Gestão de Pedidos: Saiba como fazer em seu restaurante

A gestão de pedidos faz total diferença na experiência do cliente com um estabelecimento comercial. Descubra como fazer!
gestao de pedidos experiencia do cliente

A gestão de pedidos faz total diferença na experiência do cliente com um estabelecimento comercial. 

Uma pesquisa feita pela Startup Track.co, por exemplo, indicou que mais de 70% das companhias possuem interesse em investir no atendimento e satisfação do consumidor.

Na prática, isso faz toda a diferença para a fidelização e para a própria popularidade de um restaurante, bar, lanchonete, etc. 

Mas afinal, como posso implementar uma gestão de pedidos que faça a diferença para minha clientela? Além disso, como é possível utilizar a tecnologia para agilizar esse processo de adaptação? Você irá entender neste artigo, acompanhe!

O que é a gestão de pedidos? 

Basicamente, a gestão de pedidos é o acompanhamento contínuo de todas as etapas de compras relacionadas ao cliente. 

Isso envolve planejamento, preparação, transporte e até mesmo os mínimos detalhes que tornam o processo de vendas otimizado. 

Quem deseja potencializar as vendas do restaurante sem dúvidas já pensou em formas de agilizar os atendimentos e aproveitar melhor a própria equipe.

Pensando nisso, investir em um bom sistema de gestão de pedidos promove inúmeras vantagens ao negócio. 

Desde o controle de estoque até a diminuição de falhas ao longo das execuções podem ser observadas nesse gerenciamento. 

Como funciona a gestão de pedidos?

De modo a melhorar todo o processo de envio dos produtos, diminuir custos e agilizar as atividades, a gestão de pedidos funciona em parceria com softwares interligados.

Mas, afinal, como ela é exercida, na prática, dentro do estabelecimento? Bem, diferentemente do que se pode imaginar, esse gerenciamento também não é um processo iniciado assim que o cliente faz seu pedido.

Quem quer vender mais no delivery, por exemplo, pode encontrar muitas vantagens com a gestão de pedidos. 

Isso porque, além de evitar atrasos por parte da equipe de entregas, torna-se possível oferecer muito mais atenção a cada cliente. O funcionamento desse sistema, portanto, é inserido em áreas complementares dos produtos ou serviços:

  • No controle de estoque: de maneira a evitar falta de produtos, antevendo reposições;
  • Nas entregas: sistematizando os processos de envio e calculando melhor os percursos, para evitar atrasos;
  • No armazenamento: promovendo melhores condições de conservação aos alimentos e outros produtos;
  • Nas reposições: já que se torna mais simples monitorar e realizar pedidos de produtos faltantes no estoque. 

A importância da gestão de pedidos para um restaurante

Interligar os sistemas que envolvem pedidos e entregas é fundamental para melhorá-los e tornar sua interação mais efetiva. 

Isso faz com que você se destaque da concorrência, podendo destinar esforços a captação e fidelização de novos consumidores.

Imagine ter centenas de pedidos diariamente, em um negócio onde a área de expedição simplesmente não conversa com o estoque? O trabalho exigido para manter tudo em ordem é muito maior!

Por outro lado, com esse gerenciamento é possível registrar automaticamente as saídas de produtos e manter o estoque monitorado e atualizado, sempre em tempo real.

Assim, podemos afirmar que os pontos de importância da gestão de pedidos são obrigatórios para estabelecimentos que desejam otimizar suas atividades internas.

Quais são as vantagens de fazer a gestão de pedidos?

gestao de pedidos em restaurante

Sabendo que a gestão de pedidos é extremamente ampla e voltada para a otimização e agilização das atividades, acompanhe abaixo suas principais vantagens:

1. Experiência do cliente

Tendo em vista a grande competitividade do mercado, uma das principais vantagens da gestão de pedidos é a melhoria contínua na experiência do cliente. 

Sem dúvidas, com um produto melhor armazenado, de entrega pontual e um atendimento diferenciado, os índices de satisfação do cliente são crescentes.

Vale ressaltar, ainda, que a coleta de feedback do cliente pode ser excelente ao longo do processo, para que você possa mensurar as melhorias desenvolvidas.

2. Agilidade e eficiência

Com a padronização das atividades internas, é possível economizar muito mais tempo para executar processos que, sem um gerenciamento adequado, demorariam muito mais.

A agilidade nos pedidos também é um ponto-chave para se destacar no mercado. 

Isso porque a tarefa de manter um ritmo acelerado com um grande número de clientes é muito complicada sem padronizações e monitoramento de estoque.

3. Maior controle dos processos

A tecnologia na gestão de pedidos também facilita a visualização dos processos e estágios de pedidos no estabelecimento. 

Assim, os gargalos podem ser identificados e corrigidos rapidamente, além de que a circulação de informações é mais favorecida.

4. Automatização de processos

Por fim, mas não menos importante, você irá notar que a automatização de processos irá simplesmente transformar a produtividade de sua equipe. 

Diversas tarefas manuais podem ser feitas automaticamente por sistemas, além de que as chances de que falhas humanas ocorram são drasticamente reduzidas.

Vale ressaltar, ainda, que a interligação de diferentes áreas também melhora o resultado do pedido, já que a jornada até o cliente é uma só.

Por que investir em um software de gestão de pedidos?

Automatizar restaurantes é uma prática que gera muita economia para o negócio por completo, em especial pela diminuição de falhas humanas e melhor aproveitamento de sua equipe.

Além disso, é muito mais difícil desenvolver um gerenciamento de pedidos sem as ferramentas adequadas para essa implementação. 

Por outro lado, um software de gestão auxilia nos primeiros passos e garante muito mais praticidade para quem deseja iniciar esse sistema. 

Basicamente, são informações riquíssimas em um só lugar, que fazem toda a diferença no funcionamento da empresa.

Como escolher o melhor software de gestão de pedidos?

Não adianta apenas escolher um software qualquer! A ferramenta precisa ser feita exclusivamente para a gestão de seu restaurante, além de atender todas as suas necessidades quando o assunto são os pedidos de seus clientes.

Por isso, opte sempre por um sistema que funcione com a tecnologia cloud (nuvem), já que ela permite o acesso de qualquer dispositivo autorizado. 

O KCMS é um software voltado para a gestão de restaurantes, que oferece um teste para você testar sua efetividade. Assim, é possível explorar na prática os efeitos da gestão de pedidos, garantindo melhorias no negócio!

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Conclusão

O crescente interesse em atrair e fidelizar o consumidor torna a gestão de pedidos muito importante no processo de manter a competitividade no mercado.

Não só isso, mas investir em otimizações dos processos internos também diminui perdas, gastos e mesmo os investimentos nas equipes. Vale explorar as soluções KCMS e garantir competitividade tecnológica para seu restaurante!

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