A culinária chinesa é uma das mais populares no mundo, e no Brasil isso não é diferente. Nesse sentido, cada vez mais pessoas apreciam os sabores únicos e exóticos da comida chinesa, o que tem impulsionado o crescimento do setor de delivery de comida chinesa no nosso país. Se você está pensando em abrir um negócio de delivery de comida chinesa, vale a pena avaliar alguns pontos importantes expostos neste artigo.
Em seguida, iremos apresentar dados sobre o consumo de comida chinesa no Brasil, os principais pratos, uma análise do que seria necessário para um delivery de comida chinesa ser viável financeiramente e um checklist detalhado de como montar um delivery de comida chinesa.
Um dos restaurantes mais conhecidos do Brasil é um fast food de comida chinesa, o China in Box. De acordo com o iFood, cada franquia deste restaurante fatura em média R$ 120 mil.
Ainda de acordo com o dados publicados pela empresa, um delivery de comida chinesa é um negócio rentável, visto que o faturamento mensal nesse segmento é de, em média, R$ 15 mil em uma cidade de pequeno ou médio porte.
Consumo de comida chinesa no Brasil e principais pratos
De acordo com uma pesquisa realizada pela Food Consulting, a comida chinesa é uma das preferidas dos brasileiros, ficando em segundo lugar em relação às comidas internacionais mais consumidas no país, perdendo apenas para a pizza.
A pesquisa mostrou que a cada 10 pessoas, 3 escolhem a comida chinesa como primeira opção de comida internacional. Além disso, segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o delivery de comida chinesa tem crescido cerca de 30% ao ano.
Entre os principais pratos da culinária chinesa estão:
- Yakissoba (macarrão com legumes, carne e molho);
- Frango Xadrez (um prato feito com pedaços de frango, pimentão e cebola);
- Rolinha Primavera (prato de entrada, frito, recheado e muito popular).
Além destas três principais opções, outros pratos também são muito consumidos como Chop Suey, o Arroz Chop-chop e o Ku-Bak.
Análise financeira para um delivery de comida chinesa
Primeiramente, para ser viável financeiramente, é importante que o negócio de delivery de comida chinesa seja bem estruturado e tenha um planejamento sólido.
É preciso avaliar os custos envolvidos na montagem do restaurante, como aluguel, decoração das caixas de envio, equipamentos, utensílios, matéria-prima e mão-de-obra. Além disso, é fundamental conhecer o mercado em que se está inserido e definir uma estratégia para atrair e fidelizar clientes.
Apesar de tentador e muito apetitoso, a KCMS não aconselha a criação de um delivery de comida chinesa sem antes entender os valores envolvidos. Mas um ótimo quickstart é saber que um negócio nesta área pode faturar pelo menos R$ 15 mil ao mês, como citado no início do texto, certo?
Por isso, veja dois artigos de blog da KCMS que podem ajudar você nesta etapa: os principais indicadores financeiros que você precisa acompanhar e descubra como um sistema pode ajudar no controle e planejamento financeiro.
11 passos: checklist para montar um delivery de comida chinesa
Confira abaixo um checklist com os principais passos para montar um delivery de comida chinesa:
1. Defina o conceito do delivery
É importante definir qual será o foco do seu delivery de comida chinesa. Então, ele será um delivery exclusivo de comida chinesa ou terá outras opções de culinárias internacionais? Qual público ele irá atingir, A, B ou C?
2. Planeje o investimento
Seguindo as dicas do início do texto, faça uma análise financeira e organize-se em relação a quantia monetária que precisará investir.
3. Escolha um bom ponto
Apesar de ser um delivery, o ponto comercial deve estar localizado em uma região de fácil acesso, próximo a áreas residenciais e comerciais. Isso irá deixar o envio mais barato e, futuramente, caso vire um restaurante com salão fica mais fácil.
4. Obtenha as licenças necessárias
Certamente, é preciso ter as licenças necessárias para operar o negócio, como alvará de funcionamento e alvará sanitário.
5. Adquira os equipamentos e utensílios necessários
É preciso adquirir equipamentos como fogão, geladeira, freezer, panelas, talheres, pratos, bem como embalagens para o delivery.
6. Contrate uma equipe qualificada
Contrate uma equipe qualificada para a preparação dos pratos, embalagem e entrega, além de um gerente de cozinha.
7. Sistema para ajudar na gestão
Tenha um sistema de software que ajude você na gestão de pedidos, estoque e equipe. Nesse sentido, a KCMS é especialista nisso há mais de 20 anos no mercado e mais de 16 mil estabelecimentos atendidos.
8. Monte o cardápio
O cardápio deve ser bem elaborado, com opções variadas de pratos e preços competitivos. Inclusive, se tiver dúvida, comece com os pratos sugeridos no início do texto pela KCMS.
9. Faça parcerias com fornecedores de qualidade
Escolha fornecedores de qualidade e faça parcerias com eles para garantir que os ingredientes utilizados na preparação dos pratos sejam frescos e de boa qualidade.
10. Invista em marketing
Contrate um ou dois freelancers em marketing para divulgar o seu delivery de comida chinesa, utilizando canais como redes sociais, aplicativos de delivery e e-mail marketing.
11. Ofereça um atendimento de qualidade
O atendimento ao cliente deve ser de qualidade, desde o momento da compra até a entrega do pedido.
Se for abrir um delivery de comida chinesa, conte com a praticidade do sistema de gestão KCMS
Já pensou que maravilha seria se o seu sistema de gestão tomasse conta de todo o funcionamento do seu negócio e você tivesse mais tempo para cuidar da implantação do seu delivery de comida chinesa e todos os 11 pontos que envolvem este projeto?
O que você precisa saber para escolher o melhor sistema para restaurante
Nesse sentido, a KCMS já está presente em milhares de negócios em todo o Brasil. As soluções KCMS cumprem com o objetivo de integrar e facilitar a gestão:
- POS (PDV): monte combos e controle o fechamento de caixa;
- Lançamento de produtos em comandas e mesas;
- Integração de vendas no salão e no delivery;
- Controle de entrada e saída dentro do estabelecimento;
- Controle do tempo de ociosidade das mesas;
- Display de produção para cozinha e bar;
- Relatórios de produtos mais vendidos por período;
- E muito mais!
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