Como Montar uma Doceria de Sucesso: O guia completo

O mercado de doces possui uma vantagem importante: os brasileiros não resistem às guloseimas.
Como Montar uma Doceria de Sucesso

Não existe uma fórmula mágica a fim de montar uma doceria de sucesso. 

Porém, com equipamentos, ingredientes e estratégias, é possível alcançar esse objetivo e vender boas sobremesas.

Certamente, o mercado de doces possui uma vantagem importante: os brasileiros não resistem às guloseimas.

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Além disso, as vendas são tanto para presentear quanto para consumo próprio – e ainda há o nicho de eventos.

Inclusive, veja o tamanho deste mercado:

  • 63% dos brasileiros entre 18 e 29 anos consomem doces duas ou mais vezes por semana, segundo uma pesquisa feita pela Fiocruz em 2020;
  • O mercado de doces no Brasil chega a faturar R$ 12 bilhões a cada ano, segundo uma pesquisa publicada em 2021.

Então, se você deseja investir em uma doceria de sucesso nos próximos meses, confira as dicas que preparamos!

A seguir, você vai conferir neste artigo:

  • Como planejar uma doceria de sucesso
  • Como definir o cardápio
  • Quanto custa para montar uma doceria
  • Dica extra: o melhor sistema para docerias

Como planejar uma doceria de sucesso

Primeiramente, docerias são estabelecimentos de Food Service especializados na fabricação e vendas de doces como:

  • Tortas;
  • Bolos;
  • Trufas;
  • Sorvetes;
  • Chocolates;
  • Pão de mel;
  • Brownies;
  • Doces finos;
  • E outras delícias que dão água na boca!

Contudo, antes de iniciar o seu investimento em uma doceria de sucesso, procure conhecer como é a venda de doces na sua cidade:

  • Quais são as opções preferidas das pessoas;
  • Quem serão seus concorrentes;
  • Como os concorrentes vendem;
  • Bem como o que você pode fazer diferente.

Atuação da doceria

A partir disso, é necessário definir a sua modalidade de funcionamento: loja física e/ou venda online (delivery e retirada).

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No online, geralmente, os doces são vendidos por meio de aplicativos de delivery, podendo ser próprio da empresa ou market place como iFood e Rappi. 

No entanto, é importante também ter outros canais de atendimento ao cliente, como WhatsApp, Instagram e Facebook.

Um dos grandes desafios do delivery é a questão da entrega, porque normalmente é realizada por motoboys. 

Assim, é preciso planejar embalagens propícias para os doces, que não interfiram na qualidade dos produtos que chegam para o cliente.

Assim, o ideal é avaliar bem as suas opções e definir estratégias de especificações. Isto é, estruturar todos os detalhes no início para entender o seu público-alvo e como será a sua diferenciação no mercado.

Dessa maneira, o planejamento do seu negócio irá impactar no sucesso ou no fracasso da sua doceria.

Como definir o cardápio

Ao mesmo tempo, o cardápio está diretamente relacionado à atuação da sua doceria. 

Isso porque se a sua atuação for somente no delivery, há produtos mais famosos como brownies, pão de mel, fatias de bolo, ou seja, doces separados em porções.

Já se o seu foco for em eventos como aniversários e casamentos, faz sentido focar na produção de doces finos, como bolos, macarons, bombons e outros que permitem variações nas decorações.

Além disso, há nichos diferenciados e criativos, como opções fit, sem lactose ou glúten e veganos para públicos com restrições alimentares.

 Como Montar uma Doceria de Sucesso

Versatilidade

De qualquer forma, é possível você tenha diferentes tipos de clientes consumindo na sua doceria de sucesso.

Por isso, o seu cardápio precisa ser versátil e respeitar algumas características, como por exemplo:

  • Produção de qualidade;
  • Preferências dos clientes;
  • Opções personalizadas.

Aliás, há docerias que modificam o cardápio de acordo com a época do ano (inverno e verão):

  • Verão: sorvetes gourmet, Petit Gateau, tortas geladas, pavês com frutas, etc.
  • Inverno: fondue com chocolate derretido, bolos e tortas, chocolates quentes, etc.

Datas comemorativas

Por outro lado, as datas comemorativas trazem uma grande procura por doces durante o ano inteiro. Desta forma, é necessário atender as demandas dos clientes.

Só para exemplificar: Natal, Ano Novo, Páscoa, Dia dos Namorados e Dia das Mães, são alguns dos períodos que você vai aumentar as suas vendas – se souber aproveitá-las, é claro.

Assim como é necessário estabelecer essas datas no planejamento semestral da doceria, você precisa:

  • Definir o cardápio personalizado;
  • Ter mão de obra suficiente;
  • Calcular a quantidade dos ingredientes;
  • Criar estratégias de divulgação.

Portanto, experimente e teste sabores diferentes e exclusivos para esses períodos. Como resultado, você irá conquistar novos clientes e melhorar suas vendas.

Capacidade técnica

Em contrapartida, estabeleça quem será o profissional responsável pelo cardápio e pela preparação dos doces. 

Por mais que você se esforce para dar conta de todas as atividades da sua doceria no início, a longo prazo isso não se sustenta.

Seja como for, você pode apostar na contratação de confeiteiros com experiência (ou não) na preparação dos doces. Também invista na qualificação desses profissionais com cursos e treinamentos.

Mas, lembre-se: a qualidade do produto é o principal ponto que vai fazer o cliente voltar a consumir no seu negócio.

Quanto custa para montar uma doceria de sucesso?

Conforme explicado no início do artigo, não existe uma fórmula mágica, bem como  um preço único definido para o investimento em uma doceria de sucesso.

Nesse sentido, as questões vão depender das decisões tomadas por você, com base no seu planejamento de negócio e o próprio orçamento disponível.

Considere questões como:

  • Haverá um espaço físico de atendimento ao cliente? Se sim, é preciso ter um local adequado, móveis, decoração, utensílios e funcionários. Se não, você precisa otimizar as mesmas questões para o atendimento por delivery.
  • Como será a cozinha de preparação dos produtos? É necessário investir nos equipamentos, insumos, embalagens e funcionários.

Além disso, inclua nos cálculos do planejamento uma reserva financeira para manter o negócio funcionando até chegar o período de lucratividade.

O melhor sistema para docerias

O melhor sistema para Montar uma Doceria de Sucesso

Por fim, agilidade é a característica que ajuda qualquer negócio a ter sucesso – não seria diferente no caso das docerias.

Visto isso, a KCMS tem sistema que é referência nacional para o segmento de restaurantes. 

Oferecemos funcionalidades que otimizam e automatizam os processos do dia a dia de um food service.

Aliás, se você trabalha com delivery, já sabe que é difícil controlar todos os pedidos em plataformas diferentes.

Com o sistema KCMS, você consegue ter o controle sobre os pedidos de forma otimizada e com agilidade:

  • POS (PDV): monte combos e controle o fechamento de caixa;
  • Lançamento de produtos em comandas e mesas;
  • Integração de vendas no salão e no delivery;
  • Controle de entrada e saída dentro do estabelecimento;
  • Controle do tempo de ociosidade das mesas;
  • Display de produção para cozinha e bar;
  • E muito mais!

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Por isso, o sistema KCMS é um verdadeiro aliado em todos os processos do seu restaurante, da venda à gestão.

Veja alguns links que poderão ajudar você:

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