Quando queremos melhorar algum processo interno, provavelmente pensamos em algum tipo de automação. A verdade é que ficamos dependentes da informática e hoje é inviável crescer sem uso de uma rede de computadores ou equipamentos eletrônicos.
A automação serve basicamente para reduzir o uso de tarefas manuais e repetitivas. A melhoria dos processos internos usando algum tipo de automação tem também outro efeito muito desejável: tirar a carga de trabalho rotineiro do empresário. Em muitos casos, confiar na máquina diminui a quantidade de erros comuns pelo método manual.
Trabalho manual
É impensável, por exemplo, digitar documentos inteiros, extrair informações de planilhas de cálculo, escrever em centenas de notas fiscais e muitas outras atividades que até algum tempo eram manuais.
Praticamente sem exceções, todos os departamentos da empresa podem obter grandes benefícios ao automatizar seus processos internos. Hoje em dia, existem aplicativos e equipamentos para tudo.
Dependendo do tipo do negócio, já existem empresas especializadas que já conhecem os métodos e ferramentas adequadas para automatizar a maioria dos processos de uma empresa.
Vamos passar algumas ideias de como a tecnologia de informação e a automação vai melhorar a gestão e os processos internos.
Vendas
O departamento comercial é um dos que mais se beneficia da automação. A integração da informática com a telefonia móvel produziu excelentes ferramentas para o auxílio e acompanhamento das vendas. Desde a nota fiscal eletrônica até os pedidos online, tudo passa por um servidor e uma estratégia de utilização de banco de dados.
Tablets, celulares e terminais automáticos de vendas são uma maravilha altamente acessível para qualquer porte de empresa. Com criatividade, as opções da automação comercial são infinitas, aliás, o aumento de vendas pode ser considerável.
Contas a pagar e a receber
A burocracia própria deste departamento já é um fator suficiente que justifique o investimento na automação. Um sistema de contabilidade simples já produz milagres na diminuição de erros de entrada de registros e cálculos. O usuário recebe as informações corretas e totalizadas com um mínimo de interferência manual.
Com o sistema adequado, o comerciante pode ter seu fluxo de caixa atualizado a cada lançamento, permitindo uma tranquilidade maior a cada transação. Em vários processos, a gestão contábil automatizada é obrigatória.
Recursos humanos
O cartão ponto eletrônico já é uma evolução interessante. Nada de alavanca ou cartão carimbado, inclusive, muitas empresas já aderiram aos sistemas de biometria. Basta colocar a digital e o sistema faz todos os cálculos, inclusive, atualizando a folha de pagamento. Até o bem-estar do funcionário pode ser melhorado quando se usa a tecnologia corretamente.
Ponto de venda
Smartfones e tablets integrados à telefonia fazem uma combinação perfeita de automação. O monitoramento remoto aumenta sensivelmente a eficiência no atendimento. Um simples sistema de cardápios digitais traz outra dinâmica para o negócio. Tudo baseado na Tecnologia de Informação.
É muito raro encontrar um negócio em que o computador não esteja envolvido em algum processo de produção. Nem que seja para fazer um cartaz ou etiqueta, o velho PC está lá.
Enfim, aderir a automação comercial não é uma moda, é uma necessidade.
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