A gestão financeira de um negócio é essencial para que ele apresente um crescimento saudável. É por meio da realização de análises financeiras que o gestor pode tomar decisões estratégias em sua empresa e a importância do fluxo de caixa nesse processo é muito grande.
O fluxo de caixa é uma ferramenta simples, porém uma das mais eficientes para o controle financeiro de uma organização. A partir dele, o empreendedor pode acompanhar todas as movimentações financeiras de sua empresa, ou seja, tudo o que entra e sai de seu caixa e de suas contas.
Além de ser uma ferramenta feita para registrar os lançamentos financeiros do seu caixa e as contas a pagar e a receber, as análises do fluxo de caixa por período devem ser frequentes, já que é dessa maneira que você vai perceber onde estão os erros e acertos econômicos em sua firma.
Como o fluxo de caixa pode me ajudar?
Quer saber no que o fluxo de caixa pode ajudá-lo, de fato, na gestão do seu negócio? Confira os benefícios que listamos abaixo!
Promove o controle financeiro
Muitos empresários, apesar de já atuarem há anos no mesmo ramo, ainda não conseguiram alcançar o nível de organização necessário para a gestão de sua empresa. Isso traz um impacto negativo, pois inibe diversas oportunidades de crescimento, além de gerar muito estresse.
Quando o gestor e seus colaboradores passam a usar de maneira regrada o fluxo de caixa, registrando realmente todos os lançamentos financeiros, as finanças da empresa ficam muito mais organizadas e o empreendedor pode ver com clareza para onde seu dinheiro está indo.
Ajuda nas tomadas de decisão
Com o controle financeiro em mãos é possível enxergar com muito mais facilidade quais são os gastos desnecessários que podem ser cortados e onde estão ocorrendo desperdícios na empresa.
Por meio dessa ampla visualização também se pode verificar quais investimentos em determinadas ações têm trazido retorno financeiro para a organização, e por isso, podem ser potencializados.
Sendo assim, por meio das diversas análises feitas em seu fluxo de caixa, as tomadas de decisão da empresa passam a ter um embasamento muito mais assertivo, minimizando os seus riscos.
Prepara o empresário para imprevistos
Os imprevistos acontecem, porém quem se planeja para as adversidades sofre muito menos com eles. A importância do fluxo de caixa e da análise dos seus dados está nisso. Economizando recursos, o gestor pode criar sua reserva de emergência que o ajudará a solucionar imprevistos.
Já as sazonalidades são comuns durante o ano e cada ramo de atividade é afetado, tanto positivamente quanto negativamente, por elas.
Uma loja de brinquedos vende muito no Dia das Crianças e no Natal, por exemplo, então deve estar preparada para lidar com uma demanda maior nesses períodos, e se manter bem durante o resto do ano, e o fluxo de caixa também vai atuar nisso.
Fornece dados para o planejamento financeiro
O planejamento financeiro de uma empresa é feito com base em projeções e elas só são possíveis quando o empresário analisa os dados das movimentações financeiras dos meses e anos anteriores.
Por isso, o fluxo de caixa também é fundamental para que o gestor crie metas e objetivos condizentes com a realidade do seu negócio e não faça mais contas do que as que pode pagar. Assim, garante a saúde do caixa e o crescimento sustentável da empresa.
E você, já sabia qual a importância do fluxo de caixa para a sua empresa e já o utilizava antes? Compartilhe suas experiências conosco aqui nos comentários!