Como Montar um Delivery: O manual completo

Saber como montar um delivery pode ser a melhor maneira de aumentar as vendas de seu negócio. Entenda mais sobre!
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Saber como montar um delivery pode ser a melhor maneira de aumentar as vendas de seu negócio. Saiba o porquê e entenda por onde começar!

Para os restaurantes, a pandemia trouxe uma verdadeira necessidade de se reinventar. Sem poder sair de casa, muitas pessoas aderiram aos sistemas de delivery, e mesmo atualmente esse modelo permanece forte.

Por isso, aderir a essa modalidade é uma maneira de se adaptar ao mercado e ainda assim aumentar o alcance de seu restaurante. 

Mas, você sabe por onde começar? Trouxemos um manual de 9 passos simples para te ensinar como montar um delivery, então iremos explicar agora mesmo. Vamos lá?

O mercado de restaurantes delivery no Brasil

Entre toda a América Latina, o Brasil foi responsável por quase metade de todo sistema de delivery em 2020. Segundo o Statista, a adoção dessa tecnologia foi de 48% do uso em todo o continente.

Com isso, os restaurantes também passaram a ter interesse e entender melhor como montar um delivery de sucesso. Você sabia que entre 2019 e 2021 esse serviço de entregas aumentou mais de 76% entre os estabelecimentos?

Pois bem! Esse estudo do DataHub apenas comprova algo que já esperávamos: crescimento e oportunidades de vendas com o delivery.

Com toda essa tendência de crescimento, esse é o momento ideal para você incluir o delivery em seu planejamento de restaurante para 2022.

 

alimentos de qualidade Como Montar um Delivery

Por que montar um restaurante delivery?

Além de ser uma tendência atual e para os próximos anos, o delivery é uma excelente oportunidade para melhorar o relacionamento com o cliente. É possível oferecer descontos, promoções e diversos outros benefícios facilmente.

Ao receber os pedidos no conforto de sua residência, as pessoas tendem a se sentir ainda mais satisfeitas, por isso não é à toa a popularidade desse sistema.

Na prática, dá para usar até mesmo aplicativos com o iFood ou Uber eats para as entregas dos pedidos. Apesar de demandar maiores taxas, essas plataformas podem ser boas opções iniciais, já que oferecem transporte. 

Como montar um delivery de sucesso?

Agora, sem mais delongas, vamos aos passos para você compreender de uma vez por todas como montar um delivery valioso para os clientes:

1. Planejamento

O primeiro passo é planejar todos os demais! Dessa maneira, você não se perde ao longo do processo e pode traçar as etapas a serem cumpridas. Com isso, na fase de planejamento, é fundamental definir os seguintes pontos:

  1. Por onde irei atender clientes? Escolha o sistema de delivery.
  2. Em que região farei entregas? Defina os limites de distância.
  3. Em quais meios divulgarei o atendimento? Escolha os canais de comunicação.
  4. Quais pratos irei servir? Monte seu cardápio.
  5. Irei contratar um entregador? Busque por profissionais.

2. Análise da concorrência

Se você quer saber como montar um delivery competitivo, nada melhor do que avaliar o que os concorrentes estão fazendo. 

Dessa maneira, é possível compreender pontos fortes e fracos deles, investindo em diferenciais para seu negócio.

3. Produtos de qualidade

Independentemente dos serviços oferecidos, a qualidade dos alimentos é fundamental para o delivery. Por isso, busque sempre por bons fornecedores e cheque sempre a qualidade dos alimentos.

4. Equipe bem treinada

Não tem jeito: a melhor forma de oferecer um bom serviço é com profissionais que estão prontos para realizá-lo. 

Trabalhar com delivery pode ser diferente de atender em um restaurante tradicional, então lembre-se de adaptar os processos e ensinar sua equipe a desenvolvê-los.

5. Organização interna

Para atender todos os pedidos, é muito interessante montar uma verdadeira linha de produção para as entregas. Dividir os preparos em etapas, padronizando a composição dos pratos é muito importante para otimizar o tempo.

Não deixe também de otimizar seu espaço. Quanto melhor organizado estiver o ambiente, mais simples será atender picos de pedidos que ocorram inesperadamente.

É essencial desenvolver uma boa gestão de pedidos para garantir que o negócio funcione com qualidade e sem atrasos. 

6. Plataforma de vendas

O delivery sempre irá funcionar a partir de uma plataforma. Nesse sentido, você pode optar pelas que vimos, ou adquirir um software para restaurante próprio para seu negócio. Ter um sistema próprio proporciona diversas vantagens, como:

  • Não existem taxas de terceiros;
  • O nível de personalização é maior;
  • Oferece maior confiabilidade para o cliente;
  • Possuirá a cara do negócio, de forma muito mais profissional.

7. Divulgação

As redes sociais são um dos melhores meios de comunicação com o cliente nos restaurantes. A partir delas, você pode informar promoções e atrair novos compradores para o seu sistema de delivery.

Por isso, não deixe de divulgar no seu estabelecimento e também nas plataformas sociais esse modelo de atendimento. 

Muitos clientes que já frequentam seu negócio podem ficar ainda mais satisfeitos comprando a comida direto de casa, portanto não deixe de informá-los.

organização para delivery

8. Entrega rápida

A agilidade é um dos maiores diferenciais do delivery, então busque oferecer uma entrega rápida aos clientes. 

Além de facilitar o atendimento de um maior número de pedidos, a entrega ágil também faz com que o alimento chegue em um estado muito melhor para o consumidor.

9. Sistema de delivery

Por fim, mantenha o sistema de atendimento escolhido atualizado e com informações relevantes para o cliente. Otimizar a parte visual do delivery faz toda a diferença, já que é o principal meio de contato do visitante com o seu negócio.

Como a KCMS pode te ajudar?

Afinal, como montar um delivery de sucesso sem as ferramentas adequadas, não é mesmo? A KCMS sabe disso, e por isso oferece soluções completas em todas as atividades de seu negócio.

Desde a emissão de notas fiscais, gestão de pedidos e até um sistema para delivery, essa ferramenta supre suas necessidades. 

Se quer começar a vender nesse modelo de entregas, não deixe de experimentar gratuitamente nosso sistema e conferir essas funcionalidades!

Utilize o sistema KCMS e garanta um sistema completo de delivery para seu restaurante hoje mesmo!

Conclusão

Agora que você entendeu como montar um delivery, saiba que esse negócio pode promover muitas vantagens competitivas para seu restaurante.

Ao atingir novos clientes pelo sistema, por exemplo, você pode atraí-los para o negócio presencial, melhorando o movimento.

Não deixe de se organizar e investir em uma boa comunicação pelas redes sociais para que isso seja possível. Na prática, todos gostam de uma marca que interage e valoriza seus clientes, então aproveite essa oportunidade!

Leia também: Como montar um restaurante: O manual completo

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