Mesmo com o positivo retorno dos consumidores para os salões dos bares e restaurantes, o delivery continua sendo um hábito no Brasil. É o que revela um estudo global realizado pela consultoria inglesa Kantar em 2022.
Inclusive, somos apontados como um dos países que estão se recuperando de forma mais rápida e consistente:
- O número é mais alto no México, com crescimento de 64%, seguido pelo Brasil e Portugal com 54%.
O que podemos aprender com os números do setor de alimentação fora do lar? Conhecer o mercado em que você atua é o primeiro passo para ter um negócio bem estruturado, com planejamento de vendas realista e níveis de produção alinhados com a estratégia.
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Há mais de 24 anos desenvolvendo soluções de Food Service e presente em mais de 16 mil estabelecimentos, a KCMS tem a missão de impulsionar os negócios. Por isso, em seguida, vamos entender mais sobre a realidade do delivery no Brasil:
- Por que o delivery é tão escolhido no Brasil
- O que os clientes pedem por delivery
- Por que os aplicativos agregadores conquistam os consumidores
- A mais nova mudança de comportamento dos clientes
A realidade do delivery no Brasil
Então, quais são os alvos mais valiosos para focar os esforços no delivery?
As pessoas estão pedindo comida com mais frequência, segundo a pesquisa Kantar. Em 2022, 32% dos brasileiros disseram pedir comida uma vez por semana. Em 2020, esse percentual era de 28%.
Logo, o Brasil ganhou destaque no mercado de delivery: as pessoas compraram por delivery 80 vezes. Para efeitos de comparação, em 2021, a média foi de 52 vezes.
Assim, há algumas características em comum entre os consumidores que mais pedem delivery:
- Idade entre 25 e 34 anos;
- Vivem em áreas urbanas e com origem socioeconômica mais alta;
- 75% das vendas vem de promoções, seja em desconto direto ou esquema de fidelidade;
- 66% dos clientes tendem a usar aplicativos agregadores, como iFood ou Pedemais da KCMS, em vez de comprar diretamente com os estabelecimentos.
Além disso, os dados sugerem que, com o aumento da renda líquida, os clientes se sentem mais dispostos a experimentar novos restaurantes, pratos e sabores.
Por que o delivery é tão escolhido no Brasil?
No Brasil, para 58% dos consumidores, o principal motivo pela escolha do delivery é a satisfação. Ou seja, é como uma recompensa ou “mimo” após um dia difícil ou uma conquista.
Em contrapartida, para 42% das pessoas, trata-se da conveniência de receber o alimento em casa. Dentre as motivações estão:
- Não se dar ao trabalho de cozinhar (25%);
- Preferir ficar em casa do que visitar um restaurante (15%);
- Parceiro (a) ou filho (a) sugeriu (12%);
- Experimentar alguma coisa nova (10%);
- Consumir pratos que eu não sei cozinhar (9%);
- Não ter os ingredientes suficientes para fazer o prato desejado em casa (8%);
- Ver um anúncio e decidir experimentar (5%);
- Hábito de família (3%);
- Recomendação de um amigo/familiar (3%).
Mesmo assim, acredita-se que essa modalidade não substitui as refeições nos salões dos restaurantes. Ou seja, um complementa o outro em diferentes momentos.
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Mas como usar essas informações para o sucesso do seu restaurante? Quando você entende o motivo pelo qual o seu cliente compra, consegue direcionar os seus esforços na estratégia de marketing.
O que os clientes pedem por delivery no Brasil?
Certamente, quando falamos em paladar e pratos favoritos, há variações de acordo com a regionalidade. Mas a pesquisa Kantar mostrou que a pizza e o hambúrguer continuam reinando no delivery do Brasil.
Os dados de 2022 mostram que 65% dos clientes escolheram alimentos ocidentais no delivery, enquanto 35% preferiram as opções da culinária chinesa, tailandesa, japonesa, coreana, mexicana, etc.
Por sua vez, os consumidores consideram a versatilidade do prato e o fácil acesso nas suas decisões de compra do delivery.
Por que os aplicativos agregadores conquistam os consumidores?
Se antigamente os clientes precisavam pedir o delivery por ligação de telefone, hoje em dia há muitas opções para receber a comida em casa. Afinal, a praticidade e a conveniência da entrega foram fatores fundamentais para o crescimento dessa modalidade.
Inegavelmente, os aplicativos agregadores conectam os estabelecimentos com os clientes e tornam o processo da venda muito mais rápido.
Por exemplo, o WhatsApp é um aplicativo destaque no delivery no Brasil. Com efeito, 40% dos consumidores o utilizaram para fazer pedidos pelo menos uma vez em 2021. Desse modo, a plataforma responde por cerca de 15% de todas as vendas de refeições no Brasil em 2022.
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No entanto, o benefício é um fator decisivo para a compra: 34% dos clientes citaram as promoções que essas plataformas disponibilizam como motivo para pedir o delivery:
- 50% preferem itens com desconto;
- 45% consideram a ausência de taxa de entrega;
- 35% visam promoção do tipo “leve 2, pague 1”;
- 25% pesquisam por combos.
Mudança de comportamento no delivery no Brasil
A pesquisa Kantar também revelou uma mudança inédita de comportamento alimentar no Brasil: as pessoas estão comendo mais lanches em vez de refeições completas no almoço.
Em 2020:
- 31,3% preferiam refeições completas no almoço;
- 22,5% optaram por sanduíches no almoço.
Já em 2022:
- 25,3% preferiam refeições completas no almoço;
- 34,2% optaram por sanduíches no almoço.
Dentre os motivos estão o clima econômico instável e o aumento dos preços dos alimentos. Por exemplo, se comparar os números de 2020 e 2022, o preço dos sanduíches aumentou 35%, dos biscoitos 34% e doces 23%.
Esta informação é importante porque as pessoas poderiam diminuir a quantidade de pedidos, mudar o canal ou até mesmo o prato. Mas, nesse caso, estão substituindo as refeições.
Portanto, em resumo, você precisa ficar de olho nas mudanças de hábito dos consumidores que você deseja atrair para o seu negócio.
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A KCMS tem um sistema que é referência nacional para o segmento de restaurantes. Oferecemos funcionalidades que otimizam e automatizam os processos do dia a dia de um food service.
Assim, você consegue gerenciar o seu restaurante de forma otimizada e com agilidade:
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