As filas fazem parte do cotidiano de qualquer restaurante bem-sucedido. Mas, se não dá para evitá-las totalmente, é perfeitamente possível aprender a gerenciá-las melhor e, dessa forma, otimizar o processo de espera do cliente. Quer embarcar nessa também? Então, no post de hoje, confira estratégias práticas e certeiras para otimizar a gestão de filas no seu restaurante! Vamos lá?
Invista na agilidade e na cordialidade
Não é novidade para ninguém que a impressão da passagem do tempo muda muito dependendo da ocasião. No caso das filas não é diferente, e sabemos que uma curta espera para sentar-se e comer pode parecer uma eternidade, principalmente quando a fome aperta. Portanto, a primeira dica para otimizar a gestão de filas no seu restaurante é tratar o cliente com gentileza e cordialidade, realizando um atendimento ágil e eficiente.
Para tanto, jamais passe informações falsas ou “maquiadas” ao consumidor. A espera vai demorar mais meia hora? A mesa desejada já está ocupada? Então, diga isso para ele! Falar a verdade e responder por ela na hora é uma estratégia muito mais eficiente e interessante do que tentar disfarçar a situação e fingir que nada aconteceu.
Inicie o atendimento ainda na fila
Já que a fila demora, tire proveito disso e comece a conquistar o cliente antes mesmo de ele acomodar-se em uma mesa no seu restaurante. Apresente-se, dê as boas-vindas e pergunte se você pode ajudar com alguma coisa. Se a pessoa responder que sim, tire suas dúvidas e procure solucionar quaisquer situações o mais rapidamente possível.
Mantenha em mente que longas esperas trazem consigo o nervosismo e a ansiedade. Portanto, procure manter todos os clientes em um clima de harmonia e tranquilidade, para que nem eles nem você se incomodem além do necessário.
Organize a espera
Como já mencionamos, na gestão de filas, a honestidade e a eficiência do atendimento são fundamentais. Portanto, uma excelente maneira de manter seus clientes satisfeitos e tranquilos enquanto esperam é organizar a fila. Um relógio mostrando o tempo médio para atendimento e/ou um sistema de senhas deixam claro o quanto cada consumidor deverá ficar esperando. Assim, por exemplo, o cliente pode ir ao banheiro ou tomar um café enquanto sua vez não chega.
Torne a espera divertida
Já que seus clientes ficarão esperando mesmo, que tal começar o entretenimento ainda na fila? Se seu restaurante conta com música ao vivo, por exemplo, a espera será muito mais agradável, e os consumidores mal perceberão o tempo passar. Da mesma forma, uma televisão ligada pode cumprir essa tarefa, mas lembre-se de não deixar o volume muito alto e de passar programas mais leves, que não atrapalhem o apetite de ninguém.
Se você investir na organização da fila, como sugerimos na dica anterior, o sistema de senhas permite escapar daquela formação clássica (e chata!) da fila. Que tal organizar o espaço com cadeiras e poltronas, permitindo que seus clientes já iniciem os pedidos de drinks e entradas? Assim, a noite já terá início e a espera se tornará muito mais agradável.
E então, pronto para aprimorar a gestão de filas do seu restaurante e encantar ainda mais seus clientes? Tem outras dúvidas ou sugestões sobre o assunto? Deixe seu comentário e entre para a conversa!