O retrabalho é decorrência de uma falha em um processo. Isso faz com que seja necessário consertar os erros ou refazer a tarefa, da forma correta. O problema é que, além de diminuir a eficiência das atividades, compromete a produtividade, eleva os custos e ainda pode afetar a satisfação dos clientes.
Pensando nisso, resolvemos oferecer algumas dicas para que o gerente de restaurante consiga evitar essas situações em sua gestão. Continue acompanhando para saber quais são elas!
Elabore um planejamento eficiente
Todo processo bem executado, que proporciona bons resultados, começa por um planejamento bem estruturado, em que se definem as metas, quais ações serão tomadas para alcançá-las e quais recursos são necessários. Dessa forma, se passa mais tempo planejando que executando, para que a prática seja tão eficaz quanto possível.
Essa preocupação faz com que toda a equipe tenha uma orientação mais precisa a respeito de como trabalhar, o que precisa fazer e quais são os resultados esperados. Dessa forma, as chances de erros diminuem drasticamente.
Otimize os processos
Otimizar os processos quer dizer analisar o fluxo das atividades e tentar encontrar falhas que prejudicam os resultados, comprometem a produtividade e provocam retrabalhos. Nesse sentido, o gerente de restaurante pode envolver a equipe e pedir ideias que ajudem a melhorar as rotinas de trabalho, ao mesmo tempo que têm aplicações viáveis e ajudam a reduzir o índice de erros.
Vale lembrar que, nessa etapa, outros benefícios podem ser alcançados, como a redução de custos, maior eficiência dos processos, diminuição de desperdícios e aumento da produtividade, por exemplo.
Tenha atenção aos prazos
O ideal é estabelecer um limite para que os processos estejam finalizados, antes mesmo do prazo final. Dessa forma, fica mais fácil gerenciar os possíveis atrasos, além de conseguir visualizar melhor a incidência de erros e planejar as correções que precisam ser feitas. Isso também ajuda a evitar que as atividades sejam feitas em um curto espaço de tempo, aumentando as chances de retrabalho.
Invista em tecnologia
O investimento em tecnologia ajuda a automatizar as atividades, o que proporciona maior agilidade, maior precisão, mais confiabilidade e segurança das informações, redução de custos e diminuição considerável do índice de erros — o que causa a necessidade de retrabalho —, para citar apenas alguns dos benefícios.
Melhore a comunicação entre a equipe
Mesmo que o gerente de restaurante esteja em constante comunicação com seus colaboradores, é preciso estimular o compartilhamento de informações entre a equipe, principalmente quando uma pessoa depende da conclusão do trabalho de outra para dar continuidade às suas tarefas. Isso é importante para evitar mal entendidos, falta de dados necessários para a realização do processo e outros problemas que podem levar ao retrabalho.
Além de acompanhar os resultados de cada atividade e saber se eles estão satisfatórios — bem como elaborar ações que visam implementar melhorias —, o trabalho do gerente de restaurante também envolve acompanhar o fluxo dos processos e buscar corrigir as falhas, antes mesmo que elas causem impactos na rotina e prejudiquem a satisfação dos clientes.
O que achou deste post? Alguma vez você já sofreu com o retrabalho em sua empresa? Utilize os comentários para compartilhar suas experiências conosco!