Você já ouviu falar em experiência do cliente? Ela tem sido uma das maneiras mais eficazes para atrair mais clientes, uma vez que as empresas que criam experiências únicas e inesquecíveis para os consumidores podem se diferenciar da concorrência.
Isso acontece porque as empresas perceberam que a relação que elas estabelecem com os clientes são tão importantes quanto os produtos ou serviços que elas oferecem.
Quer saber como a experiência do cliente pode ajudar no seu negócio? Então, continue acompanhando nosso artigo.
O que é experiência do cliente e por que ela é importante?
Experiência do cliente ou customer experience, em inglês, refere-se à percepção gerada para o cliente a partir de cada interação que ele tem com a empresa. Assim sendo, essa interação pode ser desde um atendimento pelo telefone ou redes sociais até o contato direto em um restaurante.
Por conta disso a empresa deve adotar o conceito de experiência com o cliente em todos os seus setores e departamentos. Só assim será possível estabelecer uma boa relação, que levará à lealdade do cliente à marca.
Quando os clientes estão satisfeitos com o atendimento eles tendem a recomendar seus produtos e serviços aos conhecidos. Também compram mais e com mais frequência em seu estabelecimento.
Além do mais os clientes são mais tolerantes diante de erros e equívocos e sempre fornecem feedbacks que permitem a melhoria constante do seu negócio. Bem como ocorre o fortalecimento da sua marca no mercado e um aumento no seu faturamento.
Como melhorar a experiência do cliente no seu estabelecimento?
Demonstre responsabilidade e compromisso
Os clientes tendem a não frequentar novamente um estabelecimento quando a experiência é negativa, como a entrega errada de pratos, atrasos nos atendimentos e ignorar o cliente. Por isso, procure resolver os problemas da melhor forma possível e sempre seja responsável com o compromisso assumido.
Conheça o seu cliente
Deixar de entender as necessidades dos clientes é um dos maiores erros que as empresas têm cometido. O resultado disso é um cliente irritado e insatisfeito. Para evitar que isso ocorra, compreenda o que importa para os seus clientes e surpreenda-os.
Peça feedbacks
Sua empresa está causando o impacto positivo que imagina? Você só saberá se pedir feedbacks para seus clientes. Por isso, é fundamental disponibilizar canais de comunicação para que eles façam críticas e elogios ao seu atendimento. Lembre-se de oferecer soluções aos problemas apresentados!
Automatize processos
Existem diversas formas de automatizar os processos de modo a melhorar a experiência do cliente. Por exemplo, você pode integrar os canais de comunicação com o conceito omnichannel. Também pode utilizar software de gestão para varejo, software de PDV, software de display de cozinha e garçom eletrônico.
Tenha uma equipe treinada
Ter uma equipe despreparada pode ser um dos maiores problemas de uma empresa. Essa falta de preparo pode estar relacionada a falta de conhecimento sobre os produtos ou serviços e ainda procedimentos da empresa. Isso pode deixar o cliente inseguro para comprar. Por isso, conte com uma equipe treinada.
Como vimos neste conteúdo a experiência do cliente é fundamental para garantir o sucesso do seu negócio. Coloque em prática as nossas dicas para oferecer uma boa experiência e conquistar ótimos resultados.
Quer saber mais como o feedback do seu cliente pode ajudar a melhorar a sua empresa? Então confira nosso artigo sobre feedback de cliente: qual a importância e como recebê-lo!