Vender pelo WhatsApp pode ser uma excelente estratégia para restaurantes, já que se trata do aplicativo mais acessado pelos brasileiros, segundo a pesquisa “Panorama Mobile Time/Opinion Box – Uso de apps no Brasil”.
Nesse sentido, é possível estabelecer um relacionamento próximo com os clientes, fornecer um atendimento personalizado e aumentar as vendas de forma eficiente.
Todas as dicas que abordaremos em seguida são pontos fundamentais para conquistar a confiança dos clientes e incentivá-los a fazer pedidos pelo WhatsApp novamente.
Por isso, ao ler este artigo até o final, você entenderá melhor os seguintes pontos:
- Ferramenta do WhatsApp business
- 5 estratégias para vender pelo WhatsApp
- Dica extra: aplicativo de delivery sem taxas
Vender pelo WhatsApp Business
Primeiramente, para saber como vender pelo WhatsApp, você precisa da versão business do aplicativo, que tem configurações que vão facilitar o atendimento ao cliente. Mas não se preocupe, é gratuito! Além do mais, você pode contar com ferramentas:
- Mensagens inteligentes;
- Respostas automáticas;
- Análises e relatórios.
Desta forma, é importante garantir que o perfil esteja completo e atraente, com informações sobre o estabelecimento, cardápio, horário de funcionamento, formas de pagamento e qualquer outra informação relevante.
- Você sabia? A KCMS está presente em milhares de restaurantes, bares, pizzarias e hamburguerias pelo Brasil.
Estratégias para vender pelo WhatsApp
Uma vez que a conta esteja configurada, é possível começar a promover o serviço de delivery e retirada para vender pelo WhatsApp.
1- Tenha um número exclusivo para vender pelo WhatsApp
Certamente, você pode disponibilizar um número de telefone exclusivo para receber pedidos. Isso porque vai facilitar a identificação das mensagens, evitando confusões com conversas sobre outros assuntos.
2- Crie o seu catálogo para vender pelo WhatsApp
Sobretudo em tempos em que os clientes têm muita pressa, outra estratégia eficaz é criar um catálogo digital dos produtos oferecidos pelo restaurante. É possível adicionar fotos dos pratos, incluindo descrições e preços.
Você também pode utilizar recursos como os áudios e vídeos para fornecer informações adicionais sobre os pratos, ingredientes especiais ou promoções.
Porém, atenção: é importante manter o catálogo sempre atualizado, adicionando novos itens e removendo aqueles que não estão mais disponíveis.
3- Automatize alguns processos
Além disso, é possível utilizar recursos como o WhatsApp Business API para automatizar o atendimento aos clientes. Desta forma, é possível configurar respostas automáticas:
- Perguntas frequentes;
- Informações sobre o status do pedido;
- Pagamentos diretamente pelo aplicativo.
O que você precisa saber para escolher o melhor sistema para o seu restaurante
4- Crie listas de transmissão
Ainda assim, você pode criar listas de transmissão para promover ofertas exclusivas e eventos especiais.
Ou seja, compartilhe descontos, promoções de happy hour ou menus especiais diretamente para os seus clientes.
Entretanto, é importante respeitar as regras de privacidade dos clientes e obter o consentimento deles antes de utilizar seus dados para fins de marketing.
Nesse sentido, forneça uma opção clara para que eles possam cancelar o recebimento de mensagens promocionais, se assim desejarem.
5- Ofereça atendimento de qualidade
Por fim, é essencial oferecer um atendimento de qualidade e personalizado aos clientes. Isso significa responder prontamente às mensagens, ser educado e solícito, além de tirar qualquer dúvida que possa surgir.
Em resumo…
Vender pelo WhatsApp é uma estratégia eficaz para restaurantes, permitindo uma comunicação direta e personalizada com os clientes. Ao utilizar os recursos citados neste artigo, é possível impulsionar as vendas, fortalecer o relacionamento com os clientes e aumentar a visibilidade do seu negócio.
Dica extra: tenha o Pedemais delivery da KCMS
O Pedemais é o aplicativo de delivery da KCMS livre de cobrança de custos e taxas. A partir dele, o seu cliente faz o pedido e você recebe as informações diretamente no seu WhatsApp. Assim sendo, gera economia de tempo no atendimento e agilidade na preparação dos pratos.
Além disso, as soluções KCMS cumprem com o objetivo de integrar e facilitar a gestão:
- POS (PDV): monte combos e controle o fechamento de caixa;
- Lançamento de produtos em comandas e mesas;
- Integração de vendas no salão e no delivery;
- Controle de entrada e saída dentro do estabelecimento;
- Controle do tempo de ociosidade das mesas;
- Display de produção para cozinha e bar;
- Relatórios de produtos mais vendidos por período;
- E muito mais!
Com a finalidade de te dar a possibilidade de experimentar os benefícios do sistema sem gastar nada, teste gratuitamente por 10 dias!
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