Já sabe como funciona o iFood? Um enorme crescimento de mais de 50% em um ano e quase 50 milhões de entregas mensais: este é o iFood.
O aplicativo de entregas mais popular no Brasil, portanto, levanta a questão: Como funciona o iFood e quais as vantagens e desvantagens? Apesar da disputa ficando cada vez mais acirrada no mercado, muitos restaurantes preferem o “vermelhinho”.
Para se ter ideia da força que o iFood pode ter, basta olhar os números. De acordo com o site Consumidor Moderno, o app já chegou a ter 2,5 milhões de pedidos feitos em um único dia.
Além disso, é o mais lembrado do mercado. O iFood é a opção predileta de 60% dos usuários.
Mas vale a penda vender pelo iFood para restaurantes pequenos? Este sistema é bom para as lojas ou só para os clientes? É isso que vamos descobrir juntos até o fim deste post. Vamos lá?
Antes de entender se vale a pena vender pelo iFood…
Precisamos, portanto, entender que vivemos em uma sociedade cada vez mais conectada. Por esse motivo, contudo, a maior parte dos serviços e formas de consumo estão se tornando digitais.
Com o mercado de entregas de comida, essa realidade não é diferente.
- Os aplicativos de entrega de comidas estão conquistando um público que cresce diariamente. Estes apps, contudo, são grandes aliados de gestores de restaurantes da alimentação.
- Eles oferecem maior visibilidade e praticidade na entrega de comidas, sem que isso acarrete grandes custos.
A seguir, acompanhe como funciona o iFood quais são as principais vantagens e desvantagens e entenda como ele poderá ajudar o seu negócio a prosperar. Preparado? Então continue acompanhando!
Como funciona o iFood para restaurantes?
É uma das maiores plataformas de pedidos do Brasil, permite que seu restaurante esteja visível para os usuários do aplicativo realizarem pedidos para serem entregues ou retirados.
Desta forma, você tem mais um canal de vendas! Assim, aumentando seu faturamento.
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Sou dono de um restaurante: como cadastrar no iFood?
O iFood está muito muito ligado nas questões de usabilidade do aplicativo. Por isso, a empresa facilita bastante para que os consumidores e donos de estabelecimentos de food service possam realizar o cadastro de maneira fácil.
Portanto, veja abaixo o passo a passo para consumidores e para restaurantes.
Como funciona o iFood para o cliente
- Instalar o app no celular;
- Cadastrar o endereço para entrega;
- Cadastrar o cartão para pagamento;
- Realizar o pedido.
Como funciona o iFood para o restaurante
- Entrar em contato com o iFood e fazer a afiliação;
- Cadastrar o cardápio que estará disponível para pedidos;
- Receber o pedido através do sistema iFood ou de seu próprio sistema integrado;
- Realizar a produção do pedido;
- Autorizar o entregador levar o pedido até o cliente.
Quais são as vantagens e desvantagens do iFood para restaurantes?
Vamos começar pelas vantagens do iFood para o restaurante!
Agora que já entendemos como funciona o iFood, vamos descobrir que plataforma oferece diversas vantagens para os restaurantes, confira quais são as principais delas:
• Clientela satisfeita
Ao cadastrar o seu restaurante no iFood, seus clientes contarão com a facilidade de acessar e escolher itens do seu cardápio pelo computador ou pelo aplicativo. Isso ajuda a poupar longas esperas pessoalmente ou via telefone e agilizando o processo de compra.
Desse modo, sua clientela poderá fazer pedidos aonde quer que estejam. Além disso, terá a navegação rápida, fluída e a receber seus pedidos sem o menor tipo de esforço ou deslocamento.
Um dos fatores que aumenta a satisfação de quem esta realizando o pedido é o tempo para a entrega, uma vez que, quem está pedindo esta com fome!
• Facilidade para cadastro
É muito simples fazer o cadastro na plataforma do iFood. Você precisa apenas fazer o seu cadastro no site. Após isso, a equipe do iFood entrará em contato com você em poucos dias. Depois, seu restaurante já aparecerá no aplicativo.
Com isso, sua marca estará visível para um número muito maior de consumidores. As suas chances de aumento de vendas crescerão exponencialmente.
• Gerenciamento simplificado
O gerenciamento da sua conta online no iFood é extremamente simples, e você poderá realizar qualquer mudança ou atualização no menu de edição. Tudo de maneira ágil e com atualização em tempo real.
Com essa vantagem, você ficará livre da necessidade de edição, diagramação e impressão de novos cardápios sempre que surgir uma novidade ou alteração.
Assim, fotos, cadastro de novos itens, novos pratos e atualizações de preços podem ser adicionados instantaneamente.
• Diversidade de clientes em apenas um lugar
A base de clientes do iFood é uma das maiores do mundo. Isso ajudará o seu restaurante a conquistar novos clientes e ser divulgado por um grande número de potenciais consumidores.
Dessa maneira, dependendo do seu nicho de atuação no ramo alimentício, você poderá aumentar seu número de pedidos e vendas, sem necessariamente precisar ampliar sua estrutura física.
• Publicidade facilitada
O uso da plataforma do iFood oferece, além de uma grande visibilidade de marca para a sua empresa e um fortalecimento de nome do mercado, uma grande economia com publicidade e divulgação.
Por esse motivo, você poderá diminuir seus gastos com divulgação online (como anúncios, campanhas nas redes sociais), ao mesmo tempo em que tem um maior número de vendas.
• Vantagens operacionais
O sistema do iFood é extremamente ágil e completo. Como o cliente tem, na tela, todo o cardápio, detalhes dos pratos e preços, ele pode escolher tudo com total autonomia, sem que você precise contratar pessoas para o atendimento ou ocupar linhas telefônicas.
Além disso, por ser tudo realizado digitalmente, os casos de erros de pedido são mais escassos, bem como o número de devoluções, queixas ou desentendimentos.
• Segurança no pagamento
Na opção de pagamento online o próprio iFood recebe e posteriormente realiza o repasse do pagamento. Desta forma, traz a segurança e facilidade no recebimento.
Entrega fácil iFood
Com o entrega fácil iFood, você pode utilizar os serviços de logística da foodtech para atender os pedidos recebidos de outros canais de venda como por exemplo o Pedemais da KCMS.
Desta forma seu restaurante pode receber os pedidos por outros aplicativos, WhatsApp, telefone e outros que a logística providência a entrega.
Como funciona a Entrega Fácil do iFood
- Os pedidos são recebidos pelo Pedemais da KCMS, serviços de mensagens e redes sociais;
- O pedido é lançado no Gestor de Pedidos do iFood;
- No gestor você consulta a taxa de entrega e a disponibilidade de entregadores;
- Ao localizar um entregador, o mesmo retira o pedido e realiza a entrega ao cliente.
E quais são as “desvantagens” do iFood para o restaurante?
Como tudo nesse mundo, o iFood também tem seus aspectos negativos e que, em alguns casos, desestimula empreendedores do ramo alimentício a usar a plataforma.
A seguir, listaremos alguns desses problemas e desvantagens. Confira!
• Depender da internet
Um dos primeiros pontos que pode gerar dificuldades no que refere-se à utilização do iFood é a sua completa dependência da internet. Logo, se o usuário está sem acesso ou com uma conexão de má qualidade, ele simplesmente não conseguirá realizar pedidos pelo app.
O mesmo vale para os estabelecimentos que precisarão sempre contar com uma conexão segura e estável, para que não haja problemas no recebimento de pedidos e eventual comunicação com os clientes.
• Padronizar layout
O aplicativo do iFood tem um layout comum para todos os restaurantes cadastrados, o que gera uma certa dificuldade de conquista de destaque na plataforma, uma vez que o nome da marca será o principal fator de diferenciação.
Para contornar esse problema, o ideal é investir em fotos boas dos produtos comercializados, em descrições atraentes e bem organizadas, além de um perfil bem articulado e atrativo para a clientela.
• Comissão elevada
Provavelmente, um dos aspectos que mais desencoraja donos e gestores de restaurantes a incluir suas marcas no iFood é a porcentagem cobrada pela marca para manter os restaurantes cadastrados.
O valor cobrado pode variar entre 15% e 27% do valor de cada pedido, o que acarreta em duas possibilidades de resultado para os donos de restaurantes:
- Ou mantém o produto final com valor encarecido para o cliente ou
- Perde-se um pouco no faturamento por quantidade, em prol da quantidade — o que é uma medida arriscada, haja vista que não existem garantias de que esta será uma estratégia eficaz.
Entretanto, embora existam outras possibilidades de aplicativos que cobram comissões menores, dificilmente qualquer um deles oferecerá a visibilidade de marca proporcionada pelo iFood.
• Concorrência elevada
A concorrência entre restaurantes dentro do próprio aplicativo é outro fator que pode dificultar os bons resultados nas vendas. Isso ocorre porque o espaço é compartilhado por milhares de marcas, incluindo concorrentes diretos do mesmo segmento da sua atuação.
Para enfrentar a concorrência, talvez seja preciso investir mais em publicidade para fortalecer o nome da sua marca ou pensar em reduzir os preços para tornar seu produto mais atraente em meio a tantos outros da mesma categoria.
Como todo investimento, portanto, cadastrar seu restaurante no iFood pode ser tanto arriscado quanto promissor.
É preciso, por exemplo, pensar bem nos objetivos que você tem para com o aplicativo e os resultados esperados. Com um pouco de planejamento tudo é possível certo?
Como vender no iFood de forma efetiva?
Portanto, agora que você já conhece os prós e os contras de cadastrar seu estabelecimento no iFood, é possível que você já consiga responder a pergunta: “Como funciona o iFood e se vale a pena ou não vender pelo aplicativo?”.
Se a resposta for “sim”, chegou a hora de conhecer algumas estratégias poderosas para conseguir ainda mais clientes e se diferenciar da concorrência. Confira!
Estruture seu serviço de delivery
Antes de mais nada, é fundamental que você estruture bem sua operação, antes mesmo de começar a receber pedidos. Aqui, é fundamental cobrir os seguintes pontos:
- Área de atuação: você pretende limitar sua atuação ao entorno da sua base de operações, ou prefere já alcançar toda a cidade? É importante levar em conta nessa escolha os custos envolvidos na entrega e como você pretende cobrar sua taxa de entrega: cobrará uma taxa variável de acordo com cada bairro ou uma taxa média fixa que cubra os custos gerais?
- Horário de atendimento: algumas lojas, por exemplo, recebem poucos pedidos de entrega durante a semana ou durante algum período do dia, e preferem focar seus esforços nos momentos de maior demanda e reduzir custos. Outras empresas, por outro lado, optam por oferecer o serviço de delivery em tempo integral, estando sempre à disposição de clientes em potencial;
- Equipe para entrega: à medida que a demanda pelos seus produtos aumenta, por exemplo, é importante formar uma equipe dedicada a atender os clientes do delivery. Contudo, misturar as operações local e de entrega pode causar grandes transtornos, levando sua empresa a atender mal tanto seus clientes em casa quanto na loja.
Elabore material personalizado
Panfletos, folders, cartões e adesivos são excelentes formas de divulgar seus produtos e serviços, deixando sua marca visível para seu cliente, mesmo depois da refeição, por exemplo.
Imprima, portanto, pequenos cardápios que possam estar sempre à mão e distribua-os com cada refeição. Também é uma boa distribuir panfletos nas redondezas da sua base de operações.
Crie um programa de fidelidade
Um programa de recompensas baseado em compras pode aumentar, por exemplo, em até 30% a recorrência de pedidos em seu estabelecimento.
Pesquisas também indicam, portanto, que não há diferença no retorno dos clientes, se você oferece um bônus a cada 5 ou 10 compras: o importante aqui é a promessa da recompensa.
Uma forma de chamar ainda mais atenção para seu programa de fidelidade é por meio de mensagens de texto personalizadas. Nelas você pode lembrar seus clientes de quanto falta para que ganhem sua recompensa.
Entretanto, é importante que você tenha em mãos os custos certos de produção dos seus produtos, garantindo assim que uma estratégia que deveria aumentar seus lucros, não acabe corroendo sua margem de ganhos por falta de um planejamento financeiro eficiente.
Tenha uma boa presença online
Sabemos que hoje, portanto, se você está fora da internet seu negócio será lesado. Se você quer que seu negócio dê certo, uma presença digital, contudo, é muito importante.
Embora Facebook e Instagram sejam essenciais, também é bom criar um perfil de WhatsApp. Por meio dele você pode ter uma conversa mais direta com seu público, fazendo promoções e descontos.
Resposta Rápida no WhatsApp para restaurantes: sugestões criativas
Apesar das desvantagens, é possível ver que o iFood para restaurantes é uma ótima ferramenta para aumentar suas vendas. Sendo assim, não deixe de investir nessa aplicativo para otimizar o faturamento do seu negócio.
E então, está decidido a usar o iFood para restaurantes? Aproveite para curtir a nossa página do Facebook e ficar por dentro de muitos outros conteúdos como este!
Central de atendimento iFood
Além de ser possível entrar em contato com a central de atendimento do iFood diretamente pelo Gestor, também existe o iFood Telefone.
O número de telefone do iFood é o (011) 4003-0706. Porém ao ligar uma mensagem informa que está inoperante.
Dica: tenha o seu próprio sistema de delivery sem taxas
Agora que você já sabe como funciona o iFood e quais são suas vantagens e desvantagens, já pensou em ter clientes satisfeitos e atendimento mais rápido usando um aplicativo livre de custos e taxas?
A KCMS desenvolveu, portanto, o Pedemais, o seu próprio cardápio digital online e sistema de delivery que proporciona uma economia que pode ser grande, por não gerar custos com taxas e comissões.
Com esse aplicativo, você disponibiliza o seu cardápio para que o cliente possa fazer o pedido sem instalar nada, assim, recebendo diretamente no WhatsApp, de forma simples e fácil.
Dentre as vantagens, portanto, o contato direto com o cliente se mostra importante para estabelecer fidelidade, credibilidade e resolver rapidamente problemas.
Contudo, sem disputa no mesmo aplicativo, é fácil fazer promoções e oferecer novas vantagens aos seus clientes, além de programas de prêmios. Gostou? Solicite o seu aplicativo delivery gratuito!
Saiba também como você pode tornar seu atendimento um aliado das vendas em seu restaurante com o guia a seguir:
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