Realmente, gerir uma padaria não é tarefa fácil. Esse setor — que engloba cerca de 2% do PIB nacional — oferece muitos desafios, tanto ao empreendedor novato quanto àquele que já está há bastante tempo na estrada.
Dentre eles, há o gerenciamento correto do inventário de padaria. Na verdade, uma gestão errada nesse sentido pode até causar outros problemas, dificultando todo o negócio.
Então, pensando em facilitar a gestão do seu inventário, separamos neste post 4 ferramentas incríveis que vão reduzir os seus custos e oferecer um controle muito maior dos rumos da sua padaria. Interessado? Continue lendo e confira!
A importância do inventário
Uma gestão eficiente do inventário tem resultados imediatos no faturamento do seu negócio. Por meio dela, você pode ver exatamente quais gargalos estão atravancando a sua expansão e em que pontos você pode agir para obter os melhores resultados.
Assim, começando a economizar no momento das compras, reduzindo as perdas de mercadorias em estoque e otimizando a utilização de cada insumo, é possível elevar o aproveitamento do capital investido em estoque ao máximo.
Ferramentas para gestão de inventário
Entendida a sua importância, vejamos agora algumas das melhores ferramentas que você pode usar para aprimorar a gestão de inventário da sua padaria:
1. ERP
ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning — ou “Sistema de Gestão Empresarial”, em tradução livre. Trata-se de uma solução que permite a integração do fluxo de informações entre todos os setores de uma empresa, automatizando e facilitando processos internos.
A grade vantagem do ERP reside justamente nesse fato de ele apresentar todas as informações da empresa em um único lugar, desde o fluxo de vendas até prazos de entrega dos fornecedores, por exemplo.
Assim, o gestor tem em mãos todos os dados de que precisa para ter uma compreensão ampla e detalhada dos processos da empresa, sendo capaz de analisar esses dados para determinar pontos críticos e mudanças necessárias.
2. SRM
Já a sigla SRM significa “gestão de relacionamento com fornecedores” (Supplier Relationship Management). Ela parte de um conjunto de ações que otimizam a relação entre a empresa e os seus fornecedores, para um controle de estoque mais eficiente.
Em outras palavras, a SRM consiste basicamente em utilizar um sistema automatizado para o controle do estoque, ganhando maior eficiência nos processos e gerando um panorama de referência que permita um relacionamento melhor com os fornecedores.
3. JIT
A sigla JIT significa Just In Time — que pode ser traduzido como “no momento certo” ou “na hora exata”. Ela implica na ideia de que o controle de estoque deve sempre procurar reduzir a quantidade de mercadorias a um mínimo necessário.
A grande vantagem do JIT é que ele reduz drasticamente os desperdícios, uma vez que, com ele, você não terá mercadorias paradas muito tempo em estoque.
Um exemplo clássico de boa aplicação de JIT foi usado por Tim Cook, ao assumir a direção da Apple: ele reduziu os estoques, antes provisionados para meses de vendas, para uma dinâmica suficiente apenas para poucas semanas.
Ao aplicar o JIT em um inventário de padaria, entretanto, é importante estar sempre bem alinhado com os fornecedores, para garantir que não falte nenhuma mercadoria na sua empresa.
4. PEPS
O sistema de Primeiro que Entra é o Primeiro que Sai (PEPS) indica, grosso modo, que as mercadorias que entraram primeiro no estoque (logo, mais antigas) são as primeiras que devem ser vendidas.
Essa abordagem é muito comum em empresas que lidam com produtos perecíveis, como restaurantes e bares, uma vez que evita que os insumos ultrapassem o prazo de validade antes de serem vendidas — também é o caso de uma padaria, certo?
Enfim, gostou das nossas dicas? Com estas ferramentas, sem dúvida, fazer o controle de inventário de padaria ficará muito mais fácil, e você poderá dedicar ainda mais tempo e energia a fazer o seu negócio crescer!
Agora, que tal entrar na nossa lista VIP e não perder mais nenhuma novidade?