Ter a casa cheia, com um bom fluxo de clientes, é um sinal positivo para saber como está o andamento do negócio. No entanto, na maioria das vezes, existem diversas variáveis que vão além do controle dos empreendedores. O tempo de espera no restaurante, por exemplo, pode ser um indício de falta de organização e que é muito prejudicial para o estabelecimento.
Contar com estratégias e ferramentas que possibilitem auxiliar na gestão do restaurante é fundamental para assegurar a satisfação de seus clientes. Com a concorrência cada vez mais acirrada, garantir menor tempo de fila para o público é uma maneira de garantir a sua permanência no restaurante.
Neste texto, separamos algumas dicas sobre como é possível melhorar o atendimento para os seus clientes, reduzir o tempo de espera deles e ter ainda mais sucesso do negócio. Não perca!
Otimize o atendimento aos clientes
Como forma de reduzir o tempo de espera no restaurante, a otimização da gestão deve levar em conta a qualidade do atendimento. Por isso, você deve contar com uma equipe capacitada e bem treinada. Todos os funcionários do restaurante devem ter conhecimento sobre o cardápio e o estabelecimento como um todo.
Conhecer os pratos que são servidos, bem como saber tudo sobre o funcionamento da casa — com uma boa interação entre a equipe — deixa o ritmo de atendimento mais rápido e a qualidade geral do serviço aumenta.
Investir em treinamento para otimizar a agilidade com foco não apenas na hora de anotar os pedidos e servir os clientes, como também durante a preparação dos pratos, é essencial para melhorar a qualidade do restaurante e garantir um bom atendimento ao seu público.
Ofereça uma espera agradável
Oferecer um lugar de espera para os clientes que seja confortável e agradável é essencial para diminuir a sensação de demora no estabelecimento. Assim, é possível transformar esse momento em uma forma de entretenimento para o público e reduzir o impacto que o tempo pode causar nas pessoas.
Servir petiscos e bebidas é uma forma de entreter os clientes enquanto eles esperam por uma mesa. Além disso, a presença de televisões, música ambiente ou até mesmo um espaço infantil pode ser uma ótimo atrativo para entreter o seu público enquanto aguarda.
Essa iniciativa serve para mostrar que o restaurante valoriza os seus clientes e que está disposto a disponibilizar uma maneira de tornar a espera menos cansativa.
Conte com um software para restaurantes
O uso de ferramentas e softwares possibilitam melhorar toda a gestão e auxilia na redução do tempo de espera dos clientes. Existem sistemas de comandas, controle de vendas e até mapeamento de salões que ajudam com a organização e otimizam todo o processo.
A tecnologia de gestão de restaurantes como o RFID — identificador de radiofrequência que é encontrado nos cartões de consumo — possibilita gerenciar melhor o tempo de atendimento e, consequentemente, reduzir o tamanho das filas.
Ter um bom sistema de vendas funcional possibilita um encerramento de mesa mais ágil e eficaz, principalmente quando integrado a outros softwares utilizados, como clube de descontos, vouchers etc.
Além de reduzir o tempo de espera no restaurante, a implementação de softwares é uma forma de otimizar toda a gestão do estabelecimento. Eles são capazes de auxiliar desde o processamento das comandas até o fechamento de caixa. Aliar a tecnologia ao seu negócio é uma ótima maneira de potencializar os seus resultados e atrair mais clientes.
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