Ninguém sabe o que o futuro reserva. Toda jornada precisa ser planejada antes de seguir caminho. Com empresas, não é diferente. A questão é: como elaborar um bom planejamento empresarial para o seu negócio sobreviver e ter sucesso a curto, médio e longo prazo?
Mesmo associado ao começo do empreendimento, o planejamento empresarial pode ser aplicado em diversos momentos porque o ambiente externo obriga as empresas a se adequarem, seja em crises financeiras ou até mesmo para ampliação da empresa.
Além disso, o planejamento é utilizado para traçar um retrato do mercado em relação à empresa. Com ele, é possível ter informações detalhadas do ramo de atividade, produtos e serviços, clientes, concorrentes, fornecedores, pontos fortes e fracos, ou seja, tudo para contribuir na gestão do negócio.
Como elaborar um bom planejamento empresarial de curto, médio e longo prazo?
Primeiramente, é preciso responder três simples perguntas que sintetizam o seu negócio. Segundo a orientação do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), é a partir delas que inicia-se a elaboração de um bom planejamento para a sua empresa:
- Onde estou?
- Para onde quero ir?
- Como chegar lá?
Agora, quer aprender como elaborar um bom planejamento empresarial aplicado à realidade do seu negócio? Confira abaixo as dicas que separamos para te ajudar:
Como elaborar um bom planejamento empresarial? Passo 1: Conheça o seu cenário de atuação
Por mais que as condições internas da empresa estejam favoráveis, a conjuntura externa nunca permanece bem por longos períodos. Na análise, inclua todos os fatores que podem influenciar o andamento do negócio, direta ou indiretamente.
Logo, um método bastante utilizado para avaliar as condições internas e externas é a Análise SWOT:
- S (do inglês strenght): significa as forças da empresa no momento. Exemplo: a tecnologia superior e o atendimento personalizado.
- W (do inglês weakness): diz respeito às fraquezas do negócio. Exemplo: funcionários desmotivados e problemas com fluxo de caixa.
- O (do inglês opportunities): projeta as oportunidades que as forças geram futuramente. Exemplo: diminuição do imposto sobre alguma matéria prima.
- T (do inglês threats): prevê as ameaças geradas pelas fraquezas no futuro. Exemplo: barreiras à exportação e inflação alta.
Passo 2: Estabeleça as metas no planejamento
Uma vez que os pontos sensíveis são conhecidos, é o momento de criar as metas a serem atingidas em curto, médio e longo prazo. Assim, você pode ter uma ideia sobre o que fazer daqui a 5, 10, 15 anos ou mais.
Além disso, dê preferências para as metas que podem ser quantificadas, por exemplo: aumentar o faturamento em 20% ou ser referência no setor dentro de 5 anos. Não esqueça de também considerar o tempo que pode levar para atingir o que deseja. Por mais ousado que seja o seu objetivo, ele deve ser viável tendo em vista o tempo de demanda.
Passo 3: Destaque ações e estratégias no planejamento
A estratégia é a forma com que se pretende alcançar as metas desejadas e a ação diz respeito às medidas práticas para realizá-las.
Exemplo prático:
- Objetivo: aumentar o ticket médio em 10% em três meses.
- Estratégia: lançar dois novos produtos que a concorrência não tem.
- Ações: contratar novos profissionais e realizar pesquisas de satisfação.
Contudo, para facilitar no processo de apontamento de soluções para os objetivos, conte com o apoio de uma equipe capacitada em reuniões do tipo brainstorming. Nesse caso, o papel do líder é organizar as propostas e montar um cronograma para realização das ações.
Agora é a hora de colocar em prática o planejamento, com o devido acompanhamento dos resultados. De qualquer forma, o mercado pode não se comportar conforme o esperado. Por isso, o plano deve ser revisto periodicamente de acordo com a evolução das ações tomadas.
Softwares de gestão
Dentre as ferramentas de planejamento estratégico disponíveis atualmente, os softwares têm se destacado no mercado cada vez mais. Um recurso que automatiza as atividades, monitora o estoque, relaciona-se com fornecedores e faz medições de faturamento em tempo real garante a segurança nos cálculos, evita retrabalho e libera a energia dos seus funcionários para outros trabalhos.
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