentos variados
Nem sempre a estratégia é oferecer mais produtos, mas sim oferecer mais combinações. Por exemplo, você tem uma hamburgueria e oferece porções de batata frita e anéis de cebola. Ofereça esses acompanhamentos (em porção menor) diretamente em um combo com o hambúrguer – ou outro prato – por um preço agradável.
Os acompanhamentos (seja em petiscos ou bebidas) é a melhor forma de aumentar o ticket médio! Uma dica é fugir do básico (mas também não exclui-lo). Veja algumas ideais de acompanhamentos que fazem sucesso por aí:
- Batata frita (e todas suas variações: com bacon, cheddar, etc.);
- Anéis de cebola;
- Batata rústica;
- Batata sauté;
- Legumes na manteiga;
- Picles e outros itens em conserva;
- Farofinha;
- Molhos (aqui, o céu é o limite para a criatividade);
- Iscas de frango/nuggets;
- Queijo frito;
- Porção de mini pasteis.
Contudo, caso você opte por oferecer produtos que ainda não são vendidos, faça o cálculo de custo e retorno desejado para saber se valerá a pena.
Faça promoções criativas!
Quem não ama uma boa promoção? Aposto que todos os seus clientes, sim! Mas, lembre-se de que é preciso ter uma margem de lucro para realizar promoções eficientes. Uma promoção sem um planejamento pode acabar derrubando o valor do ticket médio do seu restaurante.
Para fazer uma promoção bem-sucedida, você pode estudar em implementar uma ação fixa, como:
- A partir de X reais em compras, ganhe Y por cento de desconto;
- Compre 2, pague 1;
- Descontos e brindes para aniversariantes.
Ou pode ainda fazer promoções sazonais, como:
- Descontos para dia das mães, dia dos namorados, dia dos pais e outras datas comemorativas;
- Descontos especiais para dias com menor movimento;
- No mês tal, traga um amigo e ganhe X de desconto.
O objetivo das promoções sempre será estimular que os clientes consumam um valor maior em produtos nos dias que você quiser aumentar as vendas.
Fidelize o seu consumidor
Melhorar a satisfação do seu cliente é muito importante para que ele continue comprando de você. Para isso, tenha informações para identificar quem são eles, o que compram regularmente e quais os períodos em que mais consome. Assim, será possível fazer promoções baseadas no perfil de consumo.
Aumentar o faturamento de restaurantes: como os relatórios podem te ajudar nessa missão?
O conhecido cartão fidelidade é muito útil para que o consumidor volte a comprar no seu restaurante e até experimente mais produtos, aumentando o ticket médio. A partir dele, as pessoas vão querer preencher as cartelas e garantir o brinde disponibilizado após a quantidade X de compras.
Facilite para que seu cliente compre pratos mais caros
Ainda na ideia do “cartão de fidelidade”, você pode ajudar o seu cliente a provar o seu prato mais chique – ou premium. Todos nós sabemos, por exemplo, que uma das primeiras coisas que os clientes fazem ao abrir um cardápio é buscar o item mais caro, mesmo que só por curiosidade.
E fala sério: quem, um dia, não desejou pedi-lo? Então facilite! Que tal oferecer um voucher de X por cento de desconto válido apenas para aquele produto? Você pode usar a “segunda visita” (ou qualquer outro motivo) daquele cliente como motivo pelo presente. Ninguém resiste a uma oportunidade única de provar o prato mais caro!
Trine sua equipe para mostrar os benefícios dos pratos mais rentáveis!
Quando sua equipe está bem treinada, o atendimento é outro. Sabemos que estamos vivendo em uma época de muitas telas e conexões com aparelhos tecnológicos. Portanto, quando há uma interação humana de forma assertiva, esclarecedora e que transmita a mensagem do local, há muito mais chances do seu cliente sair maravilhado.
E isso vai muito além de apenas elevar o seu restaurante ao patamar de “lovemark”, mas como também gastar mais em cada refeição. Por isso, treine a sua equipe para explicar os benefícios do prato X (que deve ser o mais rentável para o seu negócio). Independente de valores, foque no modo de fazer, nos ingredientes de qualidade, do feedback de outros clientes… Tudo isso vai ajudar você a vender mais do produto que lhe rende mais.
Analisando o ticket médio
É tudo uma questão de contas! É possível que o ticket médio da segunda-feira tenha um resultado mais baixo, comparado ao do final da semana. Por isso, você pode fazer uma promoção exclusiva para este dia da semana para impulsionar as vendas.
Ou ainda analise quais produtos contribuem mais com os resultados financeiros e promova-o nas redes sociais do restaurante.
Concluindo, o aumento do ticket médio é uma meta para todos os estabelecimentos de foodservice, afinal, ele indica se os clientes estão consumindo mais. E é isso que todos querem, não é mesmo?
Dica de ouro: use um sistema como aliado para aumentar o ticket médio
O sistema em nuvem da KCMS traz todos os indicadores do seu foodservice, desde vendas, estoque, ticket médio e até o fechamento do caixa.
Há também uma inteligência artificial que aprende com os dados e ajuda na gestão do seu negócio, onde você pode visualizar a previsão das vendas nos próximos dias e entender o comportamento de compra do seu consumidor.
Software para PDV: quais funcionalidades são mais importantes para o seu food service?
A KCMS também conta com o Pedemais Menu, o cardápio virtual do futuro! Basta o cliente sentar à mesa e ler um código QR pelo próprio smartphone. A seguir, ele tem acesso ao cardápio do estabelecimento e faz o seu pedido, que é diretamente enviado para a produção e lançado na mesa para cobrança posterior.
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Além disso, o delivery do Pedemais continua livre de cobrança de custos e taxas. Ative agora mesmo esse aplicativo já tem mais de 210 mil consumidores no Brasil.
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