Como vender mais bebidas e sobremesas em seu restaurante

Sobremesa e bebidas

Aplicando as sugestões corretas de harmonização e combinações, bebidas e sobremesas podem ser uma importante fonte de lucro para o seu negócio.

Já é do conhecimento geral dos donos dos restaurantes que sobremesas são um bom negócio. Elas aumentam a média de gastos do cliente, oferecem possibilidade de novas promoções e tem uma margem bastante atraente, em comparação ao custo de matéria prima.

As bebidas também não ficam atrás. Com pouco trabalho e muito valor agregado, pode-se colher bons resultados com esses itens. Para isso, é preciso inseri-los no “pacote” de consumo do cliente. Veja abaixo algumas dicas de como fazer para vender mais bebidas e sobremesa no seu restaurante:

Ofereça

O papel principal aqui é o do garçom. O método de abordagem pode contar muito para vender mais bebidas e sobremesas no seu restaurante.

Com as bebidas, por exemplo, ele deve primeiro estar atento ao gosto do cliente. Depois de ajudá-lo a escolher o prato, ao invés de perguntar o famoso “o que vai beber?”, ele poderia dizer “temos um vinho tinto, que combina muito bem com o prato que o senhor escolheu”. A possibilidade do cliente dizer não será bem mais remota.

No bar pode-se repetir a mesma estratégia. Enquanto o cliente espera a liberação de uma mesa, o atendente deve abordá-lo com opções como “devo lhe servir um chopp ou uma caipirinha”? A possibilidade de ele negar é quase zero.

O mesmo acontece com a sobremesa. Após finalizar o prato o cliente deve ser abordado pelo garçom com sugestões de consumo e não perguntando apenas “se gostaria de uma sobremesa”. Qual sobremesa? A especialidade da casa? Explique para o cliente qual é.

Saia do comum

Ofereça sobremesas apetitosas e com baixo custo de matéria prima. Ao invés de oferecer um simples pudim de leite, que tal trocar a receita por um pudim de leite ninho com nutella? Salivamos, certo?

Para as bebidas idem: há clientes que gostam de drinks, outros de vinhos, outros de cerveja. Certifique-se de ter a melhor bebida para cada perfil: um drink bem elaborado, exótico, uma carta de vinhos interessante, com preço acessível, cervejas especiais ou artesanais, etc. Produtos com alto valor agregado que trazem lucros para o estabelecimento.

Encha os olhos dos clientes

É o famoso “comer com os olhos”. Se possível, mostre o produto para o cliente ou mantenha uma boa foto no cardápio para que ele desperte o desejo em saborear aquela sobremesa. Contrate um fotografo profissional para que ele capriche nas imagens dos produtos que deseja vender. Valerá cada centavo investido.

Cardápio atrativo

Comunicar bem é essencial. Use cardápios visivelmente bons. Descreva os ingredientes que compõem cada produto de forma que ele fique atrativo para o cliente. Eles devem desejar provar aquele produto.

No cardápio também é possível fazer sugestões: qual prato combina com qual bebida, e por último sugerir uma sobremesa.

Uma opção bacana para esse tipo de descrição são os cardápios digitais, que são interativos e possibilitam incluir ou retirar produtos de acordo com a necessidade. Sem falar na qualidade das imagens, que conta muito.

Não há fórmula mágica para vender mais bebidas e sobremesas. O segredo está na abordagem correta, em oferecer para o cliente e despertar o desejo de consumir o produto.

A melhor forma de obter bons resultados é investindo no treinamento de garçons. Ofereça para a sua equipe boas informações sobre benefícios dos produtos e as margens de ganho em cada um. Mostre quanto dinheiro entra em cada venda realizada. Faça-os perceber que determinados tipos de produtos podem contribuir mais que outros.

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