A comunicação no ambiente digital amplifica os formatos das mensagens, que podem ser trabalhadas com vídeos, imagens, artigos ou até mesmo uma combinação entre os formatos. É comum que as empresas do food service queiram utilizar as redes sociais para divulgarem os pratos. Pensando nisso, a KCMS reuniu dicas de como divulgar restaurantes nas redes sociais!
Mas por que divulgar meu restaurante nas redes sociais?
Primeiramente, as redes sociais são os maiores canais de produção e distribuição de conteúdo na atualidade e a presença das empresas nesses ambientes é indiscutível. Aliás, quem não aproveita as mídias digitais com certeza está perdendo espaço para os concorrentes e jogando fora a oportunidade de atingir novos públicos.
Embora o marketing digital tenha ganhado cada vez mais espaço, ele também é uma alternativa efetiva de gerar vendas. Uma pesquisa da Tomoson revelou que a cada U$1 investido em marketing de influência, as empresas ganham U$6,50. Os pesquisadores também descobriram que esse é o canal de aquisição de clientes que mais cresce no mundo.
Quais redes sociais eu devo priorizar?
Você precisa estar onde o seu público estiver: certamente, esse é o lema da propaganda!
O Facebook é a rede social mais presente entre os brasileiros, tendo alcançado um público de mais de 120 milhões de usuários no país, segundo um relatório do instituto de pesquisa Statista.
Já o Instagram é a rede social que mais cresce entre o público ativo nas mídias sociais. O engajamento é de 4 a 12 vezes maior do que o engajamento de outras redes sociais, assim como o Facebook, de acordo com dados da Business Insider.
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Através das páginas, as contas também podem fazer anúncios por uma plataforma específica e de acesso gratuito.
E agora: como divulgar meu restaurante?
Publique todos os dias nas redes sociais
Obviamente, foque na qualidade dos seus conteúdos, mas também mantenha uma periodicidade nas publicações. Crie um calendário de posts, informando o que vai entrar em qual dia.
Você pode falar sobre os pratos, as promoções, plataformas de delivery disponíveis e como é feita a preparação dos alimentos. Também poste fotos dos clientes e funcionários (com autorização) e da decoração do estabelecimento.
Capriche nas fotos
Jamais use fotos de bancos de imagens! Por isso, faça as suas próprias fotos! Ainda que os seus pratos sejam saborosos, eles precisam parecer visualmente atraentes e suculentos! A comida precisa ser atrativa para o cliente ter vontade de consumi-la.
Sendo assim, invista em um local adequado, uma composição bonita e ângulos atrativos para fazer as fotos. O importante é deixar as pessoas com água na boca! No entanto, não exagere nos filtros!
Use os Stories das redes sociais
As pessoas vêem os Stories o tempo todo e gostam de interagir com eles! Use recursos de enquetes, gifs, locais, sticks e tudo que for possível para deixar a imagem atrativa. Novamente, cuidado com excessos!
Ou também: está com dúvidas sobre qual é o prato preferido do seu público para você fazer uma promoção? Peça para eles votarem por enquete! Envolva os seus consumidores para fidelizá-los!
Crie uma conta no Google Meu Negócio
Quando você está com fome, qual é o 1º lugar que busca? O Google é a plataforma de busca mais acessada no mundo e o seu negócio precisa estar lá também! Coloque informações de funcionamento, botão para entrar em contato, peça para os seus clientes avaliarem e veja o resultado! Além disso, a ferramenta é gratuita!
Faça seus seguidores acharem que são especiais
Publique ofertas exclusivas para os seguidores por meio de cupons de desconto, faça sorteios de pratos especiais e estimule o compartilhamento e indicações dos posts. Isso porque essas publicações adicionam entusiasmo e motivam as pessoas a participarem da vida da marca.
Seja consistente online e offline
A imagem que está sendo vendida sobre o seu negócio nas redes sociais corresponde ao que os clientes esperam encontrar, então, cumpra! Caso contrário, eles se sentirão enganados e falarão mal da sua empresa nas redes sociais. Além disso, cuidado para não exagerar nas propagandas. As pessoas gostam de curiosidades e dicas.
Não se esqueça das informações principais
Inclua informações como endereço, horário de funcionamento, telefone, formas de pagamento, opções de delivery. Inclusive, mantenha o seu cardápio atualizado e de fácil acesso nas redes sociais!
Divulgue o seu delivery nas redes sociais
A KCMS desenvolveu o Pede+, um aplicativo de delivery livre de cobrança de custos e taxas, justamente para ajudar nas vendas do seu negócio. A principal vantagem dele é o estreitamento da relação com o cliente, além da de fácil divulgação nas redes sociais. Ative seu Pede+ agora mesmo!
- Leia mais: Pede+: por que ter o próprio delivery no meu negócio?
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