Quantas vezes você já pediu uma pizza em casa? E quantas vezes você já pensou em montar uma pizzaria para fazer disso o seu negócio? Não precisa nem pensar muito para entender que o brasileiro é apaixonado por esse prato típico da Itália. Nosso país já conta com mais de 36 mil pizzarias, de acordo com a Associação Pizzarias Unidas do Brasil.
Sabemos que o ramo de food service tem uma ótima margem sobre os pratos finais. A pizza, portanto, não fica atrás. É possível, portanto, ter uma margem bruta de até 100% em cada pizza feita e entregue na casa do seu cliente.
O faturamento do mercado de pizza nacional se aproxima, por exemplo, dos R$22 bilhões ao ano! Contudo, a estimativa é de que existem cerca de 40 mil estabelecimentos formais desses no Brasil e isso dá uma média de faturamento de R$45 mil para cada pizzaria.
Se você quer se aventurar neste negócio e está sem muito dinheiro para investir, não tem problema. A KCMS separou 5 passos para você arrasar! Vem com a gente!
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Veja em 5 passos: como montar uma pizzaria?
Passo 1: escolha um modelo de negócio mais em conta
Sabemos que há várias opções de negócio, como fast food, rodízio, à la carte e delivery. Cada opção envolve um custo diferente, como aluguel, equipe, mobília e muito mais… Portanto, se você está com uma verba menor de investimento, as duas opções mais interessantes são:
- Fast food (sem consumo no local);
- Apenas delivery.
Passo 2: separe uma verba para a documentação!
Independente do valor que você separou para o investimento, não esqueça, portanto, de deixar o seu negócio regularizado com os órgãos competentes. Você precisará, no mínimo, de:
- CNPJ
- Registro de compras de alimentos com fornecedores;
- Contratos com funcionários e aluguel do espaço;
- Alvará de funcionamento;
E outros documentos específicos da região no qual o seu negócio irá funcionar.
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Passo 3: equipe & equipamentos
De acordo com especialistas em food services, o espaço mínimo para você montar uma pizzaria é de 80m². Alguns gastos que você precisará:
- Investir em equipamentos (computadores, telefone, WhatsApp, softwares, máquinas de cartão de crédito, dispositivos de segurança, etc.);
- Mobília (mesmo sem consumo no local, precisa de mesas e cadeiras para os colaboradores e estoque);
- Equipamentos específicos (fornos, freezer, espátulas, caixas para delivery etc.);
Para você economizar nestes quesitos, que podem ser os mais caros da lista, você pode buscar equipamentos de qualidade, mas que sejam de segunda mão. Busque encontrar lugares que comercializem equipamentos de boa qualidade.
Dependendo da cidade, há empresários que alugam equipamentos (como computadores, telefones, mobília, etc.), por exemplo. Portanto, tudo vai depender do quanto vai caber no seu orçamento.
Não se esqueça: a KCMS, portanto, oferece 14 dias de testes grátis em todos os planos de softwares para restaurantes. Tem inteligência artificial, gestão de estoque, informações sobre pedidos e mais! Clique aqui e saiba mais!
Passo 4: faça parcerias com fornecedores
A maioria dos fornecedores entendem que quem está começando ainda não tem um capital alto para fazer grandes investimentos em produtos. Portanto, antes de abrir o seu negócio, certifique-se de que você fará boas parcerias com os fornecedores. Não se esqueça de deixar tudo documentado em contrato, como quantidades, periodicidade e valores.
Os fornecedores influenciam diretamente no valor do produto final e na qualidade da sua pizza, então se pelo caminho você encontrar profissionais inflexíveis e muito rígidos – que não entendam o seu momento – é melhor buscar outras opções.
Passo 5: abra e divulgue!
Agora que o seu estabelecimento já está todo planejado, contudo, chegou a hora de divulgar! Faça um mapeamento na sua cidade de pessoas que você considere que sejam “influentes” e envie uma pizza de presente. Isso vai instigar os outros seguidores!
É claro que neste momento de contenção de gastos você não vai pagar uma influenciadora grande, mas se enviar pizzas para pessoas em troca de divulgações mais simples, isso pode ajudar.
Além disso, tenha um perfil nas redes sociais, poste fotos diariamente, invista em tráfego pago (não é tão caro quanto parece) e faça promoções! Uma tática, por exemplo, é deixar o preço mais baixo no início do seu negócio vai ajudar você a vender mais e ter mais capilaridade. Depois que o seu público já estiver fiel, você pode ir aumentando os valores aos poucos. Esta é uma estratégia usada em grandes restaurantes, como Burger King.
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Os sistemas em nuvem da KCMS apresentam, por exemplo, todos os dados do seu food service, desde vendas, estoque, ticket médio e até o fechamento do caixa. Nossos sistemas contam com uma inteligência artificial que aprende com os dados e prevê os resultados futuros.
Portanto, agora que você já entendeu como montar uma pizzaria, você já imaginou visualizar a previsão das vendas nos próximos dias e entender o comportamento de compra do seu consumidor? Esse é um grande diferencial, por exemplo.
Com todas as informações reunidas em um só lugar e relatórios completos sobre as vendas, você passará, contudo, a entender melhor como funciona o seu negócio para tomar decisões mais objetivas!
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