Você já viu um minimercado? Seja em condomínios, quanto nas ruas, em hotéis, hospitais e coworkings. Então, provavelmente também reparou que esses negócios estão aumentando bastante.
Esses empreendimentos são a salvação de muitos consumidores que querem comprar poucos itens, como arroz, pão ou água sanitária, naquele momento que mais precisa e não dá para enfrentar as filas dos supermercados.
Nesse sentido, esse tipo de negócio se mostra atrativo para quem deseja entrar ou investir no varejo de alimentos.
Neste guia completo, em seguida, vamos abordar os passos necessários para abrir e gerenciar um minimercado de sucesso.
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De olho no mercado de minimercado
Pelo menos 30 empresas disputam o negócio de minimercados autônomos no país, que movimentam de R$ 1,5 bi a R$ 2 bilhões por ano, de acordo com empresários do setor.
Inclusive, segundo uma pesquisa, compradores de imóveis aceitam pagar mais para morar em condomínio com minimercado.
De acordo com o Centro de Excelência em Varejo da faculdade FGV, uma loja bem gerida pode alcançar um lucro líquido representando de 15% a 20% do faturamento. Em contrapartida, para os supermercados, esse percentual geralmente varia entre 3% e 4%.
Por exemplo, segundo o estudo, em uma loja de 12 metros quadrados da franquia Minha Quitandinha, a receita mensal atinge cerca de R$ 12 mil, resultando em um lucro líquido de R$ 2,4 mil.
Além disso, a venda por metro quadrado em uma loja autônoma também supera a de um supermercado.
No entanto, como em qualquer negócio, é essencial estar bem preparado e entender todos os aspectos envolvidos.
Guia completo: passo a passo para abrir um minimercado
1- Pesquisa de mercado:
Antes de tudo, é importante realizar uma pesquisa de mercado detalhada na sua região. Isso inclui:
- Analisar a concorrência na área;
- Identificar o público-alvo;
- Entender as demandas locais por produtos;
- Avaliar a viabilidade financeira do empreendimento.
10 pontos que você precisa ficar atento no planejamento do seu negócio
Ainda na etapa do planejamento, é importante decidir se você vai adotar o conceito de “mercado honesto”, permitindo que os consumidores comprem os produtos e façam o pagamento por meio de autoatendimento.
Nesse modelo, o minimercado pode operar no 24 horas por dia, 7 dias por semana, economizando custos com a contratação de funcionários.
No entanto, nem todos os minimercados seguem esse modelo. Alguns podem ter funcionários, especialmente para ajudar os clientes durante as compras.
2- Localização:
Em segundo lugar, a escolha da localização é fundamental para o sucesso do seu minimercado.
Portanto, para minimercados de rua, procure por áreas com boa movimentação de pedestres ou tráfego de veículos, preferencialmente próximas a áreas residenciais. Considere também a acessibilidade e estacionamento para os clientes.
Já, para minimercados de condomínios, é importante fazer contatos com síndicos e empresas de gestão de condomínio para entender a densidade populacional dos locais de interesse. Você também deve verificar se há espaços adequados disponíveis para instalar o minimercado.
3- Legalização e licenças:
Em terceiro lugar, para operar um minimercado, é necessário cumprir uma série de requisitos legais.
Por exemplo, você precisa obter licenças e alvarás específicos para comércio de alimentos, registro na junta comercial, CNPJ, alvará de funcionamento, entre outros.
Nesse sentido, consulte um contador ou advogado especializado para garantir que todas as obrigações legais sejam atendidas.
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4- Estrutura e equipamentos:
O próximo tópico deve ser o planejamento de uma estrutura de minimercado.
Sendo assim, alguns condomínios podem contar com espaços dedicados que podem ser adaptados para uso como minimercado.
Por outro lado, outros podem precisar construir uma estrutura específica ou recorrer a soluções alternativas, como o uso de contêineres modulares.
De qualquer forma, independentemente se é um minimercado de rua ou de condomínio, invista em:
- Prateleiras organizadas;
- Iluminação adequada;
- Ventilação do ambiente;
- Comunicação e identidade visual da sua marca;
- Refrigeração para armazenar produtos perecíveis;
- Câmeras de segurança para monitoramento;
- Sistema para autoatendimento e pagamento.
5- Estoque e fornecedores:
Não basta montar o seu minimercado, também é necessário mantê-lo em funcionamento.
Por isso, estabeleça parcerias sólidas com fornecedores confiáveis para garantir um suprimento constante de produtos de qualidade.
Inclusive por conta do espaço ser menor, mantenha um estoque direcionado para o perfil do seu público, considerando itens básicos de alimentação, produtos de limpeza, higiene pessoal e outros produtos de conveniência.
6- Marketing e divulgação:
Promova o seu minimercado através de estratégias de marketing eficazes.
Por exemplo, faça um evento de lançamento para atrair a atenção da comunidade local. Ofereça brindes, degustações de produtos e descontos especiais para criar um ambiente convidativo.
Você também pode ter um canal de divulgação das promoções nas redes sociais. Além disso, os programas de fidelidade ajudam bastante a manter a clientela.
10 dicas para bombar nas redes sociais
7- Atendimento ao cliente:
Uma premissa de qualquer negócio é que o atendimento excepcional fideliza clientes e constrói uma reputação positiva.
Se você tiver um minimercado de rua, treine sua equipe para ser prestativa e eficiente no atendimento, garantindo uma experiência positiva em todas as interações.
Já nos modelos de autoatendimento em condomínio, invista em tecnologia para facilitar a experiência do cliente, como terminais de autoatendimento intuitivos e aplicativos móveis para compras online.
Além disso, é importante oferecer suporte por WhatsApp, com um profissional treinado para auxiliar os clientes com dúvidas, sugestões de produtos e resolução de problemas.
Software de gestão para o seu minimercado
A KCMS está há mais de 25 anos no mercado de alimentação fora do lar, entregando tecnologias acessíveis e produtivas para mais de 20 mil empresas em todo o Brasil.
Especialmente em um minimercado, investir em um software de gestão especializado pode ser a chave para otimizar processos e aumentar a produtividade.
Os quiosques de autoatendimento da KCMS são projetados com vários recursos que os tornam fáceis de usar pelos clientes.
E o melhor: o cliente pode fazer o pagamento diretamente pelo dispositivo, usando cartões de crédito, débito e Pix.
Por sua vez, o sistema KCMS oferece uma variedade de recursos essenciais, como controle de estoque, vendas, compras, gestão de fornecedores, controle financeiro e relatórios de desempenho.
Portanto, essas ferramentas permitem que os proprietários monitorem, de qualquer lugar, todas as operações do negócio.
Além disso, é possível identificar áreas de melhoria e tomar decisões informadas para maximizar os lucros.
Na KCMS, também temos integrações para potencializar e conectar seu negócio com as melhores soluções de parceiros.
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