Comida e redes sociais: estão aí duas grandes paixões dos brasileiros! Quem não ama comer bem? Quem não adora uma rede social? E quando eles vêm juntos então? É sucesso na certa! Por isso o marketing para restaurantes é indispensável!
Veja que interessante: uma pesquisa revelou que 75% dos clientes consultam online o restaurante antes de fazer o pedido. Será que hoje o seu estaria bem avaliado? Por isso é essencial que você esteja sempre ativo e que faça um bom marketing para restaurantes do seu negócio.
Se você tem um restaurante, padaria, bar ou lanchonete, precisa ler este post até o fim e entenda a importância do marketing para restaurantes. Ele é simples, fácil e 100% produzido pela equipe de marketing da KCMS, especialista em foodservices.
Veja as 10 melhores dicas:
1) Crie uma identidade visual dentro do marketing para restaurantes
Antes de mais nada é preciso criar uma identidade visual para o seu restaurante. Como possivelmente as redes sociais virão depois da inauguração do seu espaço, crie suas artes e anúncios se baseando nas cores, fontes e formatos escolhidos para o logo do seu restaurante. Manter uma identidade visual única e coesa é muito importante. Com o passar do tempo seu público reconhecerá o seu estabelecimento só pelas cores, como hoje é com o McDonald ‘s, por exemplo.
2) Aposte na linguagem do seu público
Você, como um bom empreendedor, com certeza sabe quem é o seu público. Analise: homens? Mulheres? Famílias? Jovens? Use a linguagem das postagens a seu favor. Se o público for jovem, use memes, fale sobre bandas e assuntos do momento relacionados aos seus pratos. Se o seu público for família, aposte em imagens que demonstram isso.
3) Não esconda os preços
Um erro muito comum de restaurantes que usam as redes sociais é “esconder o preço” ou dificultar o máximo possível de seus clientes o encontrar. O preço, como sabemos, é extremamente importante para o seu cliente. Muitas vezes é ele que vai definir se o seu restaurante será ou não escolhido para a refeição.
4) Tenha um cardápio de fácil acesso
Indo na mesma onda da dica número 3, ter um cardápio fácil de encontrar é tão importante quanto não esconder o preço. Geralmente os estabelecimentos colocam o cardápio em um agregador de link na bio do Instagram ou fazem um destaque de stories fixados.
Não se esqueça, portanto, que o cardápio precisa ser fácil de ler. Nada de letras pequenas ou muito artísticas. Nada de apenas “tirar foto” do seu cardápio e colocar nos stories. O cardápio online nos aplicativos da KCMS é muito bem avaliado por nossos clientes.
5) Tenha fotos atrativas
Antes de experimentar um prato por meio do paladar, é sabido que os clientes comem pelos olhos! Portanto, aposte em fotos de qualidade. Vale a pena investir em um fotógrafo, por exemplo. Porém, atente-se para que as fotos tiradas sejam condizentes com os pratos que você serve no seu restaurante. É muito ruim e causa uma experiência negativa quando o cliente vê uma foto extremamente bem produzida e o prato servido no local não é nada parecido…
6) Conteúdo é tudo no marketing para restaurantes
Ao criar suas redes sociais e atrair seus clientes lembre-se de que precisa cuidar muito bem delas. Portanto, uma dica do marketing da KCMS é não publicar apenas fotos de comidas e seus preços, fazendo sua rede social ser apenas uma “vitrine” de comida. Fale sobre os pratos, conte curiosidades sobre ele, mostre bastidores da sua cozinha, fale sobre os benefícios do alimento do prato mais pedido, poste fotos dos seus clientes (com autorização, é claro), por exemplo. As redes sociais estão aí acima de tudo para engajar, para oferecer conteúdo, não só para vender.
7) Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio, contudo, é uma ferramenta gratuita do Google que possibilita você inserir dados como telefone, endereço, horário de atendimento, preço e outras facilidades para os seus clientes. Isso também ajuda muito na presença digital do seu restaurante.
Acima de tudo, esta ferramenta é a responsável por fazer o seu estabelecimento aparecer ao lado direito da página de busca do Google quando inclui uma das palavras-chaves do seu restaurante. Legal, né?
8) Não publique só no feed
Um jeito muito simples e interessante de você se comunicar com os seus clientes é por meio dos stories do Instagram, por exemplo. Lá você pode publicar fotos e vídeos sem tanta produção. Os stories somem em 24h, então não precisa se preocupar muito… A descontração é uma das suas características. Além disso, nos stories você pode fazer enquetes sobre pratos favoritos, abrir uma caixinha de perguntas sobre as experiências dos clientes nos restaurantes e muito mais!
9) Faça anúncios
Os anúncios são uma das ferramentas mais usadas e mais promissoras, principalmente para negócios locais, como um restaurante. Fazendo uma campanha paga pela Central de Anúncios do Facebook você consegue, por exemplo, alcançar exatamente o mesmo público do seu restaurante. É como se fosse uma campanha focada nos seus clientes. Mais assertividade, menos desperdício de dinheiro.
*Por ser uma área um pouco mais técnica, talvez você precise de ajuda ao executar esta dica. Portanto, se tiver tempo e disposição, vídeos no YouTube ensinam o passo a passo.
10) Promoção é indispensável no marketing para restaurantes!
Quem não ama uma promoção? Acima de tudo, uma dica muito legal é você fazer alguma campanha que influencie os clientes a postarem uma foto nas redes sociais marcando o seu restaurante. Pode ser uma decoração inusitada, um prato diferente, plaquinhas adequadas ao seu público-alvo (como memes, mensagens femininas, etc), por exemplo. Indiretamente, contudo, os clientes se tornarão divulgadores do seu negócio. Show!
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Completo, intuitivo, fácil de operar, ótimo custo-benefício e com suporte: assim são os softwares da KCMS. Se você está buscando soluções de softwares para o seu negócio, vem com a gente!
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