Você sabia que o WhatsApp está entre as três redes sociais mais usadas no mundo? É por isso que receber pedidos pelo WhatsApp pode ser uma grande oportunidade para o seu restaurante.
Além de ficar mais próximo do seu público, utilizar essa ferramenta também permite à sua empresa:
- receber pedido pedidos de delivery pelo WhatsApp;
- programar um chatbot para delivery no WhatsApp gratuito;
- automatizar pedidos do Whatsapp;
- enviar cardápio de pedidos via WhatsApp;
- montar um cartão de visitas no seu WhatsApp Business;
- integrar a funcionalidade com um sistema de gestão.
Quer saber mais sobre o assunto?
Confira o nosso artigo e vem descobrir como receber pedidos pelo WhatsApp no seu restaurante!
O uso WhatsApp Business para restaurante
O WhatsApp Business surgiu como uma alternativa para pequenas empresas.
O aplicativo facilita a comunicação com os clientes, possibilita a criação de um catálogo de produtos e automatiza mensagens rapidamente.
Para delivery de restaurantes, o WhatsApp Business se mostra como uma boa opção para que o cliente faça o pedido de forma prática.
Se você é gestor ou gerente de um restaurante, se coloque no lugar do usuário.
Não tem nada mais fácil do que abrir o WhatsApp e já fazer tudo por ali, com uma linha de atendimento direto com o restaurante, não é mesmo?
Para o restaurante, a ferramenta é um facilitador, pois além de permitir que a sua marca esteja em contato direto com o cliente, abre mais possibilidades de as pessoas chegarem até você.
Como funciona pedidos pelo WhatsApp?
Para que o seu restaurante passe a aceitar pedidos pelo WhatsApp, você precisa de uma conta business.
A conta é criada no nome da empresa e isso abre um novo leque de alternativas para o negócio.
Com o WhatsApp Business, você pode receber pedidos pelo WhatsApp gratuitamente.
Para isso, você precisa montar um cardápio manualmente no próprio aplicativo.
Também é possível fazer a integração com aplicativos de cardápio online e ter um app de delivery próprio.
Essa integração permite que o seu cliente acesse o seu cardápio pelo Whats e também que você receba os pedidos diretamente pelo aplicativo.
Nos próximos tópicos falaremos mais sobre essa opção.
Quais são as vantagens de receber pedidos pelo WhatsApp?
– Horário de atendimento
Com o cadastro de pedidos pelo WhatsApp, você pode deixar claro no seu perfil o seu horário de atendimento.
Esse é um ponto muito bacana de utilizar o WhatsApp para receber seus pedidos.
Você cria quase que um cartão de visita para o seu cliente.
Além de seu horário de atendimento, você pode colocar também site, endereço físico, telefone, foto, etc.
Leia também: Uber Eats ou Ifood: Descubra a melhor opção para o seu negócio
– Cadastro de contatos
Quando você recebe seus pedidos pelo WhatsApp, você consegue criar uma base de clientes muito bacana para o seu negócio.
O registro de contato dos clientes é uma importante ferramenta de marketing, que você vai usar para contatos futuros, envios de promoções, informar os clientes sobre atualizações no cardápio, etc.
Só tome cuidado para não exagerar nas propagandas e irritar o seu cliente!
– Respostas automáticas
As respostas automáticas são uma mão na roda para o atendimento do restaurante.
Nós estamos na era da velocidade e os clientes querem ser respondidos prontamente.
Por isso, existe o chatbot para delivery do WhatsApp grátis. Você pode cadastrar mensagens automáticas que não vão deixar o seu cliente esperando.
Assim, ainda que você não o atenda imediatamente, você pode criar uma mensagem informando que ele será atendido em poucos minutos e tranquilizando-o.
As mensagens automáticas facilitam e otimizam o tempo dos funcionários, já que é possível cadastrar uma mensagem que responda as principais dúvidas dos clientes, informar como fazer o pedido, enviar o link do cardápio, entre outras opções.
Como melhorar a gestão de pedidos de seu restaurante?
Para melhorar a gestão de pedidos do seu restaurante, você precisa focar em:
- ter um atendimento ágil;
- realizar treinamentos com a sua equipe de atendimento;
- facilitar a experiência do cliente;
- absorver feedbacks negativos e usá-los para melhorias;
- respeitar o cliente;
- concentrar e organizar todos os seus pedidos.
No próprio WhatsApp Business existe uma funcionalidade que permite organizar melhor os pedidos recebidos por lá. São as chamadas etiquetas.
Você pode etiquetar as conversas de acordo com o status de cada pedido, como por exemplo, pedido recebido, em andamento, esperando pagamento, etc.
Entretanto, pode ser que isso não seja suficiente ainda para organizar e concentrar todos os pedidos.
Para fazer tudo isso de forma integrada e organizada um sistema de gestão pode ser a melhor saída.
Vem entender como isso funciona!
– Sistema de gestão de pedidos
Receber pedidos pelo WhatsApp gratuitamente e aproveitar todas as funcionalidades do app é de grande valia para o empreendedor.
Mas você sabia que dá para melhorar ainda mais essas funcionalidades utilizando uma integração com um sistema de gestão?
Com uma gestão eficiente dos seus pedidos, você consegue concentrar todas as suas vendas em uma só plataforma utilizando apenas um sistema.
Além disso, também é possível criar um cardápio online, controlar o status do seu pedido e todo o andamento da entrega.
A intenção é integrar os seus sistemas de pedidos e melhorar cada vez mais a organização e a gestão do seu restaurante.
É assim que você vai atender mais rápido o seu cliente e entregar a qualidade que ele procura no seu restaurante.
Como a KCMS pode te ajudar?
É claro que a KCMS pode te ajudar com isso tudo, não é mesmo?
Se você quer se destacar, a KCMS oferece um aplicativo próprio para integrar os seus pedidos pelo WhatsApp com os pedidos recebidos pelo app.
O Pedemais é um app de delivery que não cobra taxas, aumentando a sua margem de lucro.
Todos os pedidos realizados no app serão enviados para o WhatsApp da sua empresa e você receberá tudo na tela do celular ou do computador.
Fácil, né?
Conheça também o sistema de gestão para lanchonete, uma solução completa para o seu negócio!
Conclusão
Como pudemos ver, os pedidos pelo WhatsApp abrem um novo leque de oportunidades para os restaurantes, não é mesmo?
E quanto mais profissionalizado estiver o seu atendimento e a organização do seu negócio, mais chances você tem de fazê-lo prosperar!
Ao utilizar o WhatsApp Business, você pode criar mensagens automáticas, organizar os pedidos por meio de etiquetas, criar um cartão de visitas para o seu restaurante ou lanchonete e muito mais!
Melhor ainda é integrar essa ferramenta com um app de delivery e com um sistema de gestão.
E então, seu serviço de delivery já utiliza essa ferramenta?