No contexto atual, quem for capaz de analisar o mercado e identificar oportunidades de inovação sairá na frente. Se você tem um negócio de alimentação, é preciso verificar o que mudou por conta da pandemia, o que se pode oferecer de novidade e lucrar com inovação no seu restaurante.
A partir de agora, a conexão digital entre as empresas e os clientes é um requisito básico para assegurar a fidelização. Além disso, outro ponto que passa a ter peso são as medidas de higiene e segurança que o estabelecimento toma para proteger os consumidores.
Desta forma, as novas formas de trabalho e consumo pedem uma sinergia entre as realidades física e digital. O mundo não é só físico, porque o consumidor escolhe o próprio pedido dentro de casa, mas também não pode ser só digital, pois ele continua consumindo.
Como lucrar com inovação no seu restaurante?
Primeiramente, antes lucrar com inovação no seu restaurante, vem o processo de análise dos hábitos dos clientes para saber o que tem mais demanda. Por isso, há estabelecimentos que introduziram opções mais saudáveis nos cardápios, combos para famílias e até adaptaram toda a operação para atender apenas por delivery e retirada.
Por outro lado, é importante ir além do básico – fazer uma refeição e entregar, pois você também pode criar materiais ensinando uma receita que combina com o seu prato ou como aquecer o seu produto em casa, de forma com que as pessoas vivenciem uma experiência gastronômica em casa.
Aliás, restaurantes e bares que já voltaram a receber pessoas para comer dentro do estabelecimento tiveram que repensar na disposição das mesas. Lembrando que deve ser de forma atrativa e ao mesmo tempo respeitando o distanciamento social.
Ainda sobre o layout, não utilize aquela forma de disposição que faz com que o cliente passe por todas as mesas e ande até o fundo para pedir alguma coisa. Aposte em cardápios virtuais e com pouco contato com garçons.
Como inovar no longo prazo?
Ao pensar no longo prazo, quando a pandemia tiver sido superada, aposte em ambientes que façam o consumidor passar mais tempo no local, Consequentemente, ele vai consumir mais.
Na verdade, a inovação se trata de que o cliente sinta que “algo a mais” está sendo feito para atraí-lo ao seu estabelecimento.
- Leia mais: Como será o futuro dos restaurantes?
Por fim, será desafiador neste primeiro momento, por conta do aperto financeiro, altas taxas de desemprego e maior competição entre os estabelecimentos.
Mas, ao mesmo tempo, tudo isso serve como um estímulo para os negócios se reinventarem. Quando esse momento passar, quem estiver adaptado às novas formas de consumo terá oportunidades de crescimento e lucratividade.
Sistema KCMS
Ter controle sobre as operações do seu negócio é um dos primeiros passos para lucrar com inovações. O sistema em nuvem da KCMS traz todos os dados do seu foodservice, desde vendas, estoque, ticket médio e até o fechamento do caixa.
Há também uma inteligência artificial que aprende com os dados e ajuda na gestão do seu negócio, onde você pode visualizar a previsão das vendas nos próximos dias e entender o comportamento de compra do seu consumidor.
A KCMS também tem o lançamento recente do Pedemais Menu, o cardápio virtual do futuro! Basta o cliente sentar à mesa e ler um código QR pelo próprio smartphone. A seguir, ele tem acesso ao cardápio do estabelecimento e faz o seu pedido, que é diretamente enviado para a produção e lançado na mesa para cobrança posterior.
Clique aqui e saiba mais sobre os planos do sistema da KCMS.
Além disso, o delivery do Pedemais continua livre de cobrança de custos e taxas. Ative agora mesmo esse aplicativo já tem mais de 210 mil consumidores no Brasil.
Quer saber outras formas que a KCMS pode ajudar na gestão do seu negócio? Fale com um especialista!
Siga a KCMS nas redes sociais e fique por dentro de todo o nosso conteúdo: Facebook, Instagram e no Youtube.