Fidelizar clientes é o sonho de todo gerente de restaurante, bar, lanchonete ou food service. Além de um atendimento de qualidade, diversidade no cardápio e refeição saborosa, há um detalhe que muitas vezes é negligenciado pelos estabelecimentos: a montagem do pedido.
Quero iniciar, portanto, te fazendo uma pergunta: “qual pedido que você fez no delivery te surpreendeu e fez você pensar ‘nossa, que legal a forma como este lugar enviou minha comida’”? É isso que você precisa fazer.
A chegada da comida na casa do seu cliente é o momento em que todo o atendimento “online” e “virtual” se transforma em real. A era das caixinhas de isopor e sacola comum chegou ao fim. É importante, contudo, que o pedido chegue de uma forma personalizada, bonita e, no melhor dos casos, surpreendente.
“Mas é possível fidelizar clientes com uma caixinha personalizada?”
Esta é a questão: não é apenas uma caixinha personalizada, é tudo o que compõe o delivery. Este efeito de surpreender o seu cliente pode gerar para você, inclusive, divulgação espontânea.
Se você recebesse um pedido tão caprichado duvido que não iria querer compartilhar nos stories do seu Instagram. Isso, claro, gera mais engajamento para o seu food service além de fidelizar o cliente, por exemplo.
Veja algumas ideias de como fidelizar o seu cliente por meio da montagem do pedido:
- Envie agradecimentos: deixe prontas/impressas algumas dezenas de bilhetes agradecendo a preferência com um espaço para a assinatura do responsável pelo estabelecimento e para incluir o nome da pessoa.
Muitos estabelecimentos têm mensagens escritas na própria sacola. Também é uma boa!
- Invista em sacolas e caixas personalizadas: enviar o pedido em caixas personalizadas e sacolas bonitas vão impactar o valor agregado do seu estabelecimento.
E aqui eu aproveito para desmistificar uma coisa: nem sempre aquela caixa super-hiper cheia de informações, imagens, propagandas e telefones do estabelecimento são as mais legais. Isso acontece porque estamos vivendo uma fase mais “clean” e isso pode deixar esse investimento menos caro para você. Uma sacola de papel com um carimbo com o seu logo já está muito bom. Além de ser clean, é moderno, mais barato e biodegradável, por não usar plástico.
- Agrade o seu cliente com um desconto: além de impactar positivamente, faça uma ação que vai fidelizar o seu cliente. Envie de surpresa, junto com o pedido, um ticket de desconto para a próxima compra ou um cartão de fidelidade.
Mais dicas para fidelizar clientes:
- Preocupe-se com a saúde do seu cliente: sabemos que o momento não está tão bom financeiramente para muitos restaurantes, mas investir em um mimo para fidelizar o seu cliente é uma boa pedida. Já imaginou, por exemplo, surpreender o seu cliente com um pequeno frasco de álcool em gel com o seu logo ou, por exemplo, uma máscara? Isso vai mostrar, portanto, que você está preocupado com a saúde do seu cliente além de apenas querer que ele compre com você.
- Invista em brindes úteis para o seu público: seguindo mais ou menos a ideia acima, que tal surpreender o seu cliente com um item útil para ele? Isso vai fazer com que a sua marca, por exemplo, esteja presente no dia a dia dele e ainda, por consequência, divulgar o seu negócio. Se o seu estabelecimento for uma hamburgueria, contudo, que atende mais o público jovem, que tal investir em um chaveiro super descolado ou em um bottom? Caso seu restaurante atende um público adulto ou executivo, uma ótima pedida seria uma caneta!
Gostou dessa nova forma de fidelizar clientes?
Aposto que você nunca tinha pensado em várias destas ideias, certo? Pode ter certeza, portanto, que elas vão gerar algum tipo de diferenciação da sua marca no meio de tantos outros concorrentes.
Nas primeiras opções, por exemplo, elas podem sair mais baratas do que você pensa, viu? Faça um teste e depois me conta lá pelo Instagram.
Mas muito além da montagem do pedido, você também precisa focar em melhorar o sistema interno do seu estabelecimento para lucrar mais e gerenciar tudo de uma forma mais assertiva.
Nossas soluções entregam, por exemplo, tudo que um empresário precisa para manter o food service em funcionamento com lucratividade. Com a ajuda de uma moderna inteligência artificial, por exemplo, você recebe dados complexos de forma simplificada, facilitando a tomada de decisão em momentos importantes.
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