A instabilidade do mercado de Food Service, a mudança de comportamento dos consumidores e a maior competição entre as empresas são fatores que têm deixado os empreendedores mais estressados. Mas você sabia que a análise assertiva dos indicadores de desempenho do seu negócio podem evitar surpresas?
Nesse contexto da gestão, a forma como você organiza os processos do seu restaurante pode afetar o seu nível de estresse. Por exemplo, estabelecimentos despadronizados são sempre mais estressantes para todos que trabalham nele.
Consequentemente, processos ruins geram insatisfações dos clientes, retrabalhos e desperdício financeiro.
Por outro lado, os restaurantes que têm o pensamento de melhoria contínua e aperfeiçoamento de processos conseguem diminuir o estresse com retrabalho, surpresas negativas, metas não batidas, insatisfação dos clientes, entre outros problemas.
Desta forma, certamente, a visualização e a análise dos indicadores de desempenho vão te ajudar a encontrar os problemas antecipadamente e corrigi-los prontamente.
O que são indicadores de desempenho
Os indicadores de desempenho são métricas que a gestão do restaurante deve analisar para entender o sucesso do negócio.
Eles ajudam a detectar os principais erros para que você possa corrigi-los. Sem essa análise, demoraria mais tempo para identificar e resolver os problemas.
Dessa maneira, as suas ações para alcançar as metas do negócio ficam pautadas em dados concretos que definem a realidade da empresa.
Sobretudo no setor de alimentação fora do lar, é importante analisar os indicadores de vendas, da cozinha e de produtividade. De certa forma, um se conecta com o outro, já que todos convergem para o mesmo fim: medir o sucesso da empresa.
Porém, cada estabelecimento estabelece as próprias metas dentro da sua realidade. Por isso, o gestor deve desenvolver a habilidade analítica para entender o que os números revelam.
Como ter acesso a indicadores de desempenho
Primeiramente, você precisa organizar a gestão do seu restaurante. Por exemplo, um sistema de gestão facilita esse processo, porque ele oferece ferramentas práticas para controlar as vendas, o estoque, o fluxo de caixa, a produção da cozinha, entre outros setores.
Dentre os principais indicadores de desempenho que você precisa ficar de olho no seu restaurante estão:
Indicadores de vendas:
Sem dúvida, entender as vendas do seu restaurante é a parte mais importante quando falamos em lucratividade. Aliás, é impossível administrar um negócio se não tiver essas informações básicas.
- Ticket médio por período e por comanda/mesa;
- Faturamento total por período;
- Quantidade de vendas por período;
- Comparação percentual de faturamento por períodos;
- Lucro bruto.
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Assim, você consegue visualizar a realidade das vendas para criar combos e promoções que ajudem a bater as metas financeiras.
Indicadores da cozinha:
Visto que a cozinha é o setor de maior destaque de um restaurante, você precisa ficar atento na produtividade e na eficiência desse setor. Isto é, acompanhar indicadores como:
- Pratos mais pedidos;
- Pratos menos pedidos;
- Movimentação do estoque;
- Qual o tempo médio de preparação de cada prato;
- Desperdício de alimento por dia.
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Indicadores de atendimento:
Todo negócio que preza pela fidelização dos clientes precisa entender como está a satisfação dos mesmos. Afinal, são eles que compram e fazem com que o seu negócio cresça. Por isso, acompanhe:
- Comentários de satisfação do cliente sobre o pedido e o estabelecimento;
- Tempo de consumação por mesa;
- Horas de trabalho da equipe;
- Tempo que os clientes esperam, desde o pedido até a entrega.
Facilite a avaliação do seu restaurante e dos pedidos de delivery
Além disso, nesse sentido de recursos humanos, é importante avaliar a rotatividade de contratação, que normalmente é maior em negócios de alimentação. Isso porque, quanto maior a rotatividade, menor será a qualidade do atendimento ao cliente.
Como fazer a análise dos indicadores de desempenho
Assim sendo, você precisa estabelecer a maneira como vai fazer o acompanhamento dos indicadores de desempenho do seu restaurante. Como resultado, o gestor consegue entender os caminhos para alcançar suas metas.
A menos que você tenha tempo para fazer infinitos cálculos e anotações diárias, uma forma mais prática de coletar dados é por meio de um sistema de gestão.
A solução KCMS integra todos os setores do seu restaurante e gera relatórios intuitivos e fáceis de serem interpretados. Além disso, há ferramentas que ajudam na gestão e na operação do negócio:
- Comanda eletrônica;
- PDV/POS;
- Cardápio digital;
- Monitor KDS;
- Aplicativo de delivery sem taxas;
- Integração com iFood;
- Controle de estoque;
- Centralização de pedidos do delivery;
- E muito mais!
Comece agora a utilizar os indicadores de desempenho para melhorar a gestão do seu restaurante, com ajuda do sistema KCMS. Clique no banner para falar com um consultor!
Veja alguns links que poderão ajudar você:
Blog | Universidade KCMS | Central de Ajuda
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