Uma das maiores preocupações do setor de recursos humanos é o alto índice de faltas injustificadas no ambiente de trabalho. Entretanto, para combater essa realidade, os gestores precisam saber identificar quais são os fatores que levam os colaboradores a se ausentarem dos seus trabalhos.
Se os funcionários do seu restaurante faltam com muita frequência, então confira, neste artigo, quais são as possíveis causas e saiba como lidar com essas situações. Acompanhe!
O que são faltas injustificadas no ambiente de trabalho?
As faltas injustificadas são situações em que o colaborador se ausenta do trabalho, mas o motivo de sua falta não se encontra respaldado na legislação trabalhista. Então, qualquer circunstância que não esteja relacionada às seguintes situações abaixo pode ser considerada falta injustificada:
- licença maternidade;
- licença remunerada;
- licença em caso de aborto espontâneo;
- afastamento por doença ou acidente de trabalho até 15 dias;
- afastamento de mais de três dias no caso de morte de pais, marido/esposa, avós, filhos, netos ou irmãos;
- casamento de colaboradores até 3 dias;
- semana do nascimento dos filhos até 5 dias;
- uma vez por ano quando faz doação de sangue;
- período em que o colaborador serve ao exército;
- até dois dias para se alistar como eleitor;
- convocação para depor na justiça;
- convocação para serviço eleitoral ou para ser jurado em Tribunal;
- greves para manutenção dos direitos dos trabalhadores;
- faltas acordadas entre empresas e colaboradores;
- reuniões oficiais de representantes de sindicatos;
- audiências de processos trabalhistas.
As faltas injustificadas são passíveis de descontos no salário e devem ser proporcionais ao tempo em que o colaborador esteve ausente. Elas também podem gerar prejuízos nas férias do funcionário e, até mesmo, demissão por justa causa.
Como reduzir o índice de faltas injustificadas?
A ausência dos colaboradores pode prejudicar o funcionamento de um restaurante. Afinal de contas, sobrecarrega os outros empregados, atrapalha na entrega dos pedidos e afeta negativamente o atendimento ao cliente.
Portanto, identificar as causas e reduzir as faltas é essencial para garantir o bom funcionamento do seu negócio. Confira, a seguir, quais são elas e como evitá-las.
Conheça os seus colaboradores
Você sabe o que é importante para os seus colaboradores? Talvez seja o salário, benefícios, planos de carreira ou participação nas decisões. Para oferecer algo a eles, é necessário conhecê-los. Então, crie canais internos de comunicação para escutá-los e conhecê-los melhor.
Qualifique-os
Para alguns funcionários, a qualificação é um motivo para se manter motivado no ambiente de trabalho, reduzindo, dessa forma, os índices de absenteísmo. Portanto, realize treinamentos para capacitá-los. Além de motivá-los, você verá os resultados na produtividade das tarefas e na melhoria do atendimento ao cliente.
Invista no bom relacionamento interno
Se os empregados estiverem insatisfeitos eles podem faltar sem justificativa. Para evitar isso, mantenha um bom clima organizacional ao investir no relacionamento interno. Para isso, forneça um ambiente de trabalho adequado, integre novos colaboradores e promova campanhas sociais.
Utilize a tecnologia para facilitar o trabalho
A tecnologia influencia no ambiente de trabalho, pois ela veio para facilitar as tarefas diárias com o uso de softwares de gestão de estoque para varejo, software de PDV, sistema de display de cozinha e garçom eletrônico.
Então, não perca mais tempo com processos manuais e mantenha o ambiente de trabalho organizado.
Ofereça um plano de carreira
Para os funcionários que buscam o sucesso profissional, o plano de carreira é muito importante. Se a empresa não oferece essa oportunidade, o colaborador desejará se desligar da empresa. Fará isso aos poucos, por meio de faltas, atrasos ou desmotivação.
Portanto, a empresa deve buscar um equilíbrio entre os seus interesses e os dos colaboradores ao oferecer um plano de carreira.
Reconheça um trabalho bem-feito
A falta de reconhecimento pode ser uma das causas recorrentes de faltas. Então, valorize os trabalhos realizados. Esse reconhecimento pode estar atrelado a recompensas. Por exemplo, eles podem ser premiados de acordo com o baixo número de faltas ou ausências em conjunto com o bom trabalho.
As medidas expostas neste artigo podem ajudar você a diminuir as faltas injustificadas no seu restaurante e melhorar o desempenho do seu negócio. Então, comece a colocá-las em prática agora mesmo!
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