Melhorar o movimento de um restaurante pode parecer uma missão considerada difícil para gestores. O assunto causa tanta preocupação que é um dos termos mais buscados nas ferramentas de pesquisas quando o assunto é restaurante.
Os especialistas da KCMS se uniram para criar um artigo completo sobre como você, empreendedor de um pequeno, médio ou grande estabelecimento, pode melhorar o movimento de um restaurante com ações assertivas.
Para que você consiga entender de maneira prática, separamos as nossas dicas em três etapas:
- O planejamento
- A execução
- A análise
Desta forma, portanto, você terá um plano de ação mais concreto para que possa aplicar em seu estabelecimento. Lembrando que você não precisa, por exemplo, seguir todas as dicas. Avalie quais são as melhores opções para o seu público, restaurante e, principalmente, para o seu bolso.
Vamos lá?
Fase 1: o planejamento
A primeira impressão é a que fica
Faça um simples exercício: tente observar o seu restaurante como um cliente. Portanto, saia do seu estabelecimento, entre e observe. O que te agrada? Seu restaurante pode melhorar no que? O que deve ser potencializado?
O ser-humano é movido a sensação, então é importante que o espaço seja organizado, bonito, limpo e agradável. Portanto, invista em sons ambiente, decoração, móveis de qualidade e confortáveis. Faça com que o seu cliente queira, por exemplo, sempre “voltar” ao seu salão. Afinal, sabemos que quando o cliente está presencialmente tende a gastar mais.
Como melhorar o movimento de um restaurante? Faça um planejamento de marketing
Ter um restaurante bonito, organizado e limpo, mas sem movimento é como abrir uma loja no meio do deserto, por exemplo. Sabemos que vivemos em tempos de bastante exposição, fotos, vídeos e publicações na internet. Que tal, portanto, investir em uma reforma na fachada?
Você pode também, por exemplo, investir em um “espaço Instagamável”. Trata-se de um espaço destinado a fotos e vídeos. Isso vai gerar exposição nas redes sociais e despertar o desejo em outros possíveis clientes.
Ofereça um motivo: isso vai ajudar a melhorar o movimento de um restaurante
Muito mais do que um prato delicioso ou um espaço confortável, pense em pequenas ações que sirvam como um “motivo” para que o seu cliente escolha ir ao seu salão. Isso pode ser algo promocional que exija investimentos, como brindes, ou algo exclusivo.
Já pensou em, por exemplo, oferecer um prato extremamente especial e que esteja na moda apenas para quem for presencialmente ao seu salão? Pode ser também, contudo, algo com tempo “limitado”. Isso trabalha o gatilho mental da escassez e, além de tudo, gera novidades no seu cardápio e ajuda a melhorar o movimento de um restaurante.
Fase 2: A execução
Economize tempo
Tendo um sistema de gestão de pedidos, você vai aumentar a eficácia do seu trabalho. Com a automação oferecida por um software para PDV de qualidade, haverá em seu estabelecimento, portanto, uma agilidade no atendimento ao cliente, que passará menos tempo na fila ou esperando um prato. Como consequência, terá uma melhor experiência de compra, por exemplo.
Impressione com o cardápio
O cardápio físico, como conhecemos, está tendo os seus dias contados. Por mais bonito e bem impresso que ele seja, dificilmente conseguirá, por exemplo, ser mais atrativo do que um cardápio digital. Com a possibilidade de uma tela em frente ao seu cliente, o restaurante consegue incluir, portanto, mais fotos, vídeos, descrições animadas e até mesmo vídeos de apresentação de cada prato. É um trabalho adicional e um investimento. Portanto, a novidade e a experiência que este item terá sobre o seu cliente não tem preço!
Atendimento personalizado ajuda a melhorar o movimento de um restaurante
Tenho certeza, contudo, que você já ficou com vontade de ir a uma famosa rede de hamburgueria em que os garçons, a uma determinada hora, param para fazer uma apresentação de dança. Isso é uma novidade muito bacana, né?
Surpreender no atendimento ao seu cliente não significa, necessariamente, dançar como foi dito acima. Mas, por exemplo, você pode conversar com a sua equipe e ver que tipo de ação inovadora você pode fazer para atrair mais clientes.
Será que algum garçom do seu espaço não tem um talento escondido que queira mostrar? Um show de mágica? Um stand-up comedy de surpresa? Hoje em dia, na era das redes sociais, toda surpresa é compartilhada e você ganha, por exemplo, uma propaganda gratuita nas redes sociais dos seus clientes!
Veja mais dicas sobre o assunto com o CEO da KCMS, Kerler Chaves, em conversa com Jose Urbano, mais conhecido como chefe Zézinho.
Novidades sempre ajudam a melhorar o movimento de um restaurante
Um empreendedor deve sempre estar de olho em seu mercado de atuação. Portanto, você, empreendedor da área de food service, deve separar um tempo para ler semanalmente (no mínimo) notícias e artigos sobre a sua área.
Se informar é a melhor forma de ter ideais para inovar no seu estabelecimento. O fato é o seguinte: quem fica parado no tempo, fica para trás. Leia, por exemplo, sobre novidades em restaurantes em outros estados e até mesmo em outros países. Quem sabe você não pode ser o pioneiro no Brasil – ou na sua cidade – com algum tipo de atendimento, prato ou ação de propaganda?
Uma dica: pensando nisso a KCMS criou o blog. Uma área do nosso site para você, empreendedor, aprender e ter insights importantes no ramo do foodservice. Acesse e veja as matérias. Apostando em um conteúdo “evergreen”, ou seja, um conteúdo que não fica velho.
Fase 3: a análise!
Melhorar o movimento de um restaurante precisa de interpretação de dados!
Nós separamos alguns insights importantes para você implementar em seu restaurante. São ações de marketing, de fidelização do cliente, de melhoria na estrutura do seu espaço e mais… Contudo, se você ao fim de um determinado período (semana, mês, bimestre…) não reservar um tempo para analisar os resultados que essas ações trouxeram…. Nada valerá a pena.
Não basta melhorar o movimento de um restaurante. Você precisa saber de onde vieram tais melhoras. Busque, contudo, formas de entender de onde os seus clientes chegaram e o motivo.
As, por exemplo, métricas são números importantes para um empreendedor como você entender onde as ações estão dando resultados e onde você e sua equipe precisam melhorar a execução.
Uma métrica básica é a de aquisição de clientes. Portanto, descobrir, seja por meio de conversas ou pesquisas, as respostas para as seguintes perguntas é essencial:
- Como você ficou sabendo do nosso restaurante?
- O que te fez vir para cá?
- Após sua refeição, você sai surpreendido?
Outras métricas que você deve analisar, após uma promoção, por exemplo, é:
- O meu ticket médio aumentou? (Número de clientes atendidos ÷ valor total de vendas no período);
- Tive um aumento no número de clientes únicos?
- O valor investido na campanha de atração de clientes superou o valor do ticket médio?
E outras perguntas que vão variar de campanha a campanha. Por exemplo, se você fez uma campanha para atrair pessoas às quartas-feiras, você deve fazer uma média de número de clientes atendidos nas últimas 4 semanas e ver se o dia da sua promoção superou esta média.
Mais uma dica para melhorar o movimento de um restaurante:
Além disso, se o seu software para restaurantes for da KCMS, você conseguirá ter acesso a diversos dados importantes que ajudarão você a entender o comportamento do seu público.
Com a ajuda de uma moderna inteligência artificial, por exemplo, você recebe dados complexos de forma simplificada, facilitando a tomada de decisão em momentos importantes. Somos referência no mercado brasileiro!
Você ainda não usa os softwares da KCMS e precisa conhecer o sistema? Portanto, aposte no plano gratuito do nosso software para restaurantes. São diversas funções para você modernizar e melhorar o seu atendimento, por exemplo. Clique aqui e descubra.
Com o plano Start você terá acesso a:
- Gestão para Restaurantes,
- PedeMais (app de delivery grátis);
- Pedemais Menu (Cardápio virtual grátis);
- Ponto de Venda com controle de caixa;
- Nota Fiscal Eletrônica;
- Gestão Contábil;
- Painel com indicadores de venda
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