“Será que compensa aceitar vale-refeição no meu restaurante?“
Provavelmente, esta pergunta já passou pela sua cabeça.
Um dos benefícios mais esperados e desejados por empregados CLTs é, sem dúvidas, o vale-refeição. Quem não gosta de ter um valor separado para refeições todos os meses, não é mesmo?
Porém, será que toda essa alegria se estende aos restaurantes? Hoje, a KCMS busca explicar aos gestores e empreendedores se compensa aceitar vale-refeição em restaurantes.
Vale-alimentação x Vale-refeição
Diferente do vale-alimentação, que é um benefício para o funcionário comprar alimentos como arroz, feijão, macarrão em supermercados, o vale-refeição é ligado diretamente ao prato pronto.
Por exemplo, o colaborador recebe um valor mensal que deve ser utilizado para a compra de refeições prontas em restaurantes, lanchonetes e demais estabelecimentos deste tipo.
Indo de acordo com o objetivo do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), ele foi criado para custear as refeições dos funcionários de uma empresa durante o expediente.
Em outras palavras, o colaborador consegue realizar suas refeições diárias — almoço, lanches e jantar — em estabelecimentos como restaurantes, lanchonetes, padarias e similares, conveniados à operadora do cartão.
Compensa aceitar vale-refeição em restaurantes? O que as pesquisas dizem
A Fundação Instituto de Administração (FIA) afirmou que a venda de refeições comercializadas por meio do vale-refeição representam parte significativa da receita dos restaurantes, bares e lanchonetes no Brasil.
De acordo com pesquisa realizada com 914 pessoas, pouco mais de 60% só comem em restaurantes que aceitam o famoso VR. Logo em seguida, as lanchonetes com 12%.
A pesquisa ainda afirma que 91% dos estabelecimentos de food service que oferecem vale-refeição aumentam o faturamento ao final do mês.
Será que compensa aceitar as taxas e operadoras do vale-refeição?
Para disponibilizar vale-refeição, é necessário ter um contrato ativo com a bandeira que você tem interesse em oferecer. Ou seja, é necessário que entrar em contato com as respectivas bandeiras e solicitar o credenciamento.
Apenas quatro empresas concentram mais de 90% dos negócios, sendo elas Alelo, Ticket, Sodexo e VR Benefícios. Porém, organizações como iFood, Flash Benefícios, Caju e Alymente têm se movimentado para conseguirem espaço neste mercado que movimenta R$ 150 bilhões por ano.
Mas, quando o assunto é o mais popular dos VRs, os cartões Sodexo vencem. De acordo com a empresa, a Sodexo é aceita em mais de 550 mil estabelecimentos em todo o Brasil.
As taxas de operadoras de vale-refeição podem variar, girando de 7% a 9%, dependendo do tipo de serviço selecionado.
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O restaurante precisa arcar com estas taxas?
Depende! Segundo pesquisa realizada pela LCA Consultores, a pedido do iFood, 1 em cada 3 restaurantes repassa o valor da taxa do vale-refeição para os consumidores.
Isso porque a grande maioria dos estabelecimentos (91%) considera as taxas das empresas tradicionais de benefícios muito altas.
Prós de aceitar vale-refeição em seu restaurante
Inegavelmente, ao aceitar vale-refeição, os restaurantes podem atrair uma clientela composta por profissionais que buscam conveniência e flexibilidade na hora das refeições durante o expediente.
Além disso, você também pode fazer parcerias valiosas com empresas locais, criando uma relação benéfica para ambas as partes e ampliando a base de clientes.
Inclusive, dependendo dos programas de vale-refeição que você aceitar, também é possível ganhar visibilidade adicional por meio das plataformas associadas, proporcionando uma oportunidade de marketing eficaz.
E, portanto, espera-se aumentar a fidelização de clientes, incentivando repetidas visitas de profissionais que buscam opções variadas e convenientes.
Contras de aceitar vale-refeição em seu restaurante
Sem dúvidas, os custos com as taxas dos vales-refeição podem impactar a margem de lucro dos restaurantes, especialmente para aqueles com volumes significativos de transações.
Porém, alguns programas ainda podem impor restrições de pagamento ou prazos que podem não se alinhar perfeitamente com os ciclos de caixa dos restaurantes, criando desafios financeiros.
Além disso, as transações podem ser suscetíveis a disputas e estornos, gerando processos administrativos adicionais para resolver problemas relacionados a pagamentos.
Por fim, será que compensa aceitar vale-refeição em seu restaurante?
A KCMS conversou com algumas pessoas que têm o benefício de vale-refeição em seus respectivos trabalhos. Alguns dos benefícios são:
- Muitos funcionários disseram que optam por restaurantes que oferecem vale-refeição pois não gastam do “dinheiro” em dias de semana;
- As pessoas afirmaram que tendem a gastar mais quando o estabelecimento aceita o VR, aumentando, assim, o ticket médio do local;
- Algumas pessoas afirmaram que sairiam com mais frequência para comer fora caso alguns restaurantes aceitassem o vale-refeição;
- Clientes tendem a serem mais fiéis a restaurantes que aceitam o vale-refeição;
- Funcionários tendem a indicar para colegas os estabelecimentos que aceitam o vale-refeição.
Desta forma, apesar da taxa parecer salgada de início, a opção do vale-refeição soa como uma ótima opção para os restaurantes.
Decidi que compensa aceitar, então como faço para ter o vale-refeição?
Qualquer restaurante ou outro estabelecimento que queira receber em vale-refeição pode fazer contato diretamente com as empresas responsáveis pela prestação desse tipo de serviço.
Dessa forma, firma-se um contrato particular entre estabelecimento e prestadora, sendo as regras definidas e seladas mediante um acordo entre ambas as partes.
Como forma de facilitar, elaboramos um passo a passo para você:
1- Pesquise sobre os programas
Em primeiro lugar, faça uma pesquisa detalhada sobre os programas de vale-refeição disponíveis em sua região.
Sendo assim, avalie as taxas, comissões e requisitos de adesão de cada programa para escolher aquele que melhor atenda às suas necessidades.
2- Entre em contato com os fornecedores
Entre em contato com as empresas dos programas escolhidos para expressar seu interesse em aceitar vale-refeição em seu restaurante. Isto é, pergunte sobre os procedimentos de inscrição e os documentos necessários para iniciar a parceria.
3- Atualize seus sistemas de pagamento
Por outro lado, além de alinhar com as empresas, é necessário se certificar de que seus sistemas de pagamento, como máquinas de cartão de crédito ou softwares de ponto de venda (PDV), são compatíveis com as transações de vale-refeição.
Sendo assim, realize testes para garantir que a integração ocorra sem problemas e que os clientes possam pagar sem dificuldades.
4- Treine sua equipe
Outro ponto fundamental é o treinamento da sua equipe para aceitar e processar transações com vale-refeição.
Isso inclui saber como orientar os clientes e solucionar possíveis problemas.
5- Atualize o cardápio
Agora é hora de comunicar que você aceita esta modalidade de pagamento. Então, ajuste seu cardápio para indicar claramente quais itens podem ser pagos com vale-refeição.
Também adicione sinalizações visíveis no estabelecimento informando aos clientes que vales- refeição são aceitos.
6- Esteja preparado para as dúvidas
Além disso, esteja preparado para responder a perguntas dos clientes sobre a aceitação de vale-refeição, incluindo quais programas são aceitos e quais restrições podem existir.
7- Avalie regularmente o desempenho
Por fim, monitore regularmente o desempenho das transações com vales-refeição. Avalie se a parceria está atendendo às expectativas e faça ajustes conforme necessário. A lucratividade do seu negócio sempre deve vir em primeiro lugar.
Em resumo…
A decisão de aceitar vale-refeição no seu restaurante envolve a consideração cuidadosa dos benefícios em comparação com os desafios operacionais e custos associados. Ou seja, cada estabelecimento deve avaliar esses fatores com base em sua estrutura e metas comerciais para tomar a decisão mais adequada às suas necessidades.
Mas o vale-refeição é apenas o início…
Aceitar o vale-refeição é apenas “mais uma forma de pagamento”. Portanto, se torna um chamariz. Com isso, o empreendedor pode esperar, por exemplo, um possível aumento no fluxo de clientes no salão.
Por isso, é preciso que o restaurante esteja preparado para o atendimento e produção de pratos na cozinha.
Uma dica importante da KCMS é investir no sistema interno do seu estabelecimento para lucrar mais e gerenciar tudo de uma forma mais assertiva.
Isso vai evitar erros de pedidos, tempo perdido no salão e mais praticidade para todos os colaboradores do restaurante.
Se você está buscando otimizar a gestão do seu restaurante, vem com a KCMS, que é referência nacional para o segmento de Food Service. Soluções completas para potencializar o seu negócio:
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