Quem não gosta de comemorar o Dia dos Namorados, Dia das Mães, Páscoa ou Dia do Amigo apreciando o seu prato favorito? As datas comemorativas são carregadas de simbolismos e, além disso, podem ser usadas por você e seu restaurante para atrair mais clientes e lucrar mais.
Antes de falarmos de como você pode aproveitar essa oportunidade, a KCMS separou algumas das principais datas comemorativas para você já colocar no seu calendário e se programar:
Principais datas comemorativas do Brasil:
- (Varia de ano para ano) – Carnaval;
- 8 de março – Dia Internacional da Mulher;
- 15 de março – Dia do Consumidor;
- 17 de abril – Páscoa;
- 1º de maio – Dia do Trabalho;
- 8 de maio – Dia das Mães;
- 28 de maio – Dia Internacional do Hambúrguer;
- 12 de junho – Dia dos Namorados;
- (Varia de ano para ano) – Corpus Christi;
- 10 de julho – Dia da Pizza;
- 8 de agosto – Dia dos Pais;
- 12 de outubro – Dia das Crianças e Dia de Nossa Senhora Aparecida;
- 25 de outubro – Dia Mundial do Macarrão;
- Última sexta do ano – Black Friday;
- 25 de dezembro – Natal.
Lembrando que cada nicho ou restaurante pode ter outras dezenas de datas comemorativas para celebrar durante o ano.
Datas comemorativas podem ajudar você a lucrar mais!
Cada vez mais, as pessoas procuram comodidade e praticidade. Isso fica evidente, por exemplo, quando observamos o crescimento do número de restaurantes com serviço de entrega. De março de 2020, quando começou a pandemia, até hoje, esses números cresceram muito!
Veja agora algumas dicas da KCMS de como seu restaurante pode aproveitar para se colocar em evidência perante à concorrência em datas especiais.
Use a data como inspiração!
Quem vai a um restaurante em uma data especial, como Dia dos Pais ou Dia dos Namorados, por exemplo, procura quebrar a monotonia da rotina. Que tal criar ou renomear pratos para o tal dia especial?
Já imaginou, por exemplo, que no Carnaval você pode nomear alguns drinks ou pratos com nome de escolas de samba? Ou, no Dia dos Namorados, colocar nomes de casais famosos em pratos românticos?
Esteja presente nas redes sociais
Estar presente no Instagram, Facebook e talvez TikTok já não é o bastante. É necessário usar com sabedoria! Nas datas especiais, busque evitar fazer propagandas repetidas, que não ofereçam nada de novo ao cliente ou fotografias de má qualidade dos seus espaços e dos seus pratos, em vez de atraírem novos clientes, podem acabar afastando-os.
Use a música a seu favor
Mesmo que seu restaurante não costume trabalhar com música, algumas datas comemorativas podem pedir um ambiente mais descontraído ou romântico, dependendo da ocasião.
Geralmente, os clientes adoram músicas temáticas. Portanto, busque sempre agradar o público-alvo do dia. No Dia dos Pais, opte por músicas que foram hits na época da idade média dos seus clientes. No Natal, opte por músicas que tragam esta atmosfera.
Dê algo a mais
Avalie com cuidado o perfil do seu público e o que pode agradá-lo mais: será mais interessante oferecer algo para consumo, como uma sobremesa ou uma bebida por conta da casa ou algo para ser usado depois, como uma carteira ou outro item com a sua marca? Levar a data em conta facilita muito na hora de fazer brindes, ein. Fica a dica!
Já imaginou mapear o comportamento de compra do seu cliente?
Esse é um grande diferencial. Com todas as informações reunidas em um só lugar e relatórios completos sobre as vendas, você passará a entender melhor como funciona o seu negócio para tomar decisões mais objetivas!
Quer saber outras formas que a KCMS pode ajudar na gestão do seu negócio? Fale com um especialista!
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