Imagine que você foi a um bar como cliente e, depois de ler o cardápio e pedir determinada bebida, recebeu a resposta do garçom: “não tem”. Inegavelmente, a falta de gestão de estoque gera experiências frustrantes para as pessoas que frequentam o seu estabelecimento.
Entretanto, muitos empreendedores acham que o controle de estoque é uma tarefa muito difícil, que exige atenção constante. Por outro lado, outros acham que basta dar uma olhada semanal nos fundos para ver os níveis.
A melhor forma de gerenciar seu estoque é com um sistema integrado. Teste agora!
Por que é importante ter controle de estoque?
Primeiramente, se o estoque estiver baixo, o bar pode perder vendas e prejudicar a credibilidade da sua empresa, justamente por oferecer produtos que não tem.
Da mesma forma, um estoque muito alto aumenta o risco de desperdício, além de necessitar de mais espaço para armazenamento.
Nesse sentido, a organização é um fator importante para você otimizar os lucros do seu negócio. Por isso, se atente para ter boas práticas de gestão de estoque.
Como um bar consegue ser produtivo e faturar muito bem com o apoio da KCMS
Como melhorar a gestão de estoque do seu bar
1- Centralize o estoque em um só lugar
Apesar de parecer óbvio, muitos empreendedores não têm o estoque centralizado em um só lugar. Há quem espalha insumos em diversos espaços, tais como cozinha, caixa, bar, salão, escritório…
Nesse sentido, para realmente ter controle de estoque, tenha um espaço específico para estocar seus produtos. Dito isso, é importante que o ambiente tenha algumas características:
- Paredes claras e laváveis;
- Prateleiras fixas;
- Porta com tranca;
- Refrigeradores adequados para os insumos e bebidas.
Inclusive, se você deseja facilitar ainda mais a organização. Ordene os itens em ordem alfabética para facilitar a verificação.
2- Crie uma rotina organização e controle na sua gestão de estoque
Em princípio, determine qual estoque mínimo você precisa para cada dia da semana, de forma com que você otimize um padrão de compra e minimize seus custos.
A partir disso, crie uma rotina de organização e controle para entender como os níveis de insumos flutuam diariamente e semanalmente.
O primeiro dia de funcionamento na semana, por exemplo na segunda-feira, é importante para você verificar o que está abaixo do nível ideal. Depois, monte a lista de compras de todos os itens que o estabelecimento precisa para funcionar.
Assim sendo, antes do fim de semana (dias com mais venda na maioria dos bares e restaurantes), faça uma checagem se todas as mercadorias são suficientes.
No entanto, se você serve drinks, atenção: a rotatividade depende dos ingredientes utilizados para cada bebida. Então, certifique-se que o nível de estoque compreenda a necessidade de cada opção oferecida.
3- Envolva a sua equipe para manter a organização
Em um turno movimentado, é comum tirar alguns itens do lugar e recolocá-los em outro mais fácil de acessar. Isso porque os garçons e bartenders devem atender à necessidade do cliente da forma mais ágil possível.
Mas você precisa envolver a sua equipe para encontrar um fluxo de gestão de estoque organizado e otimizado, tanto para a empresa exercer o controle quanto para os funcionários manterem o padrão de qualidade.
Por isso, escute o que os funcionários têm a dizer e equilibre com as necessidades da empresa. Todos saem ganhando desta forma.
Conte com um sistema de gestão integrado e eficiente
Mesmo seguindo as dicas de organização e controle, entendemos que pode ser tedioso passar horas contando o estoque. Especialmente quando você poderia utilizar esse tempo para focar no crescimento do seu negócio.
Nesse sentido, certamente um sistema que integra o estoque com outras áreas vai facilitar o seu processo de gestão.
A KCMS oferece tudo para o seu negócio em um único lugar:
- Controle de estoque;
- Ponto de Venda (POS): monte combos e controle o fechamento de caixa;
- Lançamento de produtos em comandas e mesas;
- Controle de entrada e saída dentro do estabelecimento;
- Controle do tempo de ociosidade das mesas;
- Display de produção para cozinha e bar;
- E muito mais!
Faça o teste gratuito para ver na prática a produtividade do seu bar aumentar.
Ficou com alguma dúvida? Converse agora com um especialista clicando no banner.
Veja alguns links que poderão ajudar você:
Blog | Universidade KCMS | Central de Ajuda
Também siga a KCMS nas redes sociais e fique por dentro de todo o nosso conteúdo: Facebook, Instagram e Youtube.