Neste artigo, nós vamos te ensinar como fazer promoção de forma fácil e com bons resultados de venda.
Primeiramente, você precisa saber que para garantir o sucesso do seu restaurante é necessário que você:
- Esteja sempre atento às novas tendências e tecnologias do mercado;
- Saiba fazer diferentes tipos de estratégias comerciais.
Desta maneira, além de facilitar o funcionamento do seu restaurante, você estará melhorando também a experiência do seu cliente.
Portanto, fique atento às dicas para aprender como fazer uma promoção que seja um sucesso de vendas.
Isso tudo de forma ágil e sem muito stress, que será essencial para a manutenção do seu restaurante.
O que você vai ver neste artigo:
- Tenha um objetivo traçado
- Defina o público alvo
- Determine o tempo de duração
- Avalie os custos da promoção
- Revise o planejamento
- Ideias de promoção
- Tenha um sistema de gestão
Quer ter uma gestão completa do restaurante? Conheça o sistema KCMS
Antes de tudo, é preciso que você tenha algumas diretrizes definidas e organizadas antes de fazer a promoção, como por exemplo:
Como fazer promoção com um objetivo traçado
É provável que você esteja interessado em aprender como fazer promoção de forma ágil e prática para atrair novos clientes.
Além disso, é importante também fidelizar aquele cliente antigo que tem um ticket médio menor do que o esperado.
Por isso, é muito importante que você tenha o objetivo da sua campanha bem traçado antes de lançar a promoção no ar.
Como fazer promoção com a definição do público-alvo
Depois que você já estabeleceu o seu objetivo, é necessário definir o público-alvo que você quer atingir com a promoção.
Isto é, você precisa analisar qual o tipo de cliente você quer atrair para o seu restaurante.
Determine o tempo de duração da ação
A partir disso, o terceiro passo para fazer a sua promoção dar certo é determinar o tempo de duração que a promoção terá.
Afinal, você precisa definir a data da finalização antes mesmo de começar a promoção.
Essa etapa é importante para que você consiga se organizar em relação ao estoque e possíveis imprevistos.
Avalie os custos da promoção
Assim que os pontos acima estiverem definidos e organizados, será a hora de avaliar os custos da campanha.
Desta forma, o gestor pode entender como fazer a promoção funcionar com o orçamento definido.
Revise o planejamento
Depois que você seguir todos os passos citados acima, chegou a hora de revisar todo o planejamento para, enfim, fazer a promoção.
Ideias de promoções
Agora que você já sabe como fazer promoção e já tem o seu plano de ação pronto e revisado, chegou a hora de decidir qual tipo de promoção será o melhor para o seu restaurante.
Mas lembre-se que, acima de tudo, é preciso ser criativo na hora de fazer promoção. Somente assim você consegue se destacar e chamar a atenção do consumidor.
Desconto em produtos selecionados
Dentre todas as opções de promoções para restaurante, oferecer descontos em produtos selecionados pode ser a melhor opção.
Nesse caso, você pode ter o intuito de divulgar um prato que não tenha tanta saída em comparação com as outras opções do seu cardápio.
Combos
Com toda a certeza, a opção de combos tem grande poder de conversão e aumento de ticket médio.
Pois é muito provável que, ao adquirir um combo, o consumidor inclua outro item como acompanhamento no seu carrinho.
Como por exemplo: 1 combo (1 lanche + 1 refrigerante) com adicional de batata frita.
Desconto no primeiro pedido
Para que você conquiste clientes novos, existe a opção de fazer promoção com desconto no primeiro pedido.
Se acaso você perceber que os números estão aumentando por conta desse modelo de promoção, você pode mantê-lo fixo.
Tenha mais controle e agilidade com um sistema frente de caixa eficiente
Descontos temáticos
Sem dúvida, fazer promoção conforme as datas temáticas também é uma maneira de aumentar o seu número de vendas, dependendo do seu público-alvo.
Para exemplificar: promoção com um jantar de Dia dos Namorados com um cardápio especial, oferecendo entrada, prato principal e sobremesa.
Compre um, ganhe outro
No entanto, ainda existe a motivação para fazer promoção e reduzir algum produto no estoque.
Nesse sentido, a opção “compre um, ganhe outro” pode valer a pena. Entretanto, é interessante que você aplique esse tipo de promoção somente em produtos que tenham menos saída de estoque.
Programa de fidelidade
Assim que você já conquistou, chegou a hora de fidelizar esse cliente.
Crie um programa de fidelidade, onde os consumidores possam receber recompensas por estarem comprando no seu restaurante e não no concorrente.
Aliás, pode ser um sistema de pontos ou até mesmo um jogo.
Programa de indicação: indique e ganhe
Da mesma forma que o cliente fidelizado gosta do seu estabelecimento, ele pode indicar para conhecidos.
Se houver opção de ganhar algum prêmio com isso, já é uma motivação a mais, não concorda?
No programa de indicações, o cliente indica um amigo e ganha descontos em troca, por exemplo.
Com isso os seus custos em divulgação poderão diminuir nesse período de promoção.
Tenha um sistema de gestão para ajudar a organizar as suas vendas
Por fim, é hora de colocar esses passos em prática, agora que você já aprendeu como fazer promoção.
E você sabia que um sistema de gestão pode te ajudar a fazer tudo isso de forma prática e ágil?
Visto que o seu restaurante merece o melhor e mais completo sistema de gestão de restaurantes, a KCMS é a melhor opção para o seu negócio.
O sistema para restaurantes da KCMS oferece:
- Comanda eletrônica;
- Integração Ifood;
- Combos adicionais;
- Relatórios;
- Aplicativo de delivery;
- Vendas de balcão;
- Cardápio digital online.
Além de todas essas opções para gerenciar o seu restaurante, o sistema KCMS ainda conta com uma plataforma em nuvem.
Assim, todos os seus dados ficarão seguros e, acima de tudo, é um sistema prático e de fácil acesso para que toda a sua equipe possa utilizar sem complicações.
Ganhe um teste gratuito agora!
Em resumo…
A fim de conquistar novos clientes para o seu restaurante, a criatividade deve estar sempre presente e não será diferente quando for aprender a como fazer promoção.
Desde que você siga as dicas oferecidas neste artigo e utilize o sistema KCMS, sem dúvidas o seu faturamento irá ter um aumento significativo, junto com o aumento da sua clientela.
Veja alguns links que poderão ajudar você:
Blog | Universidade KCMS | Central de Ajuda
Também siga a KCMS nas redes sociais e fique por dentro de todo o nosso conteúdo: Facebook, Instagram e Youtube.