O controle de mesas é fundamental para garantir a satisfação dos clientes e evitar prejuízos decorrentes de registros equivocados. A execução desse controle é parte de um conjunto de práticas de automação comercial que pode fazer toda a diferença na gestão do seu restaurante. Os pedidos deixam de ser anotados à mão, passando a ser registrados eletronicamente.
Neste post, você vai conhecer como esse importante recurso funciona. Confira!
O controle de mesas facilita o trabalho dos garçons
Eles são a linha de frente do atendimento em restaurantes e precisam lidar com diversas tarefas simultaneamente. Os garçons, por mais experientes e bem treinados que sejam, podem se equivocar ao anotar pedidos, principalmente em horários de pico.
É na hora do almoço, feriados e fins de semana que o risco aumenta. O grande fluxo de pessoas representa aumento no movimento dos restaurantes, nem sempre estimado de forma precisa.
Portanto, contar com ferramentas que otimizem o trabalho dos profissionais de atendimento é uma tremenda mão na roda. Assim, evita-se retrabalho e, principalmente, a insatisfação dos clientes. Até mesmo em dias com movimento acima do normal, o restaurante estará preparado para atender sem sustos à demanda extra.
Como funciona
O sistema de controle de mesas é realmente muito simples de se operar. Em um rápido treinamento, os garçons já estarão prontos para registrar os pedidos e fazer a conferência de maneira prática e segura na hora de fechar as contas.
Com um smartphone, eles podem registrar pratos e bebidas pedidos, repassando automaticamente para o caixa e profissionais de cozinha as solicitações dos clientes. Graças a essa facilidade, têm mais tranquilidade para trabalhar. Assim, poderão dedicar mais atenção às pessoas, atuando como verdadeiros embaixadores do restaurante.
A lucratividade aumenta com a automação
A experiência comprova que um software que realize o controle de mesas é decisivo para reduzir perdas. Estima-se em aproximadamente 20% a redução dos custos gerados por pedidos registrados equivocadamente, assim como na necessidade por mão de obra. Ao fazer o controle de mesas digitalmente, menos garçons poderão atender mais clientes. O impacto no orçamento é sensível.
Outro aspecto a ser considerado é que, como os pedidos são visualizados na tela do smartphone, o garçom sabe exatamente que mesas estão ocupadas. Esse painel possibilita um atendimento mais preciso, gerando maior rotatividade das mesas.
Facilidade também para os clientes
Não são apenas os profissionais envolvidos no atendimento que se beneficiam de um controle mais eficiente de mesas. Os próprios clientes também poderão se beneficiar de um atendimento que tem a tecnologia como aliada.
Graças a recursos como o cardápio digital interativo, é possível realizar pedidos diretamente na mesa. É mais uma oportunidade para que os garçons foquem num atendimento mais personalizado, o que certamente deixará os clientes mais à vontade. Em restaurantes, o bom atendimento é o principal fator que faz as pessoas voltarem e indicarem novos clientes.
Portanto, o controle de mesas é um recurso que agrega muito valor ao atendimento como um todo. Os profissionais trabalham mais e melhor, as equipes tornam-se mais enxutas e o cliente fica mais satisfeito com a rapidez e precisão dos pedidos, já que a margem de erro no registro é reduzida a zero.
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