Manter a equipe engajada com um líder que sabe medir a temperatura das situações é extremamente importante para colaboradores que trabalham tão diretamente com o atendimento ao cliente, já que isso pode refletir na forma como ele é atendido.
Não há nada pior para um empreendedor, que na maioria das vezes é o líder da equipe, do que chegar para trabalhar e encontrar uma equipe cabisbaixa, sem empenho e sem reação às mudanças que foram solicitadas anteriormente. Se você passa por isso, saiba que trata-se de uma situação extremamente preocupante. Até o fim deste artigo queremos te ajudar com a solução.
Voltando ao fato de não conseguir manter a equipe engajada, isso pode trazer prejuízos maiores do que o financeiro, como perdas de clientes que antes eram fidelizados e grande dificuldade na prospecção de novos clientes.
Afinal, o que um líder deve fazer para manter a equipe engajada?
Sei que você pode estar esperando por uma resposta mirabolante, mas especialistas de gestão de equipe afirmam que um ato simples ajuda a manter a equipe engajada: ouça seu colaborador.
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Separe um dia do seu mês, por exemplo, e converse individualmente com cada colaborador. Questione se o ambiente de trabalho está agradável, se ele está satisfeito e quais são as sugestões de mudanças. Tudo deve ser anotado e analisado posteriormente pelo líder. Um colaborador sente-se útil quando é ouvido e, cá entre nós, eles têm muitas vezes uma visão que o líder não consegue ter por conta de sua posição.
‘Mas que tipo de reconhecimento?’
Outra forma de manter a equipe engajada é o reconhecimento. Sei que quando esta palavra, “reconhecimento”, aparece, muitos empreendedores pensam em dinheiro. Pode até ser, mas às vezes o dinheiro não tem o mesmo valor do que o reconhecimento, no maior sentido literal da palavra.
É importante que um líder reconheça a importância dos colaboradores para a equipe. Um de cada vez, claro, para que cada um tenha o seu momento. O reconhecimento o fará se sentir importante. Caso a sua empresa esteja indo muito bem nos lucros, sugerimos um presente material e não um “bônus” ou “aumento no salário”.
Especialistas em relacionamento com funcionários afirmam que o valor acrescido no salário pode se “confundir” com o montante total e ser empregado em atividades que não seriam tão marcantes ou importantes como um presente.
Por exemplo, se você dá um bônus de R$ 200 para um colaborador, ele vai pagar um boleto, juntar ‘tudo no mesmo bolo’ e não terá o mesmo valor emocional para ele. Por isso especialistas aconselham a dar algo mais palpável ou investir em momentos, como presentear o colaborador com um jantar com a esposa, uma sessão de cinema… Tudo vai do que o colaborador gosta.
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Uma forma importante para a qualidade da sua equipe é o ambiente saudável de trabalho. Observe, contudo, como os funcionários se tratam, como eles tratam o ambiente de trabalho, como é o rendimento de cada um. Muitas vezes isso ajudará na retenção de talentos no seu espaço.
Resumindo…
- Converse periodicamente com a sua equipe;
- Reconheça (de forma emocional ou, se possível, material) a sua equipe;
- Observe como a sua equipe está lidando entre si e com o ambiente de trabalho;
- Trabalhe de uma forma completa e intuitiva (veja abaixo).
Uma forma mais fácil de trabalhar…
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