Se você é empresário e trabalha na área de food service (restaurante, bar, lanchonete, padaria etc.), precisa ter em mente que o público-alvo do seu negócio deve ser um dos grandes focos da sua estratégia.
Na verdade, essa não é uma premissa apenas para o seu segmento: conhecer a sua clientela — e trabalhar de maneira direcionada a ela — é o segredo do sucesso de qualquer empresa. Afinal, ao saber quem são os seus clientes, o que preferem e, até mesmo, quanto estão dispostos a pagar, é possível voltar o seu estabelecimento totalmente para eles, desde o cardápio e o ambiente até os preços praticados.
Quer saber como traçar essas estratégias? Continue a leitura e prepare-se para implementar mudanças em seu negócio!
Como identificar o público-alvo do seu negócio?
Em poucas palavras, podemos definir o público-alvo como um grupo de pessoas que se identifica com a sua marca. No caso de um restaurante, bar ou lanchonete, por exemplo, não são apenas os clientes que já se alimentam em seu estabelecimento, mas todos aqueles que têm grande potencial para frequentar o local.
Há algum tempo, poucas informações, como sexo, faixa etária e profissão eram consideradas suficientes para definir o público-alvo. Mas, hoje, quanto mais dados melhor, tanto para especificar esse nicho quanto para se relacionar com ele.
Alguns fatores que podem ajudá-lo a identificar o seu público-alvo são:
- a localização do seu negócio;
- o horário de funcionamento, pois almoço e jantar atraem pessoas com interesses diferentes;
- as opções de cardápio. Self-service, à la carte, lanchonete, bar noturno, entre outros, atraem perfis diferentes de clientes;
- os seus preços e, consequentemente, o valor que seus fregueses estão dispostos a pagar.
Como esse direcionamento traz vantagens competitivas?
Aumento da clientela
Como dito, conhecer os desejos do seu público-alvo faz toda a diferença na hora de atrair aquelas pessoas que ainda não frequentam o seu estabelecimento.
Se, por exemplo, você possui um bar e percebeu que os seus clientes gostam de ver jogos com os amigos nas TVs do local, vai aumentar a sua clientela ao instalar mais e melhores aparelhos pelo ambiente.
Fidelização dos clientes
Outro benefício de compreender mais profundamente o seu público-alvo é poder oferecer exatamente o que ele procura, fidelizando-o.
Em um outro exemplo, se o seu restaurante ou padaria oferece almoço por quilo e você notou que isso atrai trabalhadores e estudantes da região (ou seja, pessoas que comem fora de casa todos os dias e precisam gastar menos), vale a pena criar um cartão fidelidade ou um desconto exclusivo, fazendo com que eles se alimentem ali com maior frequência.
Como um software de gestão pode ajudar?
Entre tantas vantagens que tem um software de gestão, está a possibilidade de identificar com maior precisão quem é o público que já frequenta o seu estabelecimento. Isso pode ser feito por meio de algumas informações bastante relevantes, que você vai ter na palma da mão, como:
- valor médio do ticket: o que ajuda a esclarecer o valor gasto pela clientela;
- produtos com mais saída: mostrando claramente as preferências do público;
- tempo de permanência no local e horários de maior e menor movimento: esclarecendo alguns hábitos comportamentais valiosos.
Agora que você já entendeu como identificar o público-alvo do seu negócio de food service, com certeza vai ver o seu estabelecimento com outros olhos, buscando e enxergando boas possibilidades!
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