A sua demanda por entrega de comida aumentou? Então, você deve ter se questionado se vale a pena ter um app de delivery próprio ou continuar apenas com os marketplaces. Além disso, outra dúvida comum entre os donos de restaurantes é: entrega própria ou parceira?
Em seguida, neste artigo, exploraremos as vantagens e desvantagens de um restaurante ter seu próprio serviço de delivery.
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Porém, primeiramente, é necessário entender que a pandemia mudou o hábito dos brasileiros, que vêm buscando alternativas práticas para resolver questões do dia a dia, como a alimentação.
Por exemplo, é comum não ter tempo para ir ao mercado ou cozinhar para o jantar. O serviço de delivery permite que as pessoas tenham mais tempo para se dedicar a outras atividades.
Então, considerando que o serviço de entrega é fundamental para que o cliente receba o pedido, é necessário avaliar se vale a pena adotar o delivery com entrega própria.
App de delivery próprio ou terceiro?
O estabelecimento com serviço de entrega própria conta com um app de delivery próprio. Para isso, ele pode investir no desenvolvimento desse aplicativo ou contratar sistemas que tenham esse recurso incluso.
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Normalmente, o cliente pode fazer o acesso pelo site ou baixá-lo em seu celular. É necessário, portanto, um sistema que faça a organização do processo de recebimento, preparo e entrega dos pedidos para delivery.
Além disso, é necessário preparar uma boa estratégia de marketing para divulgar o canal. Seja através de publicações em redes sociais ou anúncios pagos, a comunicação deve ser certeira para conquistar a adesão da clientela.
Porém, escolher a entrega por conta própria inclui alguns cuidados e tarefas que o seu restaurante vai se responsabilizar:
- Criar a sua equipe de entregadores;
- Garantir uma quantidade suficiente de entregadores para suprir a sua demanda de delivery;
- Questões importantes: seguros, manutenção dos veículos, salário dos entregadores (por hora ou por pedido), equipamentos (bolsas térmicas) e contratos de prestação de serviço.
Por outro lado, o aplicativo terceiro de serviço de entregas funciona como um marketplace e conecta os restaurantes com os entregadores e consumidores. No entanto, esse tipo de plataforma tem um custo cobrado em cima do valor do pedido, que geralmente fica na faixa de 25% ou 30%, podendo ser adicionado outras taxas. Um dos exemplos mais conhecidos no Brasil é o iFood.
Vantagens do delivery com entrega própria
1- Controle da experiência do cliente
Em primeiro lugar, o restaurante tem controle total sobre a experiência do cliente, desde o momento em que o pedido é feito até a entrega.
Assim, o restaurante mantém os padrões de qualidade, garantindo que a comida seja entregue fresca e no prazo.
2- Personalização e fidelidade do cliente
É possível incluir brindes, cartões de agradecimento ou até mesmo um serviço de embalagem especial.
Desta forma, as pequenas adições podem criar uma conexão mais forte entre o restaurante e o cliente. Isso aumenta a fidelidade e incentiva a recomendação para amigos e familiares.
3- Margens de lucro
Você consegue manter uma maior parte das margens de lucro, em comparação com o uso de aplicativos de entrega terceirizados. Isso porque evita as altas taxas de serviço cobradas.
Então, o restaurante pode direcionar esses recursos para melhorias internas, como treinamento da equipe, ingredientes de qualidade e aprimoramento do serviço.
Desvantagens do delivery com entrega própria
1- Custo inicial e manutenção
Iniciar e manter um serviço de entrega próprio exige um investimento inicial de tempo e dinheiro: contratar motoristas, aprender a fazer a gestão dos pedidos e monitorar a logística de entrega.
Além disso, você terá custos contínuos, como manutenção de veículos e pagamento de salários.
2- Gestão adicional
Gerenciar um serviço de entrega próprio requer recursos humanos e tempo. Inclusive, vai ser necessário garantir que os entregadores estejam alinhados com as condutas do restaurante.
Da mesma forma, é preciso estabelecer rotas eficientes de entrega, lidar com imprevistos, como acidentes de trânsito, bem como garantir que os pedidos sejam entregues de maneira eficiente e segura.
3- Limitação geográfica
De fato, ter um serviço de entrega próprio pode limitar a área de cobertura do restaurante.
Ao contrário dos aplicativos de entrega terceirizados, que muitas vezes têm uma ampla abrangência, o restaurante precisará determinar sua área de atuação com base na capacidade de entrega.
Então, qual é melhor? App de delivery próprio ou terceiro?
Com toda certeza, não há uma resposta única para essa pergunta. Nesse sentido, ter um serviço de delivery com entrega própria possui vantagens e desvantagens a serem consideradas.
Enquanto oferece controle sobre a experiência do cliente, personalização e margens de lucro, também demanda um investimento significativo e recursos adicionais para a gestão eficiente.
Portanto, cada restaurante deve avaliar esses pontos e considerar seu modelo de negócio, recursos disponíveis e demanda local antes de decidir se o delivery com entrega própria é a melhor opção.
Porém, percebemos que restaurantes que estão no começo de suas operações e ainda não têm muita previsibilidade de demanda costumam admitir os custos do aplicativo terceiro e aproveitar as suas vantagens.
Ao passo que os restaurantes médios e grandes, com demanda consolidada, costumam se beneficiar de ter um app de delivery e uma frota própria. Isso porque é possível ter mais controle das entregas e reduzir os custos.
App de delivery próprio e integração com iFood é com a KCMS
A KCMS oferece uma estrutura estável para realizar os pedidos de delivery e a comunicação sobre status de cada pedido, além de gerenciar entregadores e garantir uma boa gestão da entrega dos seus produtos.
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- Personalize combos e complementos para vender mais;
- 100% integrado ao ponto de venda;
- Envie os pedidos para produção na impressora ou KDS;
- Não precisa baixar app para utilizar.
Centralize a gestão de pedidos para delivery com integração com iFood:
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- Controle o status dos seus pedidos, desde a escolha da refeição até a saída para entrega;
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