Futuro do Food Service: tudo que você precisa saber

Tudo o que você precisa saber sobre a pesquisa "O Futuro do Food Service" para aplicar na sua empresa e melhorar os seus resultados.
Futuro do Food Service

Tudo o que você precisa saber sobre a pesquisa “O Futuro do Food Service” e, assim, aplicar na sua empresa para melhorar os seus resultados.

Você sabia? O setor de alimentação fora do lar (food service) cresceu em 2021 no Brasil, bem como 26% dos restaurantes e bares apontaram aumento nas vendas, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia).

Aliás, a KCMS é referência nacional quando o assunto é sistema para restaurantes e está presente em mais de 14 mil estabelecimentos no Brasil. 

Sobretudo por estar sempre atenta às novidades do setor, a KCMS compilou os principais insights sobre a pesquisa “O Futuro do Food Service”.

Contudo, do que se trata esse estudo?

A pesquisa “O Futuro do Food Service” foi realizada em 2021, graças a uma parceria entre a Fispal Food Service e a consultoria FGV Jr..

Em suma, seu objetivo é ajudar os empreendedores do setor a entenderem os novos hábitos e preferências do consumidor.

Desta forma, o estudo contou com 800 entrevistados em todas as regiões do Brasil, divididos igualmente entre homens e mulheres, de 25 a 65 anos, das classes A, B e C.

Vamos ver se algum insight combina com o seu restaurante? Ao continuar a leitura, em seguida, você vai conferir os insights da KCMS.

O que você vai aprender neste artigo:

  • Como focar na experiência do cliente;
  • O que está faltando no delivery;
  • O tipo de cardápio que os clientes preferem;
  • Foque nas marmitas;
  • Tudo que você precisa saber sobre o consumidor de Food Service pós-pandemia.

Experiência do Cliente no Food Service  

Primeiramente, a relação entre a empresa e os clientes é tão importante quanto os produtos oferecidos.

Assim, melhorar a experiência do cliente tem sido uma das maneiras mais eficazes para atrair mais vendas, uma vez que é uma tática de se diferenciar da concorrência.

Automatize os processos do seu restaurante e melhore a experiência do cliente

Nesse sentido, a experiência completa vai além do prato. De acordo com a pesquisa, as características mais importantes para a experiência são:

  • Qualidade da comida;
  • Preço;
  • Qualidade do serviço;
  • Ambiente;
  • Atendimento rápido;
  • Apresentação da comida;
  • Proximidade da casa;
  • Aceita Vale Refeição;
  • Tradição familiar;
  • Proximidade do trabalho;
  • Popularidade do estabelecimento.

Por certo, os clientes acreditam que os critérios principais para um restaurante de qualidade são:

  • Serviço excepcional, ambientação e decoração, apresentação dos pratos e cozinha visível.

Delivery no Food Service

food service

Entretanto, muitas famílias não sentem satisfação com o serviço de delivery atualmente. Isto é, porque buscam reproduzir a experiência do salão no delivery.

Nesse sentido, os meios preferidos para pedir delivery são: 

  • iFood, WhatsApp, Uber Eats (que encerrou as operações em Food Service no Brasil), telefone, aplicativo próprio, Rappi e site.

Do mesmo modo, os gargalos estão relacionados à má qualidade de embalagem, demora na entrega e altas taxas de entrega. 

Contudo, há uma grande expectativa do consumidor por promoções e cupons de desconto.

Cardápio

Se antes você não acreditava que o cardápio digital poderia te diferenciar dos seus concorrentes, aqui está a prova.

Quando questionados se concordam com a frase “entre cardápio digital e físico, prefiro o digital”, os entrevistados:

  • 47,3% tem preferência pelo cardápio digital;
  • 31,5% são indiferentes, mostra uma espaço para crescimento;
  • 21,2% preferem o cardápio de papel.

De conformidade com isso, os entrevistados também responderam os motivos que os levaram a preferir o modelo digital: 

  • Higiene, praticidade, rapidez, sustentabilidade, descrições detalhadas e também fotos de qualidade.

Portanto, nesse cenário, o cardápio digital pode ser a chave que vai fidelizar e atrair novos clientes para o seu negócio.

banner KCMS

O grande destaque da pesquisa: venda de marmitas

Você percebeu que a marmita se popularizou no Brasil, especialmente durante a pandemia? 

Ao mesmo tempo, cresceu tanto que concorre com diversos tipos de restaurantes que servem almoço no salão.

  • 41,6% concordam que passaram a consumir mais marmitas na pandemia;
  • 82,5% concordam que continuaram consumindo marmitas.

A fim de entender o que motivou os consumidores a consumirem mais marmitas, veja as respostas principais: 

  • Preço, rapidez na preparação, falta de tempo, evitar desperdício, alimentação saudável, facilidade de transporte, bem como falta de prática na cozinha.

Em resumo, tudo que você precisa saber sobre o consumidor de Food Service pós-pandemia:

1) O fato do prato chegar quente é o item mais importante no delivery;

2) O consumidor percebe que as embalagens enviadas no delivery não são sustentáveis;

3) O iFood é o principal meio de pedir delivery;

4) As pessoas estão cozinhando mais em casa e ficaram mais exigentes com a qualidade dos pratos que compram;

5) O veganismo não é tão relevante no Brasil;

6) Houve um aumento momentâneo no consumo de frango;

7) O aumento no consumo de marmitas prevalece na classe B.

Quer ajuda para tornar o seu Food Service mais competitivo?

Pode ter certeza, portanto, que os insights que você leu neste artigo vão gerar algum tipo de diferenciação da sua marca no meio de tantos outros concorrentes.

A KCMS tem um sistema completo que é referência nacional para o segmento de Food Service. 

Por isso, desenvolvemos as soluções para serem verdadeiras aliadas em todos os processos do seu restaurante, da venda à gestão.

Encontre o plano ideal para o seu negócio!

Com o sistema KCMS, você consegue ter o controle sobre o seu Food Service de forma otimizada e com agilidade:

  • Do salão ao delivery, mantenha todos os pedidos organizados em um só lugar;
  • Economize tempo com relatórios que são sincronizados com o sistema para restaurante e POS;
  • Sem contratos de longo prazo ou taxas de instalação.

Fale com um especialista de Food Service hoje mesmo!

Veja alguns links que poderão ajudar você:

Blog | Universidade KCMS | Central de Ajuda

Também siga a KCMS nas redes sociais e fique por dentro de todo o nosso conteúdo: Facebook, Instagram e Youtube.

Inscreva-se em nosso blog

E saiba o que acontece no nosso mercado

Deixe seu comentário

Você tem alguma dúvida ou sugestão? Então deixe seu comentário!