Planejamento, organização, direção e o controle são necessários para garantir a longevidade e a estabilidade de um negócio. Mas você sabe como aplicar as funções administrativas essenciais para uma empresa?
Primeiramente, ter administração de qualidade é investimento no crescimento da empresa. Caso as funções administrativas não sejam aplicadas de maneira eficaz, a organização pode sofrer com as consequências, como não ter recursos financeiros para sustentar o funcionamento do negócio.
Independentemente do tamanho da empresa, as principais funções administrativas são: planejar, organizar, dirigir e controlar. Contudo, em cada uma delas encontram-se outras tarefas a serem realizadas no dia a dia.
Funções administrativas essenciais: Planejar
É o momento em que o administrador define quais são os objetivos da empresa e estabelece os meios para alcançá-los. Dentro de um negócio, as ações não devem ser tomadas por improviso, tudo tem que ter um motivo.
Nesta etapa, deve ser levada em consideração uma análise do cenário futuro do mercado em que a empresa se encontra. A seguir, os objetivos são comunicados aos funcionários.
Desta forma, o planejamento traça um caminho seguro para conseguir atingir os resultados desejados.
Organizar
Posteriormente, é hora de organizar as metas para torná-las reais. Analise os recursos materiais e humanos disponíveis na empresa, assim, você os utilizará de maneira estratégica.
Este é o momento de delegar tarefas aos departamentos e profissionais adequados. Então, a realização dos objetivos será possível. Nesta etapa, o bom conhecimento sobre os processos produtivos da empresa é uma característica importante.
Funções administrativas essenciais: Dirigir
Você já ouviu que nem todo administrador é um líder?
Neste ponto da administração entra a capacidade do líder em mobilizar os recursos humanos para que os resultados sejam alcançados. Entretanto, não se trata apenas de distribuir tarefas, mas sim de motivar os funcionários de maneira positiva.
Um líder precisa de muita inteligência emocional para perceber as emoções dos funcionários e também comunicar de forma assertiva as suas próprias.
Assim, você vai supervisionar o trabalho dos funcionários para que tudo saia como planejado. Para o trabalho render, eles precisam estar satisfeitos e a sua missão é fazer isso sem prejudicar as finanças da empresa.
Controlar
Por fim, entra a função de controlar. É hora de ver o que deu certo, solucionar rapidamente o que não saiu como esperado do plano estabelecido e então reduzir os danos.
Esta etapa envolve a criação de padrões de desempenho, medição de resultados, comparação entre o esperado e o realizado, possíveis ações corretivas, entre outras tarefas. Além disso, a vigilância do líder é fundamental para ajustar, comunicar, reparar e alocar as tarefas previstas.
Aliás, não esqueça de que não é possível focar em somente uma função administrativa, pois elas devem andar juntas para proporcionar o sucesso da empresa.
Sobretudo, um ponto de apoio do empresário é contar com um bom software de gestão que o ajude a ter uma avaliação fidedigna do que está acontecendo na empresa. Desta forma, a boa capacidade de análise e observação é essencial para interpretar os relatórios de desempenho.
Sistema ERP KCMS
O sistema ERP da KCMS é um software que reúne ferramentas de gestão, dados e processos em uma única plataforma.
Assim, ele conta com relatórios em tempo real do inventário de estoque, emissão de notas fiscais, entre outras informações financeiras.
É um sistema tão completo que também conta com inteligência artificial que te ajuda a prever o faturamento da sua empresa em um determinado período de tempo.
Outra funcionalidade do ERP é o Pede+, um aplicativo de delivery livre de cobrança de custos e taxas, desenvolvido para ajudar nas vendas do seu negócio de uma maneira prática e digital.
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