Se você utilizar um sistema de comanda de restaurante, pode ter certeza que as suas vendas vão melhorar.
Com efeito, o bom atendimento é fundamental para 94% dos brasileiros, segundo uma pesquisa realizada pela Hibou em 2020.
Aliás, se você foi bem atendido em um restaurante, faz sentido voltar a consumir nesse lugar, não é mesmo?
Desse modo, o contrário acontece com lugares que proporcionam uma experiência negativa – dificilmente o cliente vai voltar.
Embora as principais queixas apontadas pelos clientes sejam sobre o atendimento, isso normalmente acontece por erros no pedido e atrasos em geral.
Para ter uma gestão completa do restaurante, conheça o sistema KCMS
Há mais de 20 anos no mercado, a KCMS ajuda na gestão de milhares de empresas. Assim, se você quer aprender a melhorar o sistema de comanda do seu restaurante, continue a leitura.
O que você vai aprender neste artigo:
- O que é comanda de restaurante
- Erros que você não pode cometer em uma comanda de restaurante
- Por que usar comanda eletrônica
O que é a comanda de restaurante
Todo restaurante precisa registrar os pedidos em comandas. Nesse sentido, essa ferramenta é necessária desde o momento em que o cliente é atendido, até quando for realizar o pagamento no caixa.
Primeiramente, se você usa comanda de papel, já deve conhecer o processo a seguir:
1- No seu restaurante, as mesas são numeradas e você tem um box com as divisórias no caixa;
2- Os garçons tem um bloco de comanda carbonado;
3- Quando o cliente chega, o garçom tira os pedidos na comanda de papel;
4- Uma cópia é entregue no caixa (no box referente à mesa) e a outra na cozinha para a preparação do pedido;
5- Depois que a cozinha avisa que o pedido ficou pronto, o garçom entrega o prato e coloca o papel no espeto de pedidos prontos (para verificação no fechamento do restaurante).
Vantagens x Desvantagens
Enfim, são muitas idas e vindas passíveis de erros. Apesar de ser comum nos restaurantes por conta do custo baixo, a comanda de papel não é necessariamente benéfica para o negócio.
Por outro lado, o cliente pode perder a comanda e você não pode cobrar uma multa. Isso porque o Código de Defesa do Consumidor estabelece que a obrigação de controlar o consumo é sempre do estabelecimento.
Desta forma, a comanda eletrônica é a anotação do pedido feita pelo garçom ou pelo próprio cliente com um smartphone ou tablet.
Com esse tipo de comanda de restaurante, todos os dados de consumo ficam salvos no sistema. Assim, evita muitos tipos de desgaste com o cliente.
Certamente, um gestor que cuida de todos os processos ganha um tempo muito significativo com essa solução.
Erros que você não pode cometer em uma comanda de restaurante
A gestão de um restaurante é um trabalho dinâmico. Com o tempo, contudo, é fácil se perder nos detalhes e cometer erros que podem comprometer a operação e o atendimento dos clientes.
1- Anotar os pedidos no papel pode gerar erros
Por certo, quando o pedido é feito no papel, há duas opções para o garçom tirar o pedido:
- Anotar o pedido inteiro à mão, em uma folha em branco;
- Ou usar um papel impresso e preencher nos campos.
Só para exemplificar, no primeiro caso, o funcionário levará mais tempo para escrever o pedido. Ainda há uma grande possibilidade do cozinheiro não entender a letra e acabar errando o prato.
Por conseguinte, no segundo caso, como os campos estão pré-estabelecidos, não há espaço para anotar possíveis alterações ou observações no pedido. Se o cardápio for grande, também pode ficar inviável ter uma comanda preenchida.
De fato, a comanda de papel pode rasgar, o garçom pode anotar errado, pode haver troca de comandas entre as mesas, entre outros erros.
2- Não há integração com a cozinha e o caixa
Especialmente nos últimos anos, a tecnologia tem mudado completamente o comportamento dos consumidores, que valorizam bares e restaurantes digitalizados e integrados.
Com um sistema de comanda eletrônica, o pedido vai direto para a impressora ou para o monitor de pedidos na cozinha, além de ser registrado no caixa.
Isso gera economia de tempo para o garçom, que não precisa se deslocar até a cozinha e o caixa para levar o pedido.
Portanto, sua equipe pode focar em atender bem os clientes.
3- O cliente não tem controle sobre o que consome
Todo negócio precisa estar ciente de que o cliente é o motivo de todo o trabalho. Ele é o centro das atenções.
Desse modo, disponibilizar comanda eletrônica é dar ao cliente o controle sobre o seu consumo.
Ou seja, ele pode fazer o pedido e colocar as observações que achar relevantes. Desta forma, não haverá erros ou necessidade de perguntar nada ao cliente.
4- Demora para o caixa fechar a conta e cobrar
Você também sofre com filas no caixa para fechar a conta?
Com a comanda eletrônica, todas as informações estão acessíveis e o seu cliente não terá que esperar muito tempo para pagar. E mais: ele poderá aproveitar muito mais a experiência no seu restaurante.
Assim sendo, o responsável pelo caixa irá encerrar as atividades com maior agilidade e precisão.
5- Falta de controle rápido sobre as vendas totais e produtos mais consumidos
Você já sentiu a frustração que é precisar de uma informação rápida do seu caixa e ter que fazer várias contas para chegar ao resultado?
Ao contar com um sistema integrado de pedidos, caixa e financeiro, você tem acesso rápido aos indicadores relevantes.
Ou seja, controle, interprete as informações e planeje ações que vão gerar mais vendas.
Em resumo, você deve usar comanda eletrônica de restaurante porque…
Imagine o seguinte cenário: atendimento rápido e ágil, sem erros nos pedidos e na conta.
Ou seja, o garçom não precisa escrever o pedido no papel. O pessoal da cozinha consegue visualizar o pedido sem abertura para falhas de interpretação. O caixa fica aliviado com as contas sempre prontas para serem fechadas.
Sobretudo dependendo da comanda eletrônica que você usar, é possível realizar as funções de:
- Fazer um pré-cadastro do cliente e ter o seu histórico de pedidos;
- Controle das comandas em aberto;
- Relatórios de vendas;
- Cancelamento, correções e transferência de pedidos para outra mesa;
- Fechamento de conta;
- Envio de pedidos direto para a cozinha;
- Abertura de várias comandas em uma única mesa;
- Mais praticidade e controle nos processos.
Quer um sistema com comanda eletrônica integrada no seu restaurante?
Então, você está no lugar certo! A KCMS tem um sistema completo que é referência nacional para o segmento de restaurantes.
Por isso, desenvolvemos as soluções para serem verdadeiras aliadas em todos os processos do seu restaurante, da venda à gestão.
Encontre o plano ideal para o seu negócio!
Com o sistema KCMS, você consegue ter o controle sobre os pedidos de forma otimizada e com agilidade:
- POS (PDV): monte combos e controle o fechamento de caixa;
- Lançamento de produtos em comandas e mesas;
- Integração de vendas no salão e no delivery;
- Controle de entrada e saída dentro do estabelecimento;
- Controle do tempo de ociosidade das mesas;
- Display de produção para cozinha e bar;
- E muito mais!
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