Aprenda como fazer promoção de forma criativa para aumentar as vendas do seu restaurante

Que o mercado gastronômico é um dos mercados mais competitivos que existem você já deve saber, mas o que fazer para se destacar?
Como fazer promoção de forma ágil e vender mais

Neste artigo, nós vamos te ensinar como fazer promoção de forma fácil e com bons resultados de venda.

Primeiramente, você precisa saber que para garantir o sucesso do seu restaurante é necessário que você:

  • Esteja sempre atento às novas tendências e tecnologias do mercado;
  • Saiba fazer diferentes tipos de estratégias comerciais.

Desta maneira, além de facilitar o funcionamento do seu restaurante, você estará melhorando também a experiência do seu cliente. 

Portanto, fique atento às dicas para aprender como fazer uma promoção que seja um sucesso de vendas. 

Isso tudo de forma ágil e sem muito stress, que será essencial para a manutenção do seu restaurante.

O que você vai ver neste artigo:

  • Tenha um objetivo traçado 
  • Defina o público alvo
  • Determine o tempo de duração
  • Avalie os custos da promoção 
  • Revise o planejamento
  • Ideias de promoção 
  • Tenha um sistema de gestão 

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Antes de tudo, é preciso que você tenha algumas diretrizes definidas e organizadas antes de fazer a promoção, como por exemplo:

Como fazer promoção com um objetivo traçado 

É provável que você esteja interessado em aprender como fazer promoção de forma ágil e prática para atrair novos clientes. 

Além disso, é importante também fidelizar aquele cliente antigo que tem um ticket médio menor do que o esperado. 

Por isso, é muito importante que você tenha o objetivo da sua campanha bem traçado antes de lançar a promoção no ar.  

Como fazer promoção com a definição do público-alvo 

Depois que você já estabeleceu o seu objetivo, é necessário definir o público-alvo que você quer atingir com a promoção. 

Isto é, você precisa analisar qual o tipo de cliente você quer atrair para o seu restaurante.

Determine o tempo de duração da ação

A partir disso, o terceiro passo para fazer a sua promoção dar certo é determinar o tempo de duração que a promoção terá.

Afinal, você precisa definir a data da finalização antes mesmo de começar a promoção.

Essa etapa é importante para que você consiga se organizar em relação ao estoque e possíveis imprevistos.

Avalie os custos da promoção

Assim que os pontos acima estiverem definidos e organizados, será a hora de avaliar os custos da campanha.

Desta forma, o gestor pode entender como fazer a promoção funcionar com o orçamento definido. 

Revise o planejamento

Depois que você seguir todos os passos citados acima, chegou a hora de revisar todo o planejamento para, enfim, fazer a promoção.

Ideias de promoções 

Agora que você já sabe como fazer promoção e já tem o seu plano de ação pronto e revisado, chegou a hora de decidir qual tipo de promoção será o melhor para o seu restaurante. 

Mas lembre-se que, acima de tudo, é preciso ser criativo na hora de fazer promoção. Somente assim você consegue se destacar e chamar a atenção do consumidor. 

Desconto em produtos selecionados

Dentre todas as opções de promoções para restaurante, oferecer descontos em produtos selecionados pode ser a melhor opção.

Nesse caso, você pode ter o intuito de divulgar um prato que não tenha tanta saída em comparação com as outras opções do seu cardápio.

Como fazer promoção com combos

Combos

Com toda a certeza, a opção de combos tem grande poder de conversão e aumento de ticket médio. 

Pois é muito provável que, ao adquirir um combo, o consumidor inclua outro item como acompanhamento no seu carrinho. 

Como por exemplo: 1 combo (1 lanche + 1 refrigerante) com adicional de batata frita. 

Desconto no primeiro pedido

Para que você conquiste clientes novos, existe a opção de fazer promoção com desconto no primeiro pedido.

Se acaso você perceber que os números estão aumentando por conta desse modelo de promoção, você pode mantê-lo fixo. 

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Descontos temáticos

Sem dúvida, fazer promoção conforme as datas temáticas também é uma maneira de aumentar o seu número de vendas, dependendo do seu público-alvo. 

Para exemplificar: promoção com um jantar de Dia dos Namorados com um cardápio especial, oferecendo entrada, prato principal e sobremesa.

Compre um, ganhe outro

No entanto, ainda existe a motivação para fazer promoção e reduzir algum produto no estoque.

Nesse sentido, a opção “compre um, ganhe outro” pode valer a pena. Entretanto, é interessante que você aplique esse tipo de promoção somente em produtos que tenham menos saída de estoque.

Programa de fidelidade

Assim que você já conquistou, chegou a hora de fidelizar esse cliente. 

Crie um programa de fidelidade, onde os consumidores possam receber recompensas por estarem comprando no seu restaurante e não no concorrente. 

Aliás, pode ser um sistema de pontos ou até mesmo um jogo.

Programa de indicação: indique e ganhe

Da mesma forma que o cliente fidelizado gosta do seu estabelecimento, ele pode indicar para conhecidos.

Se houver opção de ganhar algum prêmio com isso, já é uma motivação a mais, não concorda?

No programa de indicações, o cliente indica um amigo e ganha descontos em troca, por exemplo. 

Com isso os seus custos em divulgação poderão diminuir nesse período de promoção.

Tenha um sistema de gestão para ajudar a organizar as suas vendas

Por fim, é hora de colocar esses passos em prática, agora que você já aprendeu como fazer promoção.

E você sabia que um sistema de gestão pode te ajudar a fazer tudo isso de forma prática e ágil?

Visto que o seu restaurante merece o melhor e mais completo sistema de gestão de restaurantes, a KCMS é a melhor opção para o seu negócio.

O sistema para restaurantes da KCMS oferece:

  • Comanda eletrônica;
  • Integração Ifood;
  • Combos adicionais; 
  • Relatórios;
  • Aplicativo de delivery;
  • Vendas de balcão;
  • Cardápio digital online.

Além de todas essas opções para gerenciar o seu restaurante, o sistema KCMS ainda conta com uma plataforma em nuvem.

Assim, todos os seus dados ficarão seguros e, acima de tudo, é um sistema prático e de fácil acesso para que toda a sua equipe possa utilizar sem complicações.

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Em resumo… 

A fim de conquistar novos clientes para o seu restaurante, a criatividade deve estar sempre presente e não será diferente quando for aprender a como fazer promoção.

Desde que você siga as dicas oferecidas neste artigo e utilize o sistema KCMS, sem dúvidas o seu faturamento irá ter um aumento significativo, junto com o aumento da sua clientela. 

Veja alguns links que poderão ajudar você:

Blog | Universidade KCMS | Central de Ajuda

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