Escolher um bom ponto comercial, caprichar no ambiente, selecionar o melhor cardápio e trabalhar com preços acessíveis pode ser atrativo para atrair clientes, mas não é o suficiente para sustentar uma clientela, ou seja, para promover seu restaurante e fidelizar o cliente.
A campanha inicial – ou até mesmo a marca – tem um ciclo de vida e precisa ser renovada sempre. Buscar por novidades que cativem os clientes pode ser um poderoso chamariz para promover seu restaurante.
Veja 4 dicas infalíveis para promover seu restaurante:
1 – Conheça seu cliente
Uma vez que conhecer seu cliente é a chave para se diferenciar da concorrência. É obrigatório que você conheça o perfil de cada um, o que ele gosta de fazer, os desejos, onde trabalha e, principalmente, descubra o que ele busca no seu restaurante.
2 – Atendimento personalizado
Visto que você já conhece o perfil do seu cliente fica mais fácil se aproximar dele, então, esqueça os tratamentos impessoais, trate-o individualmente.
O tratamento personalizado é algo importante para cativar seus clientes., por isso, demonstre que você se lembra dele. Aproximar-se do cliente é uma ótima maneira de fidelizá-lo, ao passo que, cliente bem atendido sempre volta. Por isso, é muito importante também investir no treinamento da equipe. Já que ter garçons educados e solícitos passam sempre uma boa impressão.
Certamente atendimento é o cartão de visitas da casa. Portanto, de nada adianta manter um ambiente lindo, se o atendimento não superar as expectativas do cliente.
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3 – Carro chefe
Escolha um prato para ser referência em seu restaurante. Faça com que seus clientes sintam vontade de saboreá-lo e tragam novos clientes para prová-lo. Instrua o garçom a oferecê-lo como a melhor opção para o cliente, e aos poucos seu prato vai se tornando conhecido.
Isso é muito comum acontecer, e muito satisfatório também. Não só para o cliente antigo, que se sente parte da casa por ser conhecedor do prato, e o indica para um familiar, ou amigo. Mas também para o novo cliente, que vem seguro de sua decisão pela indicação de um conhecido. Ele sabe que veio comer o melhor prato.
Então, aproveite esse momento para transformar a experiência do cliente na mais positiva possível, e fideliza-lo.
4 – Divulgação
Uma boa comunicação ajuda muito a destacar seu restaurante perante a concorrência. Hoje em dia existem inúmeros recursos para atingirmos a clientela, basta saber o qual mais se adapta ao seu público alvo: redes sociais, e-mails, telefonemas, panfletos, cartazes.
Seja qual for o recurso escolhido, lembre-se sempre do perfil do seu cliente. O que ele vê? Quais meios de comunicação ele acessa?
Muitas vezes também é possível utilizar os recursos já existentes no restaurante sem ter que investir rios de dinheiro. Veja alguns exemplos:
Promoções
Escolher um prato do cardápio e comercializá-lo com preço menor do que o praticado normalmente atrai o cliente, não só pelo preço, como também pela possibilidade que ele tem de conhecer todo seu cardápio com preço acessível.
A promoção pode ser semanal ou diária, mas independente da promoção que escolher, ela deve ser muito bem “divulgada”, seja nos canais de comunicação que escolher ou até mesmo internamente. Entretanto a equipe deve estar muito bem alinhada e informada sobre as promoções vigentes (não só o atendimento, todos!), a fim de evitar que o cliente fique confuso ou que sua equipe entre numa saia justa.
Cardápio
O cardápio deve ser sempre bem elaborado, sem erros de grafia e muito bem organizado. As promoções devem ganhar destaque para que o cliente realmente consiga visualizar, não apenas o preço como também ingredientes da receita.
Para os restaurantes que optam por uma promoção diferente a cada dia. O ideal, seria manter várias vias de cardápio, desse modo eles se adaptam aos dias, conforme sugere a promoção.
Uma opção mais moderna e bem eficiente, são os cardápios digitais. Eles têm menu interativo, portanto, permite incluir ou remover produtos de acordo com a necessidade, não apenas por conta de promoção, mas também por falta de algum ingrediente que impeça de servir determinada receita. É muito frustrante para o cliente, após alguns minutos decidindo pelo prato, ouvir um: “está em falta”.
O sistema de pedidos de um cardápio digital é interligado com a cozinha e também com o fechamento da conta. Portanto, o cliente e o restaurante ganham na agilidade do atendimento. Uma opção interessante dessa solução é: sugerir combinações para o cliente, não só ajudando os clientes indecisos, mas também elevando o tíquete de consumo médio.
Materiais de uso interno
Podemos falar inicialmente dos guardanapos de papel e dos jogos americano nas mesas. Sem dúvida é um material que já vai ser utilizado, sendo assim, estará disponível para o cliente, então por que não só utilizá-lo para reforçar sua marca, mas também para passar uma informação nova para o cliente? Invista em impressões que chamem a atenção, acaba sendo um recurso eficaz e não requer grandes investimentos.
Estar sempre atento aos desejos do cliente e atualizado dos acontecimentos do mercado pode ser a chave para promover seu restaurante e manter a sua marca sempre em destaque.
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